P: Qual o horário de funcionamento da biblioteca?
R: Funcionamento presencial durante a pandemia da covid-19: de 2ª a 6ª-feira, das 7h às 23h45 e aos feriados e fins de semana, das 7h às 19h. Aberta para comunidade acadêmica e público em geral. Espaços de estudo e LADs não precisam de reserva. Empréstimo de materiais prioritariamente por agendamento. Devoluções não precisam ser agendadas. Para funcionamento das bibliotecas setoriais, conferir em cada unidade (clique aqui).
P: O que é o sistema de RFID que está sendo implementado pela BCE?
R: Para informações sobre o sistema, consulte a página sobre a implementação do RFID na BCE.
P: A BCE realiza atendimento por WhatsApp?
R: A BCE não oferece atendimento por WhatsApp, mas disponibiliza a lista de transmissão, um serviço no qual você pode se inscrever para receber por WhatsApp informações pertinentes, como: notícias sobre o horário de funcionamento, eventos, avisos gerais produtos e serviços da instituição. Para se inscrever: salve nos contatos de seu celular o número (61) 98298-1163 e nos envie uma mensagem com seu nome e sobrenome solicitando sua inclusão.
P: Como posso saber se a biblioteca possui a obra de que necessito?
R: Você deve fazer a consulta no catálogo da BCE: www.bce.unb.br Utilizando a opção de ‘’Pesquisar’’, localizada na página inicial do site.
P: Qualquer pessoa pode ter acesso à biblioteca?
R: A biblioteca pode ser acessada livremente por todo e qualquer usuário, dentro dos horários determinados e com respeito às normas do prédio central e das setoriais:
Biblioteca da Faculdade de Ceilândia – FCE
Biblioteca da Faculdade do Gama – FGA
Biblioteca da Faculdade de Planaltina – FUP
Núcleo de Documentação e Informação em Turismo – CET
Biblioteca do Hospital Universitário
Para acessar as bibliotecas da Universidade de Brasília, é necessário apresentar documento de identificação com foto e CPF, bem como comprovante de vacinação contra COVID-19 completa, de acordo com a Circular 0003/2022/UnB.
P: Quem pode fazer empréstimos na biblioteca?
R: O serviço de empréstimo é de uso exclusivo dos usuários cadastrados. As categorias que podem pegar materiais emprestados são:
I – Alunos da UnB regularmente matriculados nos cursos de:
a) Graduação;
b) Pós-Graduação: Doutorado, Mestrado e Especialização;
II – Docentes efetivos: ativos e aposentados;
III – Docentes temporários, nas categorias substituto e visitante, durante a validade do contrato;
IV – Pesquisadores, durante a validade do contrato;
V – Servidores técnicos: avos e aposentados;
VI – Usuários vinculados à Associação de Ex-alunos da UnB;
VII – Bibliotecas situadas no âmbito do Distrito Federal (DF).
O prazo e a quantidade pode ser consultada na página de Empréstimos (clique aqui).
P: Quais os procedimentos de empréstimo?
R: Basta o usuário buscar o material desejado no acervo e realizar o empréstimo nos totens de autoatendimento localizados no hall de entrada da biblioteca.
Procedimentos de autoatendimento:
- Clique na opção desejada (Empréstimo ou devolução);
- Clique em Digite o número do CPF;
- Digite o número do seu CPF e Entrar;
- Digite sua senha e Entrar;
- Coloque todos os livros sobre a mesa de vidro e empurre até o fundo;
Obs.: É necessário depositar os livros sobre mesa de vidro. O sistema não desabilita o alarme de segurança se apenas “passar o livro no leitor”. - Confira cuidadosamente a lista de livros que aparece na tela e confirme;
- O comprovante de empréstimo será encaminhado ao e-mail cadastrado no ato da matrícula. Para consultar, acesse aqui: Minha conta
O prazo e a quantidade pode ser consultada na página de Empréstimos (clique aqui).
Confira como ativar o cadastro aqui.
P: Como ativar o cadastro?
R: A comunidade acadêmica tem seu cadastro realizado no sistema da biblioteca de forma automática. Confira como ativar seu cadastro aqui.
P: Qual o prazo de empréstimo e a quantidade de itens que posso pegar emprestado
R: O prazo e a quantidade pode ser consultada na página de Empréstimos (clique aqui).
P: Como localizar livros?
R: Ao realizar a consulta nos terminais, o usuário deverá anotar o código de localização do livro, colocado como ‘’número de chamada’’.
É de suma importância a verificação do número e disponibilidade dos exemplares.
O primeiro algarismo refere-se à sessão onde estará localizado.
Exemplo:
O número de chamada 34:657(81) F123c 11 ed. , seguirá a seguinte ordem:
34 + 38 34(81)
34/36 34”20”
34:02 34-05
34::02 34.01
34 [02+51]
34=690
* Atente-se à ordem dos sinais
Acesse o vídeo sobre como localizar livros nas estantes clicando aqui.
P: Como localizar periódicos?
R: Acesse o vídeo sobre como localizar livros nas estantes clicando aqui.
P: É cobrada alguma taxa pelo empréstimo?
R: A devolução de material fora do prazo estipulado implica em pagamento de multa, calculada por dia de atraso para cada obra ou serviço de acordo com o Ato da Reitoria n.1886/08:
Livro/ Dia : R$ 0,90 , para cada livro retirado
Periódicos/ Dia: R$ 0,90, para cada periódico retirado
Multimeios/ Dia: R$ 1,50, para cada material retirado
Livros da sala de Reserva/ Hora (são disponibilizados por no máximo 3 horas para cada empréstimo) : R$ 1,00
Cabine de estudo/ Hora (colocar o máximo de horas disponibilizadas para cada cabine) – R$ 1,00
P: Posso retirar livros sem apresentar meu cartão de identificação?
R: Ao se dirigir às ilhas de atendimento, será solicitado o número de CPF e senha, a ser digitada de forma sigilosa no balcão. Documentos de identificação serão solicitados para alterações cadastrais e de senhas.
P: Sou aluno de outra Universidade, posso retirar livros?
R: O empréstimo para usuários de outras universidades não é permitido pela BCE-UNB, mas a biblioteca conta com amplo espaço para consulta e estudo locais, bem como máquina de auto-digitalização, copiadoras e acervo digital para determinadas obras.
P: E sobre as bibliotecas digitais?
R: A Biblioteca Central oferece um conjunto de serviços digitais para a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade de Brasília, além de uma biblioteca digital voltada exclusivamente para deficientes visuais. Todos os seus conteúdos estão disponíveis publicamente e, por estarem amplamente acessíveis, proporcionam maior visibilidade e impacto da produção da instituição.
P: Tenho um livro em atraso, posso retirar outro?
R: Usuários com atraso na devolução de exemplares permanecem com o cadastro bloqueado para empréstimo de outros exemplares, até que o(s) anterior(es) sejam devolvidos.
P: Posso retirar livro tendo multa?
R: Ainda que tenha devolvido o exemplar, é necessário que o usuário pague a taxa cobrada por atraso de devolução do livro.
P: É possível renovar o empréstimo, postergando o prazo de entrega?
R: O usuário poderá renovar o material desde que não haja reserva para ou mesmo ou que já esteja com atraso. E o prazo de renovação é pelo mesmo período do empréstimo e pode ser feito via internet por até cinco vezes. Após isso deverá ser solicitado na própria biblioteca, portando o material emprestado e retirando novamente nas ilhas de atendimento.
Passo a passo para a renovação via internet:
1º – Acessar o site da BCE (www.bce.unb.br);
2º – Clicar no ícone acesso do usuário;
3º – Digitar CPF e senha utilizada na Biblioteca para empréstimos;
4º – Verificar os títulos emprestados e clicar em ‘’renovar’’;
5º – Conferir a nova data de devolução.
P: Como ex-aluno posso pegar livros das bibliotecas da UNB?
R: Sim, desde que esteja com cadastro ativo na Associação dos Ex-alunos da UnB (Alumni UnB). Confira como se associar (clique aqui).
P: Qual a senha para empréstimo?
R: Ao realizar o cadastro nas ilhas de atendimento, o usuário escolhe uma senha entre quatro e seis dígitos para utilizar durante o período em que estiver matriculado e cadastrado na BCE.
P: É possível trocar a senha?
R: Sim. O tutorial pode ser encontrado em: Alteração de senha
P: É possível fazer cópias de materiais do acervo da biblioteca?
R: A biblioteca possui no andar subsolo uma copiadora, onde é permitido fazer cópias dos exemplares de todos os acervos, sendo que para o caso dos acervos de consulta local, o responsável pelo setor deverá acompanhar o usuário, a fim de recolher o exemplar para devolução ao local, assim que o procedimento de cópia for concluído. Além da copiadora, também disponibilizamos máquinas para auto-digitalização dos materiais disponíveis no acervo.
P: Como ter acesso à base de dados da biblioteca?
R: Na parte superior da barra de opções da página principal do site, há a opção de base dados, onde o usuário terá acesso a informações que o orientarão no acesso à base.
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P: Como faço uma reserva? O que é sala de reserva?
R: Espaço que mantém reservado, na Biblioteca, pelo menos um exemplar dos mais procurados geralmente, concernentes à bibliografia básica dos cursos com poucos exemplares no acervo. A solicitação de inserção de material nessa sala é realizada pelo docente ou bibliotecário do Setor de Referência, ao Setor de Circulação, pelo período de no máximo 6 (seis) meses.
P: É necessário utilizar a carteirinha da biblioteca (identidade institucional) na autodevolução?
R: Não.
P: Qualquer pessoa pode devolver material na autodevolução?
R: Sim. Não é necessário que o usuário, responsável pelo empréstimo, devolva os seus livros no serviço de autodevolução. Após o material devolvido, solicitar a impressão do recibo.
P: Como obter o nada consta?
R: Estudantes, docentes e técnico-administrativos da UnB não precisam solicitar à BCE a emissão do Nada Consta, posto que a verificação e a informação referente à situação do formando junto à Universidade devem ser feitas entre as Unidades da UnB, de acordo com o Ato da Reitoria n. 1113/2017. Para mais informações sobre a emissão de nada consta, acesse a página do serviço.
Contudo, mesmo não sendo necessário, caso o/a estudante deseje o envio do nada consta pela Biblioteca, solicitamos que compareça à Biblioteca Central portando documento de identificação com foto e CPF, bem como comprovante de vacinação completa para COVID-19, em respeito à Circular nº 0003/2022/UnB.
P: Como o acervo é dividido?
R: Na entrada da biblioteca há três catracas. As duas catracas das laterais são acompanhadas de um balcão para cada, onde encontra-se um vigilante com máquina de leitura e com sensores magnéticos na passagem. A catraca do meio é destinada para a entrada dos usuários, sendo as outras duas para a saída. De acordo com a norma NA-006/80, da BCE é atribuição dos vigilantes verificar todo o material que sai da BCE, quer seja às mãos dos consultantes ou dentro de pastas, pacotes, embrulhos, sacolas, bolsas, etc., sem exceções.
R: Na entrada da biblioteca há três catracas. As duas catracas das laterais são acompanhadas de um balcão para cada, onde encontra-se um vigilante com máquina de leitura e com sensores magnéticos na passagem. A catraca do meio é destinada para a entrada dos usuários, sendo as outras duas para a saída. De acordo com a norma NA-006/80, da BCE é atribuição dos vigilantes verificar todo o material que sai da BCE, quer seja às mãos dos consultantes ou dentro de pastas, pacotes, embrulhos, sacolas, bolsas, etc., sem exceções.
R: O acervo é dividido da seguinte forma:
1 – Acervo geral : livros, folhetos, teses e dissertações
1.1 – Espaço Direitos Humanos: acervo com livros voltados para a temática de direitos humanos
2 – Folhetos: publicações com até 49 páginas, separadas do acervo para facilitar a localização
3 – Coleções especiais
3.1 (OAE – Organismos Internacionais e Assuntos Especiais) – Acervo composto por livros da Editora, produção científica da Universidade, publicações de organismos internacionais e acervos especiais:
3.2 – Mapoteca – mapas cartográficos
3.3 – Multimeios (MTM) – acervo de materiais de multimídia (slides), diafilmes, microfilmes, microfichas, fitas-rolo, discos de vinil, CDs, DVDs, partituras, filmes 16mm e fitas de videocassete. A BCE disponibiliza 5 (cinco) cabines para audição e visualização de programas de áudio e vídeo, com equipamentos para uso no local.
3.4 – Obras Raras (OBR) – livros, folhetos, periódicos, entre outros documentos de valor histórico.
3.5 – Cassiano Nunes – acervo com obras de Cassiano Nunes.
3.6 – Arquivo Carlos Lacerda – acervo com obras de Carlos Lacerda
4 – Periódicos – acervo de revistas que possui cerca de 3700 títulos.
5 – Referência – acervo composto por materiais de consulta rápida, como dicionários, enciclopédias, entre outros.
6 – Espaço POP: acervo composto de histórias em quadrinhos, graphic novels e jogos de tabuleiro
P: Posso acessar as bases de dados fora das imediações da UNB?
R: O acesso à base de dados pode ser feito via internet, por meio da página ‘Bases de Dados’ (clique aqui)
P: Posso comer e beber na Biblioteca?
R: Na parte central do subsolo, ao lado do laboratório de informática, localiza-se uma lanchonete, que embora não seja diretamente vinculada ao estabelecimento, detém espaço para consumo de alimentos que ali forem comprados, sendo proibida a saída do local com alimentos, para outros lugares da biblioteca. Avisos nas paredes e nas entradas dos setores alertam para esta norma.
P: A Biblioteca dispõe de sala de estudos em grupo?
R: Há salas de estudo em grupo em dois espaços da Biblioteca:
- Térreo: extremidades do acervo geral, sendo as salas pares localizadas na parte esquerda e as ímpares na direita.
- Subsolo: ao lado da Sala de Reserva.
Para empréstimo das cabines, procure as Ilhas de Atendimento.
P: Como posso solicitar a confecção da ficha catalográfica?
R: A Biblioteca Central disponibiliza aos estudantes da Universidade de Brasília um software que gera automaticamente a ficha catalográfica. A elaboração automática é restrita às monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas na UnB. (https://bce.unb.br/elaboracao-de-fichas-catalograficas/)
P: Posso imprimir meu boleto para pagamento de multa na Biblioteca?
R: É possível que o próprio usuário gere uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento presencial no Banco do Brasil (BB) ou no aplicativo do BB para dispositivos móveis. Confira o tutorial aqui.
P: Posso digitalizar o comprovante de pagamento e a guia e solicitar a baixa da multa por e-mail?
R: O comprovante pode ser entregue pessoalmente ou enviado para o e-mail comprovantes.bce@unb.br, preenchendo com o assunto “Comprovante de multa” e no corpo da mensagem identificando-se com nome completo, CPF e matrícula.
P: Sou funcionário terceirizado da UnB, posso emprestar material nas bibliotecas da UnB e das setoriais?
R: Não realizamos cadastros de terceirizados, pois com este vínculo o funcionário pode sair da UnB sem prestar contas com a BCE.
P: Sou aluno de ensino a distância (EaD), posso emprestar material nas bibliotecas da UnB?
R: Sim, o aluno de ensino a distância pode pegar material emprestado na biblioteca. Para isso deverá se dirigir até uma das bibliotecas da UnB e levar um documento com foto e um comprovante de matrícula de aluno regular. Este documento deve conter o número de matrícula do aluno.
P: É realizada conferência dos materiais na saída?
R: Na entrada da biblioteca há três catracas. As duas catracas das laterais são acompanhadas de um balcão para cada, onde encontra-se um vigilante com máquina de leitura e com sensores magnéticos na passagem. A catraca do meio é destinada para a entrada dos usuários, sendo as outras duas para a saída. De acordo com a norma NA-006/80, da BCE é atribuição dos vigilantes verificar todo o material que sai da BCE, quer seja às mãos dos consultantes ou dentro de pastas, pacotes, embrulhos, sacolas, bolsas, etc., sem exceções.
P: Como faço para imprimir meu boleto para pagamento de multa na Biblioteca?
R: Na entrada da biblioteca há três catracas. As duas catracas das laterais são acompanhadas de um balcão para cada, onde encontra-se um vigilante com máquina de leitura e com sensores magnéticos na passagem. A catraca do meio é destinada para a entrada dos usuários, sendo as outras duas para a saída. De acordo com a norma NA-006/80, da BCE é atribuição dos vigilantes verificar todo o material que sai da BCE, quer seja às mãos dos consultantes ou dentro de pastas, pacotes, embrulhos, sacolas, bolsas, etc., sem exceções.
P: Perdi livro ou outro material da Biblioteca que estava emprestado comigo. O que fazer?
R: Ao perceber o extravio ou o dano no exemplar sob sua responsabilidade, deverá entrar em contato imediatamente com a Biblioteca para iniciar o processo de reposição. Envie e-mail para emprestimos@bce.unb.br e aguarde as instruções.
Para mais informações, acesse a seção sobre reposição de material danificado ou extraviado na página de Empréstimos (clique aqui).