P: Qual o horário de funcionamento da biblioteca?

R: Funcionamento presencial durante a pandemia da covid-19: de 2ª a 6ª-feira, das 7h às 23h45 e aos feriados e fins de semana, das 7h às 19h. Aberta para comunidade acadêmica e público em geral. Espaços de estudo e LADs não precisam de reserva. Empréstimo de materiais prioritariamente por agendamento. Devoluções não precisam ser agendadas. Para funcionamento das bibliotecas setoriais, conferir em cada unidade (clique aqui).

P: A BCE realiza atendimento por WhatsApp?

R: A BCE não oferece atendimento por WhatsApp, mas disponibiliza a lista de transmissão, um serviço no qual você pode se inscrever para receber por WhatsApp informações pertinentes, como: notícias sobre o horário de funcionamento, eventos, avisos gerais produtos e serviços da instituição. Para se inscrever: salve nos contatos de seu celular o número (61) 98298-1163 e nos envie uma mensagem com seu nome e sobrenome solicitando sua inclusão.

P: Como posso saber se a biblioteca possui a obra de que necessito?

R: Você deve fazer a consulta no catálogo da BCE: www.bce.unb.br Utilizando a opção de ‘’Pesquisar’’, localizada na página inicial do site.

P: Qualquer pessoa pode ter acesso à biblioteca?

R: A biblioteca pode ser acessada livremente por todo e qualquer usuário, dentro dos horários determinados e com respeito às normas do prédio central e das setoriais:



Biblioteca da Faculdade de Ceilândia – FCE



Biblioteca da Faculdade do Gama – FGA



Biblioteca da Faculdade de Planaltina – FUP



Núcleo de Documentação e Informação em Turismo – CET



Biblioteca do Hospital Universitário

Para acessar as bibliotecas da Universidade de Brasília, é necessário apresentar documento de identificação com foto e CPF, bem como comprovante de vacinação contra COVID-19 completa, de acordo com a Circular 0003/2022/UnB.

P: Quem pode fazer empréstimos na biblioteca?

R: O serviço de empréstimo é de uso exclusivo dos usuários cadastrados. As categorias que podem pegar materiais emprestados são:
I – Alunos da UnB regularmente matriculados nos cursos de:

a) Graduação;

b) Pós-Graduação: Doutorado, Mestrado e Especialização;
II – Docentes efetivos: ativos e aposentados;
III – Docentes temporários, nas categorias substituto e visitante, durante a validade do contrato;
IV – Pesquisadores, durante a validade do contrato;
V – Servidores técnicos: avos e aposentados;
VI – Usuários vinculados à Associação de Ex-alunos da UnB;
VII – Bibliotecas situadas no âmbito do Distrito Federal (DF).

O prazo e a quantidade pode ser consultada na página de Empréstimos (clique aqui).

P: Quais os procedimentos de empréstimo?

R: Basta o usuário buscar o material desejado no acervo e realizar o empréstimo nos totens de autoatendimento localizados no hall de entrada da biblioteca. 

Procedimentos de autoatendimento:

  1. Clique na opção desejada (Empréstimo ou devolução);
  2. Clique em Digite o número do CPF;
  3. Digite o número do seu CPF e Entrar;
  4. Digite sua senha e Entrar;
  5. Coloque todos os livros sobre a mesa de vidro e empurre até o fundo;
    Obs.: É necessário depositar os livros sobre mesa de vidro. O sistema não desabilita o alarme de segurança se apenas “passar o livro no leitor”. 
  6. Confira cuidadosamente a lista de livros que aparece na tela e confirme;
  7. O comprovante de empréstimo será encaminhado ao e-mail cadastrado no ato da matrícula. Para consultar, acesse aqui: Minha conta

O prazo e a quantidade pode ser consultada na página de Empréstimos (clique aqui).
Confira como ativar o cadastro aqui.

P: Como ativar o cadastro?

R: A comunidade acadêmica tem seu cadastro realizado no sistema da biblioteca de forma automática. Confira como ativar seu cadastro aqui.

P: Como localizar livros?

R: Ao realizar a consulta nos terminais, o usuário deverá anotar o código de localização do livro, colocado como ‘’número de chamada’’.



É de suma importância a verificação do número e disponibilidade dos exemplares.



O primeiro algarismo refere-se à sessão onde estará localizado.



Exemplo:



O número de chamada 34:657(81) F123c 11 ed. , seguirá a seguinte ordem:



34 + 38 34(81)



34/36    34”20”



34:02 34-05



34::02   34.01



34 [02+51]



34=690



* Atente-se à ordem dos sinais

Acesse o vídeo sobre como localizar livros nas estantes clicando aqui.

P: É cobrada alguma taxa pelo empréstimo?

R: A devolução de material fora do prazo estipulado implica em pagamento de multa, calculada por dia de atraso para cada obra ou serviço de acordo com o Ato da Reitoria n.1886/08:
Livro/ Dia : R$ 0,90 , para cada livro retirado
Periódicos/ Dia: R$ 0,90, para cada periódico retirado
Multimeios/ Dia: R$ 1,50, para cada material retirado
Livros da sala de Reserva/ Hora (são disponibilizados por no máximo 3 horas para cada empréstimo) : R$ 1,00
Cabine de estudo/ Hora (colocar o máximo de horas disponibilizadas para cada cabine) – R$ 1,00

P: Posso retirar livros sem apresentar meu cartão de identificação?

R: Ao se dirigir às ilhas de atendimento, será solicitado o número de CPF e senha, a ser digitada de forma sigilosa no balcão. Documentos de identificação serão solicitados para alterações cadastrais e de senhas.

P: Sou aluno de outra Universidade, posso retirar livros?

R: O empréstimo para usuários de outras universidades não é permitido pela BCE-UNB, mas a biblioteca conta com amplo espaço para consulta e estudo locais, bem como máquina de auto-digitalização, copiadoras e acervo digital para determinadas obras.

P: E sobre as bibliotecas digitais?

R: A Biblioteca Central oferece um conjunto de serviços digitais para a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade de Brasília, além de uma biblioteca digital voltada exclusivamente para deficientes visuais. Todos os seus conteúdos estão disponíveis publicamente e, por estarem amplamente acessíveis, proporcionam maior visibilidade e impacto da produção da instituição.

P: Tenho um livro em atraso, posso retirar outro?

R: Usuários com atraso na devolução de exemplares permanecem com o cadastro bloqueado para empréstimo de outros exemplares, até que o(s) anterior(es) sejam devolvidos.

P: Posso retirar livro tendo multa?

R: Ainda que tenha devolvido o exemplar, é necessário que o usuário pague a taxa cobrada por atraso de devolução do livro.

P: É possível renovar o empréstimo, postergando o prazo de entrega?

R: O usuário poderá renovar o material desde que não haja reserva para ou mesmo ou que já esteja com atraso. E o prazo de renovação é pelo mesmo período do empréstimo e pode ser feito via internet por até cinco vezes. Após isso deverá ser solicitado na própria biblioteca, portando o material emprestado e retirando novamente nas ilhas de atendimento.

Passo a passo para a renovação via internet:

1º – Acessar o site da BCE (www.bce.unb.br);

2º – Clicar no ícone acesso do usuário;

3º – Digitar CPF e senha utilizada na Biblioteca para empréstimos;

4º – Verificar os títulos emprestados e clicar em ‘’renovar’’;

5º – Conferir a nova data de devolução.

P: Como ex-aluno posso pegar livros das bibliotecas da UNB?

R: Sim, desde que esteja com cadastro ativo na Associação dos Ex-alunos da UnB (Alumni UnB). Confira como se associar (clique aqui).

P: Qual a senha para empréstimo?

R: Ao realizar o cadastro nas ilhas de atendimento, o usuário escolhe uma senha entre quatro e seis dígitos para utilizar durante o período em que estiver matriculado e cadastrado na BCE.

P: É possível trocar a senha?

R: Sim. O tutorial pode ser encontrado em: Alteração de senha

1) Trocar senha:
1.1 Acesse a página Minha Conta no site da BCE (clique aqui);
1.2 Informe seu CPF e a senha atual.
1.3 No menu lateral esquerdo, clique em Alteração de Senha;
1.4 Informe a senha atual e crie uma senha numérica de 4 a 6 dígitos.

2) Esqueceu a senha:
2.1 Acesse a página Minha Conta no site da BCE (clique aqui);
2.2 Informe seu CPF e clique em “Esqueci minha senha”.
2.3 Um link será enviado para o e-mail informado no seu registro de matrícula junto à Universidade de Brasília (UnB);
2.4 Clique nesse link e crie uma senha numérica de 4 a 6 dígitos;
2.5 Caso você não esteja recebendo o link por e-mail, encaminhe uma mensagem para atendimento.bce@unb.br  e anexe uma foto do seu documento de identificação oficial com CPF para gerar uma senha temporária.

P: É possível fazer cópias de materiais do acervo da biblioteca?

R: A biblioteca possui no andar  subsolo uma copiadora, onde é permitido fazer cópias dos exemplares de todos os acervos, sendo que para o caso dos acervos de consulta local, o responsável pelo setor deverá acompanhar o usuário, a fim de recolher o exemplar para devolução ao local, assim que o procedimento de cópia for concluído. Além da copiadora, também disponibilizamos máquinas para auto-digitalização dos materiais disponíveis no acervo.

P: Como ter acesso à base de dados da biblioteca?

R: Na parte superior da barra de opções da página principal do site, há a opção de base dados, onde o usuário terá acesso a informações que o orientarão no acesso à base.

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P: Como faço uma reserva? O que é sala de reserva?

R: Espaço que mantém reservado, na Biblioteca, pelo menos um exemplar dos  mais procurados geralmente, concernentes à bibliografia básica dos cursos com poucos exemplares no acervo. A solicitação de inserção de material nessa sala é realizada pelo docente ou bibliotecário do Setor de Referência, ao Setor de Circulação, pelo período de no máximo 6 (seis) meses.

P: Qualquer pessoa pode devolver material na autodevolução?

R: Sim. Não é necessário que o usuário, responsável pelo empréstimo, devolva os seus livros no serviço de  autodevolução. Após o material devolvido, solicitar a impressão do recibo.

P: Como obter o nada consta?

R: Estudantes, docentes e técnico-administrativos da UnB não precisam solicitar à BCE a emissão do Nada Consta, posto que a verificação e a informação referente à situação do formando junto à Universidade devem ser feitas entre as Unidades da UnB, de acordo com o Ato da Reitoria n. 1113/2017. Para mais informações sobre a emissão de nada consta, acesse a página do serviço.

Contudo, mesmo não sendo necessário, caso o/a estudante deseje o envio do nada consta pela Biblioteca, solicitamos que compareça à Biblioteca Central portando documento de identificação com foto e CPF, bem como comprovante de vacinação completa para COVID-19, em respeito à Circular nº 0003/2022/UnB.

P: Como o acervo é dividido?

R: Na entrada da biblioteca há três catracas. As duas catracas das laterais são acompanhadas de um balcão para cada, onde encontra-se um vigilante com máquina de leitura e com sensores magnéticos na passagem. A catraca do meio é destinada para a entrada dos usuários, sendo as outras duas para a saída. De acordo com a norma NA-006/80, da BCE é atribuição dos vigilantes verificar todo o material que sai da BCE, quer seja às mãos dos consultantes ou dentro de pastas, pacotes, embrulhos, sacolas, bolsas, etc., sem exceções.

R: Na entrada da biblioteca há três catracas. As duas catracas das laterais são acompanhadas de um balcão para cada, onde encontra-se um vigilante com máquina de leitura e com sensores magnéticos na passagem. A catraca do meio é destinada para a entrada dos usuários, sendo as outras duas para a saída. De acordo com a norma NA-006/80, da BCE é atribuição dos vigilantes verificar todo o material que sai da BCE, quer seja às mãos dos consultantes ou dentro de pastas, pacotes, embrulhos, sacolas, bolsas, etc., sem exceções.

R: O acervo é dividido da seguinte forma:

1 – Acervo geral : livros, folhetos, teses e dissertações

1.1 – Espaço Direitos Humanos: acervo com livros voltados para a temática de direitos humanos

2 – Folhetos: publicações com até 49 páginas, separadas do acervo para facilitar a localização

3 – Coleções especiais

3.1  (OAE – Organismos Internacionais e Assuntos Especiais) – Acervo composto por livros da Editora, produção científica da Universidade, publicações de organismos internacionais e acervos especiais:

3.2 – Mapoteca – mapas cartográficos

3.3 – Multimeios (MTM) – acervo de materiais de multimídia (slides), diafilmes, microfilmes, microfichas, fitas-rolo, discos de vinil, CDs, DVDs, partituras, filmes 16mm e fitas de videocassete. A BCE disponibiliza 5 (cinco) cabines para audição e visualização de programas de áudio e vídeo, com equipamentos para uso no local.

3.4 – Obras Raras (OBR) – livros, folhetos, periódicos, entre outros documentos de valor histórico.

3.5 – Cassiano Nunes – acervo com obras de Cassiano Nunes.

3.6 – Arquivo Carlos Lacerda – acervo com obras de Carlos Lacerda

4 – Periódicos – acervo de revistas que possui cerca de 3700 títulos.

5 – Referência – acervo composto por materiais de consulta rápida, como dicionários, enciclopédias, entre outros.

6 – Espaço POP: acervo composto de histórias em quadrinhos, graphic novels e jogos de tabuleiro

P: Posso acessar as bases de dados fora das imediações da UNB?

R: O acesso à base de dados pode ser feito via internet, por meio da página ‘Bases de Dados’ (clique aqui)

P: Posso comer e beber na Biblioteca?

R: Na parte central do subsolo, ao lado do laboratório de informática, localiza-se uma lanchonete, que embora não seja diretamente vinculada ao estabelecimento, detém espaço para consumo de alimentos que ali forem comprados, sendo proibida a saída do local com alimentos, para outros lugares da biblioteca. Avisos nas paredes e nas entradas dos setores alertam para esta norma.

P: A Biblioteca dispõe de sala de estudos em grupo?

R: Há  salas de estudo em grupo em dois espaços da Biblioteca:

  • Térreo: extremidades do acervo geral, sendo as salas pares localizadas na parte esquerda e as ímpares na direita.
  • Subsolo: ao lado da Sala de Reserva.

Para empréstimo das cabines, procure a Sala de Reserva no subsolo.

P: Como posso solicitar a confecção da ficha catalográfica?

R: A Biblioteca Central disponibiliza aos estudantes da Universidade de Brasília um software que gera automaticamente a ficha catalográfica. A elaboração automática é restrita às monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas na UnB. (https://bce.unb.br/elaboracao-de-fichas-catalograficas/)

P: Posso imprimir meu boleto para pagamento de multa na Biblioteca?

R: É possível que o próprio usuário gere uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento presencial no Banco do Brasil (BB) ou no aplicativo do BB para dispositivos móveis. Confira o tutorial aqui.

P: Posso digitalizar o comprovante de pagamento e a guia e solicitar a baixa da multa por e-mail?

R: O comprovante pode ser entregue pessoalmente ou enviado para o e-mail comprovantes.bce@unb.br, preenchendo com o assunto “Comprovante de multa” e no corpo da mensagem identificando-se com nome completo, CPF e matrícula.

P: Sou funcionário terceirizado da UnB, posso emprestar material nas bibliotecas da UnB e das setoriais?

R: Não realizamos cadastros de terceirizados, pois com este vínculo o funcionário pode sair da UnB sem prestar contas com a BCE.

P: Sou aluno de ensino a distância (EaD), posso emprestar material nas bibliotecas da UnB?

R: Sim, o aluno de ensino a distância pode pegar material emprestado na biblioteca. Para isso deverá se dirigir até uma das bibliotecas da UnB e levar um documento com foto e um comprovante de matrícula de aluno regular. Este documento deve conter o número de matrícula do aluno.

P: É realizada conferência dos materiais na saída?

R: Na entrada da biblioteca há três catracas. As duas catracas das laterais são acompanhadas de um balcão para cada, onde encontra-se um vigilante com máquina de leitura e com sensores magnéticos na passagem. A catraca do meio é destinada para a entrada dos usuários, sendo as outras duas para a saída. De acordo com a norma NA-006/80, da BCE é atribuição dos vigilantes verificar todo o material que sai da BCE, quer seja às mãos dos consultantes ou dentro de pastas, pacotes, embrulhos, sacolas, bolsas, etc., sem exceções.

P: Como faço para imprimir meu boleto para pagamento de multa na Biblioteca?

R: Na entrada da biblioteca há três catracas. As duas catracas das laterais são acompanhadas de um balcão para cada, onde encontra-se um vigilante com máquina de leitura e com sensores magnéticos na passagem. A catraca do meio é destinada para a entrada dos usuários, sendo as outras duas para a saída. De acordo com a norma NA-006/80, da BCE é atribuição dos vigilantes verificar todo o material que sai da BCE, quer seja às mãos dos consultantes ou dentro de pastas, pacotes, embrulhos, sacolas, bolsas, etc., sem exceções.

P: Perdi livro ou outro material da Biblioteca que estava emprestado comigo. O que fazer?

R: Ao perceber o extravio ou o dano no exemplar sob sua responsabilidade, deverá entrar em contato imediatamente com a Biblioteca para iniciar o processo de reposição. Envie e-mail para emprestimos@bce.unb.br e aguarde as instruções.

Para mais informações, acesse a seção sobre reposição de material danificado ou extraviado na página de Empréstimos (clique aqui).