A Biblioteca Central da UnB disponibiliza acesso a bases de dados nacionais e internacionais, que abrangem as diversas áreas do conhecimento. O acesso a essas bases de dados é vinculado à REDUnB, entretanto aos alunos, professores e servidores da UnB é permitido o acesso remoto. O acesso para a comunidade em geral é livre, mediante cadastro, no espaço físico da Biblioteca, através da rede sem fio “UNB WIRELESS”.






Confira na lista de bases restritas os tutoriais para acesso remoto a cada base de dados.








O acesso remoto ao PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES é somente via Rede CAFE.

Bases de Dados de Acesso Livre

  • Banco de Teses da Capes

    Reúne resumos relativos a teses e dissertações defendidas a partir de 1987. As informações são fornecidos diretamente à Capes pelos programas de pós-graduação brasileiros.

  • BASE – Bielefeld Academic Search Engine

    O BASE é um dos mecanismos de busca mais volumosos do mundo, especialmente para recursos acadêmicos da web. Fornece mais de 120 milhões de documentos de mais de 6.000 fontes e indexa os metadados de todos os tipos de recursos academicamente relevantes, como periódicos, repositórios institucionais, coleções digitais, entre outros. O BASE é operado pela Biblioteca da Universidade de Bielefeld.

  • BDPA – Bases de Dados de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

    Reúnem informações tecnológicas em agricultura, e-books relacionados à agricultura, além do acesso ao acervo documental, à produção científica e ao catálogo coletivo da Embrapa.

  • BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT

    Permite a busca em bibliotecas digitais de teses e dissertações de mais de 90 instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

  • BRAPCI – Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação

    Bases de dados referencial da área de Ciência da Informação. Recupera artigos de mais de 37 periódicos brasileiros da área.

  • DOAB – Directory of Open Acess Books

    Diretório de livros de vários temas disponíveis de forma gratuita na Internet.

    Link: http://www.doabooks.org

  • DOAJ – Directory of Open Access Journals

    Diretório de revistas de vários temas disponíveis de forma gratuita na Internet. Reúne quase 5000 títulos, em vários idiomas, classificadas por temas como astronomia, ciência, medicina, economia, arqueologia, história.

  • EDUBASE

    Base de dados de artigos de periódicos nacionais em Educação, Biblioteconomia, Ciência da Informação e áreas afins, desenvolvida e fundada pela Biblioteca da Faculdade de Educação da UNICAMP, desde setembro de 1994, sendo a partir de abril de 2015, gerenciada pelo Sistema de Bibliotecas da UNICAMP, precisamente pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos.

  • ERIC – Education Resources Information Center

    Base de dados bibliográfica da área de Educação, desenvolvida pelo Instituto de Ciência da Educação (IES) do Departamento de Educação dos Estados Unidos.

  • LA Referencia

    A Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas, ou simplesmente LA Referencia, é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto. É possível recuperar artigos científicos, teses e dissertações provenientes de mais de uma centena de universidades e instituições de pesquisa dos nove países que agora formam LA Referencia; Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, México, Peru e Costa Rica.

  • NDLTD – Networked Digital Library of Theses and Dissertations

    Rede de Bibliotecas digitais de teses e dissertações de diversos países.

  • Portal de Pesquisa da BVS

    Reúne em uma única interface as bases de dados bibliográficas e outras fontes de pesquisa da BVS especializadas em Ciência da Saúde e áreas correlatas. Inclui bases internacionais como Medline, bases de organismos internacionais, bases de dados nacionais como a Lilacs, Biblioteca Cochane, entre outras.

  • Portal de Periódicos da FIOCRUZ

    Artigos, notícias, entrevistas, vídeos e infográficos com base na produção científica em saúde.

  • Pubmed

    Compreende mais de 30 milhões de itens da literatura biomédica do MEDLINE, além de periódicos de ciências da vida e livros on-line. Os itens podem incluir links para o texto completo nos sites da PubMed Central e dos editores.

  • SciELO – Scientific Electronic Library Online

    Coleção multidisciplinar de revistas científicas e livros do Brasil, Chile, Cuba, Espanha, Venezuela e outros países da América Latina e Europa.

  • SIDRA – Sistema IBGE de Recuperação Automática

    Reúne mais de 600.000.000 de informações agregadas possibilitando a geração de tabelas, gráficos e cartogramas.

Outras Fontes de Acesso Livre

  • Portal Saúde Baseada em Evidências

    O Portal de Saúde Baseada em Evidências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Capes/MEC e OPAS/OMS que permite o acesso de profissionais da área de saúde a diversos conteúdos científicos. O portal está disponível para profissionais e acadêmicos das áreas de: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

    Para acessar seguir os passos abaixo:

    Acesse http://www.psbe.ufrn.br/;

    Na página principal, clique no botão: Cadastrar-se.

    Para mais informações enviar e-mail para: psbe@saude.gov.br ou ligar no Disque Saúde: 136 Opção: 8

Bases de Dados em Trial (período de teste)

  • Bases da Dot.Lib na área da saúde (até 25/09/2021)















    Bases de dados em trial

    Conheça plataformas úteis para a pesquisa em áreas da saúde como medicina, enfermagem, farmácia e outras. Foi liberado um período de teste de um mês para as bases de dados Cognys Meds com tecnologia IBM Micromedex, AccessMedicine, AccessPharmacy e Qinsight. Conheça mais sobre cada uma delas no link abaixo.

    Acesso: Clique aqui
    Dúvidas: Suporte Dot.Lib (suporte@dotlib.com.br) ou WhatsApp (clique aqui)

Bases de Dados de Acesso Restrito

  • Portal de Periódicos da CAPES












    Acesso remoto disponível

    O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.












    Acesso remoto (fora da UnB): Rede CAFE. Confira o tutorial aqui.

  • Best Practice










    Acesso remoto disponível

    A base Best Practice inova nas informações de decisão e apoio com uma abordagem passo a passo e estruturada em torno das consultas com o paciente, abrangendo diagnósticos, prognósticos, tratamento e prevenção. O site combina as informações com a necessidade cada vez maior de informações médicas reais, diversificadas e em evolução, oferecendo ao usuário uma segunda opinião no mesmo instante.

    Acesso remoto (fora da UnB): Confira o tutorial. / Confira o tutorial da BCE (com capturas da tela).










  • Biblioteca Virtual da Pearson













    Acesso remoto disponível

    A Biblioteca Virtual (BV Pearson) é uma iniciativa pioneira de acervo de livros digital composto por milhares de títulos, que abordam mais de 40 áreas do conhecimento, tais como: administração, marketing, economia, direito, educação, filosofia, engenharia, computação, medicina, psicologia, entre outras. Por meio de uma plataforma intuitiva e ágil, os usuários da BVU acessam títulos de mais de 20 editoras parceiras: Pearson, Manole, Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática, Scipione, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexikon, Callis, Summus, Interciência, Vozes, Autêntica, Freitas Bastos e Oficina de Textos.













    Login: CPF | Senha: a mesma utilizada para empréstimo de livros.
    Antes do primeiro acesso, ativar o cadastro (confira os procedimento aqui).

    Acesso por computador: Confira o tutorial.
    Acesso por meio de dispositivo móvel: Confira o tutorial.

    Como baixar ebook pelo aplicativo: Confira o tutorial.

  • Dynamed Plus





    Acesso remoto disponível

    A base DynaMed Plus oferece acesso a uma plataforma referência onde questões de atendimento clínico podem ser respondidos rapidamente. Contém resumos organizados com mais de 3.200 tópicos, além de contar com e diversos recursos e conteúdos para facilitar a descoberta da maioria das questões clínicas durante a prática, como: mais de 4000 imagens e gráficos médicos, identificação de tópicos relacionados, aplicativo móvel, dentre outros. A base é atualizada diariamente, pelo monitoramento de mais de 500 revistas médicas.





    Acesso remoto (fora da UnB): Confira o tutorial.

  • EEB (Early European Books)







    Acesso remoto disponível

    A base EEB (Early European Books) fornece amplo acesso a mais de 250 anos de cultura impressa em toda a Europa, traçando a história da imprensa na Europa desde suas origens até 1700.  Possui obras significativas de Aristóteles, Copérnico, Descartes, Erasmus, Kepler, Lutero e Spinoza, ao lado de obras efêmeras, como folhetos e almanaques. Todas as obras estão disponibilizadas em cores e alta resolução, incluindo as imagens externas da obra, permitindo que os pesquisadores possam recuperar e visualizar as notas e o texto completo do livro.







    Libguide (manual e material de apoio): http://proquest.libguides.com/eeb

    Acesso remoto (fora da UnB): Confira o tutorial.

  • EEBO (Early English Books Online)

    Acesso remoto disponível

    Para acessar a interface antiga clique aqui








    (Essa interface ficará ativa até janeiro de 2020)







    A base EEBO (Early English Books Online) apresenta obras da época clássica inglesa, como elas apareceram em seu formato original e inclui obras que vão desde Galileu a Purcell e Shakespeare. Estas obras foram digitalizadas diretamente da coleção UMI Early English Books em microficha e inclui uma vasta gama de diferentes tipos de documentos históricos, desde bíblias, livros de oração, estatutos reais, proclamações e documentos militares, religiosos e bem como outros documentos públicos.








    Libguides (manual e material de apoio): http://proquest.libguides.com/eebo

    Acesso remoto (fora da UnB): Confira o tutorial.

  • Jstor








    Acesso remoto disponível

    Base de dados em texto completo com arquivos retrospectivos constituída por três coleções da JSTOR:
    – Arts & Sciences II: Economia, História, Arqueologia, Clássicos, Estudos Latino-Americanos, Africanos, Asiáticos, Eslavos, Oriente Médio;
    – Arts & Sciences VII: Todas a coleção de Artes, Humanidade e Ciências Sociais;
    – Biological Sciences: coleção de Ciências Biológicas.

    Acesso remoto (fora da UnB): Confira o tutorial.

  • Micropaleontology Press





    Disponibiliza uma ampla pesquisa nos três principais grupos de microfósseis: Foraminíferos, Ostracodes e Diatomáceas, utilizados em pesquisas micropaleontológicas, bem como a descrição original de gêneros e espécies e imagens dos microfósseis.




    Acesso remoto (fora da UnB): em breve.

  • Minha Biblioteca









    Acesso remoto disponível

    Base de dados de livros digitais formada por quatro editoras acadêmicas do Brasil – Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva – que oferece às instituições de ensino superior uma plataforma prática e inovadora para acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet.









    Login: CPF | Senha: a mesma utilizada para empréstimo de livros.
    Antes do primeiro acesso, ativar o cadastro (confira os procedimento aqui).

    Acesso remoto (fora da UnB): Confira o tutorial.

  • ProQuest









    Acesso remoto disponível

    A ProQuest é uma plataforma com base de dados contendo artigos de periódicos, dissertações, teses e outros.









    As bases de dados assinadas pela UnB são: Proquest Research Library, Science Journals, Social Science Journals e Dissertations & Theses Global. As outras bases que aparecem na lista abaixo, também estão disponíveis para a comunidade da UnB via Portal de Periódicos da Capes, assim podendo ser acessadas pela rede da UnB.









    Busca Básica: http://search.proquest.com
    Treinamentos Online: http://proquest.libguides.com/portugues
    Acesso remoto (fora da UnB): Confira o tutorial.

  • SciVal









    Acesso remoto disponível

    A SciVal é uma base que oferece acesso rápido às métricas de pesquisas de mais de 8.500 instituições pelo mundo a partir de dados da base Scopus. Possibilita a análise da produtividade e o impacto das publicações por meio de indicadores como índice de citações e índice-h.









    Para acessar, é necessário usar uma conta da Elsevier. Confira o tutorial.
    Acesso remoto (fora da UnB):

    *Possui conta na Elsevier quem tem cadastro na Scopu, SciVal, Mendeley ou outra plataforma da empresa.

  • Target GEDWeb























    Acesso remoto disponível*

    A Target GEDWeb foi desenvolvida para gerenciar grandes acervos de normas e informações técnicas. Permite o acesso unificado a toda regulamentação técnica, como normas, regulamentos, portarias, resoluções, conformidades. A assinatura da BCE/UnB permite acesso a normas Mercosul (NM) e normas NBR da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), incluindo normas NBR ISO, que são edições brasileiras de normas internacionais.

    *Acesso online às normas.

    Acesso localmente nos campi da UnB: Link de acesso. Tutorial: Clique aqui.
    Acesso remoto (fora da UnB):
    Link de acessoTutorial: Clique aqui.

Outras Fontes Restritas