O serviço de empréstimo é de uso exclusivo dos usuários que tenham um cadastro ativo.  Para efetuar o cadastro é exigida a apresentação de documentação específica para cada categoria:

  • Alunos de Graduação e de Pós-Graduação: documento de identidade com foto ou carteira estudantil;
  • Docentes e Técnicos Administrativos (ativos e inativos): documento de identidade com foto. Professores substitutos devem apresentar também contrato firmado com a FUB;
  • Ex-alunos: documento de identidade com foto e CPF. O ex-aluno deve estar associado à Associação dos Ex-Alunos da Universidade de Brasília (Alumni UnB). Confira como se associar (clique aqui);
  • Professores e/ou Pesquisadores sem vínculo de trabalho com a FUB: o cadastro deve ser realizado vinculado a algum Docente efetivo que possua cadastro no sistema da Biblioteca.

 ATENÇÃO




        • Alunos especiais (graduação e pós-graduação): podem fazer cadastro para utilizar, durante o semestre letivo as bases Minha Biblioteca e Biblioteca Virtual Universitária da Pearson. Documentos necessários: declaração de aluno especial emitida e assinada pela Secretaria do curso e documento oficial com foto e CPF.
        • Alunos devem atualizar seus dados no Posto Avançado do seu curso.
        • Servidores (docentes e técnicos) devem atualizar seus dados no Departamento de Gestão de Pessoas (DGP).

A quantidade de material do Acervo Geral e/ou Multimeios e seu prazo de empréstimo são estabelecidos conforme a categoria do usuário:

  • Alunos de Graduação


    Total geral
    : 10 itens

    Quantidade por tipo de material:

    • Livros e folhetos – 10 exemplares – 15 dias
    • Teses* – 02 exemplares – 15 dias
    • Dissertações* – 02 exemplares – 15 dias
    • Periódicos – 05 exemplares – 15 dias
  • Alunos de Pós-Graduação


    Total geral
    : 15 itens

    Quantidade por tipo de material:

    • Livros e folhetos – 15 exemplares – 30 dias
    • Teses * – 02 exemplares – 30 dias
    • Dissertações * – 02 exemplares – 30 dias
    • Periódicos – 05 exemplares – 30 dias
  • Servidores Docentes Ativos


    Total geral
    : 20 itens

    Quantidade por tipo de material:

    • Livros e folhetos – 15 exemplares – 30 dias e 05 exemplares – 06 meses (empréstimo especial)
    • Teses* – 02 exemplares – 30 dias
    • Dissertações* – 02 exemplares – 30 dias
    • Periódicos – 05 exemplares – 30 dias
  • Servidores Técnicos Ativos


    Total geral
    : 15 itens

    Quantidade por tipo de material:

    Livros e folhetos – 15 exemplares – 30 dias
    Teses* – 02 exemplares – 30 dias
    Dissertações* – 02 exemplares – 30 dias
    Periódicos – 05 exemplares – 30 dias

  • Servidores Docentes e Servidor Técnico (aposentado)


    Total geral
    : 10 itens

    Quantidade por tipo de material:

    • Livros e folhetos – 10 exemplares – 30 dias
    • Teses* – 02 exemplares – 30 dias
    • Dissertações* – 02 exemplares – 30 dias
    • Periódicos – 05 exemplares – 15 dias
  • Ex-alunos (cadastrados na Associação de Ex-alunos da UnB):


    Total geral
    : 05 itens

    Quantidade por tipo de material:

    • Livros e folhetos – 05 exemplares – 15 dias
    • Teses* – 02 exemplares – 15 dias
    • Dissertações* – 02 exemplares – 15 dias
    • Periódicos – 02 exemplares – 15 dias
  • Instituições Cadastradas (Empréstimo Interbibliotecas)

    Total geral: 05 itens

    Quantidade por tipo de material:

    • Livros e folhetos – 05 exemplares – 15 dias
    • Teses* – 02 exemplares – 15 dias
    • Dissertações* – 02 exemplares – 15 dias
    • Periódicos – 02 exemplares – 15 dias

* As teses e dissertações se encontram em formato digital desde 2007 no Repositório Institucional da UnB – Acesse aqui.

A comunidade acadêmica tem seu cadastro realizado no sistema da biblioteca de forma automática.
Siga as instruções para obter acesso à sua conta para ter acesso aos livros digitais e realizar futuros empréstimos do acervo físico:

Aluno/a especial e Professor/a voluntário/a: entrar em contato pelo e-mail atendimento.bce@unb.br.

Estudantes regulares, docentes, técnico-administrativos:

1) Criar sua senha:
1.1 Acesse a página Minha Conta no site da BCE (clique aqui);
1.2 Informe seu CPF e clique em “Esqueci minha senha”.
1.3 Um link será enviado para o e-mail informado no seu registro de matrícula junto à Universidade de Brasília (UnB);
1.4 Clique nesse link e crie uma senha numérica de 4 a 6 dígitos;
1.5 Caso você não tenha informado endereço de e-mail durante a matrícula na UnB ou o tenha alterado, você deverá encaminhar uma mensagem para atendimento.bce@unb.br  e anexar uma foto do seu documento de identificação oficial com CPF e solicitar o cadastro do novo e-mail.
Confira os tutoriais disponíveis na página de bases de dados no site da BCE (clique aqui).
3) Acesso a outras bases de dados:
Confira os tutoriais disponíveis na página de bases de dados no site da BCE (clique aqui).


Dúvidas:
atendimento.bce@unb.br

1) Trocar senha:
1.1 Acesse a página Minha Conta no site da BCE (clique aqui);
1.2 Informe seu CPF e a senha atual.
1.3 No menu lateral esquerdo, clique em Alteração de Senha;
1.4 Informe a senha atual e crie uma senha numérica de 4 a 6 dígitos;
 

2) Esqueceu a senha:
2.1 Acesse a página Minha Conta no site da BCE (clique aqui);
2.2 Informe seu CPF e clique em “Esqueci minha senha”.
2.3 Um link será enviado para o e-mail informado no seu registro de matrícula junto à Universidade de Brasília (UnB);
2.4 Clique nesse link e crie uma senha numérica de 4 a 6 dígitos;
2.5 Caso você não esteja recebendo o link por e-mail, encaminhe uma mensagem para atendimento.bce@unb.br  e anexe uma foto do seu documento de identificação oficial com CPF para gerar uma senha temporária.



O empréstimo semestral é autorizado para atender somente docente do quadro da UnB (efetivo e temporário), que necessita de títulos a serem utilizados em suas disciplinas durante o semestre.


Esta modalidade de empréstimo especial, dará direito ao docente de até 5 (cinco) exemplares por um semestre, além dos já previstos por empréstimo normal.


Este empréstimo especial e a eventual renovação dos títulos serão realizados, impreterivelmente, pelo docente na Biblioteca.








O Empréstimo Interbibliotecas da BCE é um serviço de cooperação entre  instituições situadas no âmbito do Distrito Federal.





O bibliotecário responsável preencherá um Termo de adesão e compromisso para empréstimo (acesse aqui), encaminhando-o para o e-mail emprestimos.bce@unb.br.





Após receber o Termo de adesão preenchido e assinado, a BCE enviará o número do código do usuário à biblioteca solicitante. A senha será cadastrada no ato do primeiro empréstimo. O cadastro terá validade por um ano. Após este prazo,  a Instituição deve enviar um novo Termo de adesão e compromisso para empréstimo  por e-mail solicitando a renovação do cadastro. 





O prazo de empréstimo é de quinze dias, havendo a possibilidade de renovação se o item não estiver reservado e se não houver nenhuma pendência na Biblioteca.





O pedido de empréstimo deve ser enviado para o  e-mail atendimento.bce@unb.br pelo Bibliotecário responsável da Instituição cadastrada.











O Setor de Referência possui um acervo impresso de normas técnicas da ABNT para a consulta na Biblioteca. Todas as normas estão disponíveis para consulta online por meio da base dados da  TargetWeb (restrito a Comunidade Acadêmica da UnB). Serviço disponível a todos os usuários.










Acesse aqui a lista de normas impressas disponibilizadas pela BCE.









Localização: Biblioteca Central – Sala de Reserva, subsolo (lado esquerdo)

O Sistema de Autoatendimento está disponível em cinco terminais localizados no saguão principal da Biblioteca (térreo). Confira as orientações para uso dos terminais de autoatendimento:

Autoempréstimo:

  • No terminal de autoatendimento, clique em EMPRÉSTIMO;
  • Clique em DIGITE O NÚMERO DA CONTA;
  • Digite seu CPF e clique em ENTRA;
  • Digite sua SENHA numérica e clique em ENTRA;
  • Coloque todos os livros sobre a base luminosa;
  • Clique em CONCLUÍDO;
  • O comprovante será enviado para o e-mail registrado em seu cadastro.

Autodevolução:

  • No terminal de autoatendimento, clique em DEVOLUÇÃO;
  • Clique em DIGITE O NÚMERO DA CONTA;
  • Digite seu CPF e clique em ENTRA;
  • Digite sua SENHA numérica e clique em ENTRA;
  • Coloque todos os livros sobre a base luminosa;
  • Clique em CONCLUÍDO;
  • O comprovante será enviado para o e-mail registrado em seu cadastro.







A devolução de material fora do prazo estipulado implica em pagamento de multa, calculada por dia de atraso para cada obra ou serviço de acordo com o Ato da Reitoria n.1886/08:












Livro/Dia – R$ 0,90





Periódicos/Dia – R$ 0,90





Multimeios/Dia – R$ 1,50





Livros de Sala de Reserva/Hora – R$ 1,00





Cabine de estudo/Hora – R$ 1,00











Pagamento de débitos com a BCE: Acesse aqui o tutorial.






















ATENÇÃO! O valor da multa só para de ser contabilizado após a devolução do material em atraso. NÃO realize o pagamento antes da devolução dos exemplares.

A renovação de exemplares emprestados poderá ser realizada se a data de devolução não estiver vencida, se não houver pendência na Biblioteca e desde que não haja reserva para outro usuário.

O prazo da renovação é pelo mesmo período de empréstimo permitido na categoria do usuário.

A renovação é permitida por até 5 (cinco) vezes. Após esse limite o usuário deverá devolver o exemplar e fazer novo empréstimo na Biblioteca.

Passo a passo para a renovação via internet:

1º Acessar o site da BCE (www.bce.unb.br);
2º Clicar na aba MINHA CONTA;
3º Digitar CPF e senha utilizada na Biblioteca para empréstimos;
4º Clicar no menu Empréstimos (lado direito da página);
5º Marcar TODOS os títulos emprestados e clicar em “Renovar”;
6º Conferir a nova data de devolução.

A reserva de exemplares será realizada em obras que estão emprestadas. Para efetuar esse serviço o usuário não poderá ter pendência na Biblioteca. Clique aqui para conferir o tutorial para realização de reserva.





        • Após encontrar a obra desejada em nosso catálogo, caso todos os exemplares estejam emprestados no sistema, o usuário deverá clicar em “reserva” e inserir seu CPF e senha utilizada na Biblioteca para empréstimos.



        • Quando o exemplar for devolvido, o usuário que o reservou receberá um e-mail informando da disponibilidade.



        • O exemplar reservado ficará disponível por 48 horas na Sala de Reserva após o envio do e-mail.



        • Após as 48 horas, se o usuário não comparecer para a retirada do exemplar, a reserva será automaticamente liberada para o próximo interessado.



        • Finalizando o prazo de retirada e não havendo outros interessados, a obra retornará ao acervo.






    O usuário que danificar ou extraviar obras sob seus cuidados deverá repor por outro exemplar conforme determinação na Instrução Normativa da BCE n. 7/2016.








              • O usuário, ao perceber o extravio ou o dano no exemplar sob sua responsabilidade, deverá entrar em contato imediatamente com a Biblioteca para iniciar o processo de reposição. Envie e-mail para emprestimos.bce@unb.br e aguarde as instruções.





              • O processo de reposição será realizado pela Coordenadoria de Serviços aos Usuários (AUS) ou outro setor de atendimento subordinado à Coordenadoria.





              • A reposição da obra deverá ser por outra de título e autor igual, podendo ser a mesma edição ou mais recente.





              • Quando a obra estiver esgotada e/ou de difícil comercialização, o Setor de Seleção e Aquisição (SEL) indicará outro título equivalente.





              • O prazo para a reposição será de 30 (trinta) dias após o contato com a Biblioteca.





              • O Setor de Seleção e Aquisição poderá acordar com o usuário a reposição por outra obra, mesmo no caso do item a ser reposto estar disponível no mercado. Porém, a outra obra sugerida deverá ter valor equivalente ao material extraviado ou com dano, e o usuário envolvido na negociação deverá estar de acordo.










      Atenção:

      • O cadastro não é permitido para alunos de cursos de extensão e prestadores de serviço da FUB ou FUBRA.

      • A BCE não tem fins lucrativos, o pagamento da multa é de caráter educativo.