Autoatendimento

Autoempréstimo e Autodevolução

Seu objetivo é agilizar o atendimento de retirada de materiais informacionais. Para utilização o usuário deve inserir a identidade institucional no equipamento, digitar sua senha pessoal e passar a obra sob o feixe da leitura. O material é liberado pelo sistema de segurança e registrado no cadastro do usuário. O recibo de empréstimo é enviado por e-mail.

Armário de Reserva

O Armário Inteligente de Reserva permite ao usuário da BCE retirar de forma autônoma itens do acervo reservados no Sistema Pergamum. Após recebimento do e-mail de liberação da reserva do material, basta o usuário dirigir-se ao Armário, inserir seus dados no equipamento e recolher suas reservas, sem necessidade de entrar no prédio da biblioteca. 

Autodevolução

Primeira máquina de autodevolução de livros de Brasília, nela é possível devolver obras emprestas do acervo da BCE de forma rápida e prática, sem ser necessário entrar na biblioteca. O equipamento fica localizado no pátio e entrada, logo antes das catracas.

Laboratório de Acesso Digital - LAD

A Biblioteca Central conta com um Laboratório de Acesso Digital. O objetivo desse espaço é atender docentes, discentes e técnico-administrativos da UnB. O LAD está configurado com o sistema operacional Windows 7 e pacote LibreOffice. O acesso às máquina é feita de forma autônoma pelo usuário, bastando inserir seus dados institucionais.

Scanner de autoatendimento

O uso do scanner de autoatendimento é um serviço gratuito oferecido a todos os/as usuários/as da BCE. Sua finalidade exclusiva é a digitalização de documentos do acervo do SiB-UnB para atividades de estudo e pesquisa.

A BCE possui dois scanners localizados no térreo da biblioteca, próximo ao balcão de informações. Eles também estão disponíveis nas Bibliotecas setoriais dos campi do Gama, Planaltina e Ceilândia.

RFID

No final do ano de 2019, a Biblioteca Central adquiriu a solução tecnológica de identificação de recursos/itens de informação por radiofrequência (RFID). O sistema consiste em um método que identifica de forma automática cada item do acervo via sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente por meio de dispositivos chamados de tags RFID.

Implementada em março de 2020, a solução foi um grande passo para a modernização e automatização dos trabalhos da biblioteca. Além da identificação de recursos de informação em todo o processo de gestão de acervo, a tecnologia oferece maior segurança contra furtos, localização de materiais perdidos ou escondidos no ambiente da biblioteca e realização de inventário.

No atendimento, a solução permite empréstimo e devolução automatizados e com maior rapidez, autodevolução de livros 24 horas e autoatendimento com altura ajustável e acessível. Esses benefícios agora proporcionam mais comodidade, agilidade e autonomia para o/a usuário(a).

As bibliotecas setoriais da FCE, FUP, FGA e FAU, que compõem o Sistema de Bibliotecas da UnB (SiB-UnB), também receberam a tecnologia.

Fale conosco

informacoes.bce@unb.br

WhatsApp

Rolar para cima
Pular para o conteúdo