THE Impact
(Times Higher Education Impact Rankings)
O ranking universitário THE Impact (Times Higher Education Impact Rankings) é uma iniciativa da Times Higher Education que avalia o impacto social e ambiental das universidades em todo o mundo. Ao contrário de outros rankings que se concentram principalmente em métricas acadêmicas tradicionais, o THE Impact Rankings busca medir a contribuição das universidades para a sociedade e o meio ambiente, além de seu desempenho acadêmico.
MÉTRICAS E INDICADORES
- 1.1. Pesquisas sobre a pobreza (Research on poverty)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 1.2. Proporção de alunos que recebem ajuda financeira para frequentar a universidade por causa da pobreza (Proportion of students receiving financial aid to attend university because of poverty)
-
- 11,06%
- Indicador: Número de alunos recebendo ajuda financeira (Students receiving financial aid)
- 6.073
- Indicador: Número de estudantes (Number of students)
- 54.887
- Indicador: Número de alunos de baixa renda que recebem ajuda financeira (Number of low income students receiving financial aid)
- 6.073
-
- 1.3. Programas universitários anti-pobreza (University anti-poverty programmes)
- 1.3.1. Meta financeira de admissão do quintil inferior (Bottom financial quintile admission target)
- 6.672
- 1.3.2. Sucesso do aluno no último quintil financeiro (Bottom financial quintile student success)
- ?
- 1.3.3. Apoio ao estudante de baixa renda (Low-income student support)
- 1.3.4. Apoio financeiro ao estudante do último quintil (Bottom financial quintile student support)
- 1.3.5. Apoio ao estudante em países de renda baixa ou média-baixa (Low or lower-middle income countries student support)
- 1.3.1. Meta financeira de admissão do quintil inferior (Bottom financial quintile admission target)
- 1.4. Programas comunitários de combate à pobreza (Community anti-poverty programmes)
- 1.4.1. Assistência de start-up local (Local start-up assistance)
- 1.4.2. Assistência financeira inicial local (Local start-up financial assistance)
- 1.4.3. Programas para acesso a serviços (Programmes for services access)
- 1.4.4. Política de combate à pobreza (Policy addressing poverty)
04 Educação de qualidade (Quality education)
Uma educação de alta qualidade deve ser uma área em que as universidades se destacam. A educação é a principal porta de saída das desigualdades, especialmente as multigeracionais. Além de melhorar a qualidade de vida, o acesso à educação inclusiva pode ajudar a equipar os habitantes locais com as ferramentas necessárias para desenvolver soluções inovadoras para os maiores problemas do mundo. O ODS 4 explora os primeiros anos e a aprendizagem ao longo da vida.
MÉTRICAS E INDICADORES
- 4.1. Pesquisa sobre os primeiros anos e na educação ao longo da vida (Research on early years and lifelong learning education)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 4.2. Proporção de graduados com qualificação docente (Proportion of graduates with teaching qualification)
- 4.2.1. Proporção de graduados com qualificação relevante para o ensino (Proportion of graduates with relevant qualification for teaching)
- 39,87%
- Indicador: Número de graduados (Number of graduates)
- 6.107
- Indicador: Número de graduados que obtiveram uma qualificação que os habilitou a lecionar no nível do ensino fundamental (Number of graduates who gained a qualification that entitled them to teach at primary school level)
- 2.435
- 4.2.1. Proporção de graduados com qualificação relevante para o ensino (Proportion of graduates with relevant qualification for teaching)
- 4.3. Medidas de aprendizagem ao longo da vida (Lifelong learning measures)
- 4.3.1. Recursos públicos (aprendizagem ao longo da vida) (Public resources (lifelong learning))
- 4.3.2. Eventos públicos (aprendizagem ao longo da vida) (Public events (lifelong learning))
- 4.3.3. Eventos de formação profissional (aprendizagem ao longo da vida) (Vocational training events (lifelong learning))
- 4.3.4. Atividades de extensão educacional fora do campus (Education outreach activities beyond campus)
- 4.3.5. Política de acesso à aprendizagem ao longo da vida (Lifelong learning access policy)
- 4.4.Proporção de alunos de primeira geração (Proportion of first-generation students)
- 4.4.1. Proporção de alunos de primeira geração (Proportion of first-generation students)
- 34,48%
- Indicador: Número de alunos iniciando um curso (Number of students starting a degree)
- 7.331
- Indicador: Número de alunos da primeira geração começando um diploma (Number of first-generation students starting a degree)
- 2.528
- 4.4.1. Proporção de alunos de primeira geração (Proportion of first-generation students)
Acesse a seguir as ODS de 2021:
MÉTRICAS E INDICADORES
- 1.1. Pesquisas sobre a pobreza (Research on poverty)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 1.2. Proporção de alunos que recebem ajuda financeira para frequentar a universidade por causa da pobreza (Proportion of students receiving financial aid to attend university because of poverty)
-
- 11,06%
- Indicador: Número de alunos recebendo ajuda financeira (Students receiving financial aid)
- 6.073
- Indicador: Número de estudantes (Number of students)
- 54.887
- Indicador: Número de alunos de baixa renda que recebem ajuda financeira (Number of low income students receiving financial aid)
- 6.073
-
- 1.3. Programas universitários anti-pobreza (University anti-poverty programmes)
- 1.3.1. Meta financeira de admissão do quintil inferior (Bottom financial quintile admission target)
- 6.672
- 1.3.2. Sucesso do aluno no último quintil financeiro (Bottom financial quintile student success)
- ?
- 1.3.3. Apoio ao estudante de baixa renda (Low-income student support)
- 1.3.4. Apoio financeiro ao estudante do último quintil (Bottom financial quintile student support)
- 1.3.5. Apoio ao estudante em países de renda baixa ou média-baixa (Low or lower-middle income countries student support)
- 1.3.1. Meta financeira de admissão do quintil inferior (Bottom financial quintile admission target)
- 1.4. Programas comunitários de combate à pobreza (Community anti-poverty programmes)
- 1.4.1. Assistência de start-up local (Local start-up assistance)
- 1.4.2. Assistência financeira inicial local (Local start-up financial assistance)
- 1.4.3. Programas para acesso a serviços (Programmes for services access)
- 1.4.4. Política de combate à pobreza (Policy addressing poverty)
MÉTRICAS E INDICADORES
- 1.1. Pesquisas sobre a pobreza (Research on poverty)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 1.2. Proporção de alunos que recebem ajuda financeira para frequentar a universidade por causa da pobreza (Proportion of students receiving financial aid to attend university because of poverty)
-
- 11,06%
- Indicador: Número de alunos recebendo ajuda financeira (Students receiving financial aid)
- 6.073
- Indicador: Número de estudantes (Number of students)
- 54.887
- Indicador: Número de alunos de baixa renda que recebem ajuda financeira (Number of low income students receiving financial aid)
- 6.073
-
- 1.3. Programas universitários anti-pobreza (University anti-poverty programmes)
- 1.3.1. Meta financeira de admissão do quintil inferior (Bottom financial quintile admission target)
- 6.672
- 1.3.2. Sucesso do aluno no último quintil financeiro (Bottom financial quintile student success)
- ?
- 1.3.3. Apoio ao estudante de baixa renda (Low-income student support)
- 1.3.4. Apoio financeiro ao estudante do último quintil (Bottom financial quintile student support)
- 1.3.5. Apoio ao estudante em países de renda baixa ou média-baixa (Low or lower-middle income countries student support)
- 1.3.1. Meta financeira de admissão do quintil inferior (Bottom financial quintile admission target)
- 1.4. Programas comunitários de combate à pobreza (Community anti-poverty programmes)
- 1.4.1. Assistência de start-up local (Local start-up assistance)
- 1.4.2. Assistência financeira inicial local (Local start-up financial assistance)
- 1.4.3. Programas para acesso a serviços (Programmes for services access)
- 1.4.4. Política de combate à pobreza (Policy addressing poverty)
MÉTRICAS E INDICADORES
- 1.1. Pesquisas sobre a pobreza (Research on poverty)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 1.2. Proporção de alunos que recebem ajuda financeira para frequentar a universidade por causa da pobreza (Proportion of students receiving financial aid to attend university because of poverty)
-
- 11,06%
- Indicador: Número de alunos recebendo ajuda financeira (Students receiving financial aid)
- 6.073
- Indicador: Número de estudantes (Number of students)
- 54.887
- Indicador: Número de alunos de baixa renda que recebem ajuda financeira (Number of low income students receiving financial aid)
- 6.073
-
- 1.3. Programas universitários anti-pobreza (University anti-poverty programmes)
- 1.3.1. Meta financeira de admissão do quintil inferior (Bottom financial quintile admission target)
- 6.672
- 1.3.2. Sucesso do aluno no último quintil financeiro (Bottom financial quintile student success)
- ?
- 1.3.3. Apoio ao estudante de baixa renda (Low-income student support)
- 1.3.4. Apoio financeiro ao estudante do último quintil (Bottom financial quintile student support)
- 1.3.5. Apoio ao estudante em países de renda baixa ou média-baixa (Low or lower-middle income countries student support)
- 1.3.1. Meta financeira de admissão do quintil inferior (Bottom financial quintile admission target)
- 1.4. Programas comunitários de combate à pobreza (Community anti-poverty programmes)
- 1.4.1. Assistência de start-up local (Local start-up assistance)
- 1.4.2. Assistência financeira inicial local (Local start-up financial assistance)
- 1.4.3. Programas para acesso a serviços (Programmes for services access)
- 1.4.4. Política de combate à pobreza (Policy addressing poverty)
MÉTRICAS E INDICADORES
- 8.1. Pesquisa sobre crescimento econômico e emprego (Research on economic growth and employment)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 8.2. Prática de emprego (Employment practice)
- 8.2.1. Prática de emprego salário mínimo (Employment practice living wage)
- 8.2.2. Sindicatos de prática de emprego (Employment practice unions)
- 8.2.3. Política de emprego sobre discriminação (Employment policy on discrimination)
- Resolução da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação nº 12/2020 – Dispõe sobre o credenciamento e recredenciamento de docentes em licença maternidade nos Programas de Pós-Graduação na Universidade de Brasília
- #8MUnB – Em mesa-redonda, gestoras apresentam estruturas de combate ao assédio na UnB
- Resolução do Conselho de Administração nº 0031/2021 – Dispõe sobre ações de promoção dos direitos humanos e erradicação de atos discriminatórios de qualquer natureza no âmbito da Universidade de Brasília
- 8.2.4. Política de emprego escravidão moderna (Employment policy modern slavery)
- 8.2.5. Ter política de garantia de direitos equivalentes aos trabalhadores na terceirização de atividades para terceiros (Have a policy on guaranteeing equivalent rights of workers when outsourcing activities to third parties)
- Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 – Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
- Guia de Convivência e Boas Práticas sobre a Covid-19: Funcionários terceirizados
- Contrato n. 166/2017 – Contrato que entre si fazem a Fundação Universidade de Crasília e a Ágil – serviços especiais ltda, para prestação continuada de serviços de apoio administrativo e copeiragem
- 8.2.6. Equidade da escala de remuneração da política de emprego (Employment policy pay scale equity)
- Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
- Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 – Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.
- Resolução da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação nº 12/2020 – Dispõe sobre o credenciamento e recredenciamento de docentes em licença maternidade nos Programas de Pós-Graduação na Universidade de Brasília
- 8.2.7. Acompanhamento da escala de salários para igualdade de gênero (Tracking pay scale for gender equity)
- 8.2.8. Processo de apelação de prática de emprego (Employment practice appeal process)
- 8.3. Despesa por funcionário (Expenditure per employee)
- 8.3.1. Despesa por funcionário (Expenditure per employee)
- R$ 286.917,03
- Indicadores: Número de empregados (Number of employees)
- 6587,9
- 8.3.2. Despesas universitárias (University expenditure)
- R$ 1.890.180.675,98
- 8.3.1. Despesa por funcionário (Expenditure per employee)
- 8.4 Proporção de alunos em empregos (Proportion of students taking work placements)
- 8.4.1. Proporção de alunos com colocações (Proportion of students with placements)
- 11,32%
- Indicador: Number of students (Número de estudantes)
- 44.055
- Indicador: Número de alunos com estágios de trabalho por mais de um mês (Number of students with work placements for more than a month)
- 4.989
- 8.4.1. Proporção de alunos com colocações (Proportion of students with placements)
- 8.5. Proporção de funcionários com contratos seguros (Proportion of employees on secure contracts)
- 8.5.1. Proporção de funcionários com contratos seguros (Proportion of employees on secure contracts)
- 100%
- Indicador: Número de empregados (Number of employees)
- 6587,9
- Indicador: Número de funcionários com contratos de mais de 24 meses (Number of employees on contracts of over 24 months)
- 6587,9
- 8.5.1. Proporção de funcionários com contratos seguros (Proportion of employees on secure contracts)
MÉTRICAS E INDICADORES
- 10.2. Estudantes de primeira geração (First-generation students)
- 10.2.1. Proporção de graduados em primeira geração(Proportion of first-generation students)
- 34,48%
- Indicadores: Número de estudantes iniciando a graduação(Number of students starting a degree)
- 9.993
- Indicadores: Número de estudantes em primeira geração iniciando a graduação(Number of first-generation students starting a degree)
- 3.446
- 10.2.1. Proporção de graduados em primeira geração(Proportion of first-generation students)
- 10.3. Estudantes de países em desenvolvimento (Students from developing countries)
- 10.3.1. Proporção de estudantes de países em desenvolvimento(Proportion of international students from developing countries)
- 0,93%
- Indicadores: Número de estudantes(Number of students)
- 48.695
- Indicadores: Número de estudantes de países em desenvolvimento(Number of international students from developing countries)
- 509
- 10.3.1. Proporção de estudantes de países em desenvolvimento(Proportion of international students from developing countries)
- 10.4. Proporção de estudantes com deficiência (Proportion of students with disabilities)
- 10.4.1. Proporção de estudantes com deficiência(Proportion of students with disabilities)
- 0,54%
- Indicadores: Número de estudantes (Number of students)
- 48.695
- Indicadores: Número de estudantes com deficiência(Number of students with disability)
- 296
- 10.4.1. Proporção de estudantes com deficiência(Proportion of students with disabilities)
- 10.5. Proporção de empregados com deficiência (Proportion of employees with disabilities)
- 10.5.1. Proporção de empregados com deficiência(Proportion of employees with disabilities)
- 1,03%
- Indicadores: número de empregados (Number of employees)
- 6.587,9
- Indicadores: empregados com deficiência(Number of employees with disability)
- 67,8
- 10.5.1. Proporção de empregados com deficiência(Proportion of employees with disabilities)
- 10.6. Medidas contra a discriminação (Measures against discrimination)
- 10.6.1. Política de admissão não discriminatória
- Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 – Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.
- Resolução CEPE nº 044/2020 – Dispõe sobre a política de ações afirmativas para estudantes negros/as, indígenas e quilombolas nos cursos de Pós-Graduação da Universidade de Brasília.
- Universidade de Brasília – Seleção para acesso por meio de nota no ENEM 2020.
- 10.6.2. Rastreie as taxas de inscrição e admissão de grupos sub-representados
- 10.6.3. Programas para recrutar alunos e funcionários de grupos sub-representados
- 10.6.4. Políticas antidiscriminação e antiassédio para funcionários e alunos
- Resolução do Conselho de Administração nº 011/2020 – Regulamenta o Programa de Atenção à Diversidade (PADiv) na Universidade de Brasília (UnB)
- Resolução do Conselho Universitário nº 0031/2021 – Dispõe sobre ações de promoção dos direitos humanos e erradicação de atos discriminatórios de qualquer natureza no âmbito da Universidade de Brasília.
- Diálogos Intercientíficos a partir da ótica de estudantes indígenas na UNB
- 10.6.5. Existência de um comitê de diversidade e igualdade, escritório ou diretor
- 10.6.6. Programas de tutoria, aconselhamento ou apoio de pares destinados a alunos e funcionários de grupos sub-representados
- 10.6.7. Instalações acessíveis para pessoas com deficiência
- 10.6.8. Serviços de apoio a pessoas com deficiência
- 10.6.9. Esquemas de acesso para pessoas com deficiência
- 10.6.10. Política ou estratégia de acomodação para pessoas com deficiência, incluindo financiamento adequado
- 10.6.1. Política de admissão não discriminatória
- 10.2. Estudantes de primeira geração (First-generation students)
MÉTRICAS E INDICADORES
- 16.1. Pesquisas sobre a paz e a justiça (Research on peace and justice)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 16.2. Medidas de governança universitária (University governance measures)
- 16.2.1. Representação eleita (Elected representation )
- 16.2.2. União de Estudantes (Students’ union)
- 16.2.3. Identifique e se envolva com as partes interessadas locais (Identify and engage with local stakeholders)
- Resolução do Conselho Universitário nº 0006/2020 – Institui a Política de Inovação da Universidade de Brasília (UnB), em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
- Resolução do Conselho Universitário nº 0047/2018 – Homologa a indicação de membros para compor o Conselho Comunitário da Universidade de Brasília.
- Resolução do Conselho Universitário nº 0022/2020 Aprova a alteração no Regimento Interno do Centro de Estudos do Cerrado da Chapada dos Veadeiros – UnB Cerrado.
- 16.2.4. Órgãos participativos para o engajamento das partes interessadas (Participatory bodies for stakeholder engagement)
- Resolução do Conselho Universitário nº 0048/2018 – Homologa a indicação de membros para compor o Conselho Comunitário da Universidade de Brasília.
- Resolução do Conselho Universitário nº 0049/2021 – Instituir, nom âmbito da Universidade de Brasília (UnB), a Comissão Própria de Avaliação (CPA)
- Resolução do Conselho Diretor da FUB n. 015/2000 – aprovar o Regimento Geral da Universidade de Brasília
- 16.2.5. Princípios universitários sobre corrupção e suborno (University principles on corruption and bribery)
- 16.2.6. Política de liberdade acadêmica (Academic freedom policy)
- 16.2.7. Publique dados financeiros (Publish financial data)
- 16.3. Trabalhando com o governo (Working with government)
- 16.3.1. Fornecer consultoria especializada ao governo (Provide expert advice to government)
- 16.3.2. Divulgação e educação de legisladores e legisladores (Policy- and lawmakers outreach and education)
- 16.3.3. Participação em pesquisa governamental (Participation in government research)
- 16.3.4. Plataforma neutra para discutir questões (Neutral platform to discuss issues)
- 16.4. Proporção de graduados em direito e aplicação civil (Proportion of graduates in law and civil enforcement)
- 16.4.1. Proporção de graduados em Direito (Proportion of graduates in law)
- 3,48%
- Indicador: Número de graduados (Number of graduates)
- Indicador: Número total de graduados em cursos relacionados à lei e aplicação da lei (Number of total graduates from law and enforcement related courses)
- 177
- 16.4.1. Proporção de graduados em Direito (Proportion of graduates in law)
MÉTRICAS E INDICADORES
- 17.1. Pesquisa realizada em parceria para alcançar os objetivos (Research into partnership for the goals)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 17.2. Relacionamentos para apoiar os objetivos (Relationships to support the goals)
- 17.2.1. Relações com ONGs regionais e governo para a política de ODS (Relationships with regional NGOs and government for SDG policy)
- 17.2.2. Diálogo intersetorial sobre ODSs (Cross sectoral dialogue about SDGs)
- 17.2.3. Coleta de dados de colaboração internacional para ODS (International collaboration data gathering for SDG)
- 17.2.4. Colaboração para as melhores práticas de SDG (Collaboration for SDG best practice)
- 17.2.5. Colaboração com ONGs para ODS (Collaboration with NGOs for SDGs)
- 17.3. Publicação de relatórios de ODS (Publication of SDG reports)
- 17.3.1. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG1 (Publications on progress towards SDG1)
- 17.3.2. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG3 (Publications on progress towards SDG3)
- 17.3.3. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG4 (Publications on progress towards SDG4)
- 17.3.4. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG8 (Publications on progress towards SDG8)
- 17.3.5. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG10 (Publications on progress towards SDG10)
- 17.3.6. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG16 (Publications on progress towards SDG16)
- 17.3.7. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG17 (Publications on progress towards SDG17)
- 17.4. Educação para os ODS (Education for the SDGs)
- 17.4.1. Compromisso de Educação para ODS com uma educação significativa (Education for SDGs commitment to meaningful education)
- 17.4.2. Educação para cursos específicos de ODS sobre sustentabilidade (Education for SDGs specific courses on sustainability)
- 17.4.3. Educação para ODS na comunidade mais ampla (Education for SDGs in the wider community)