THE Impact Rankings
(Times Higher Education Impact Rankings)
Relatório das iniciativas da Universidade de Brasília
Esta página foi criada com o objetivo de apresentar algumas evidências de engajamento da Universidade de Brasília (UnB) com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tais objetivos são incentivados pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de atingir a Agenda 2030, buscando contribuir com o fim da pobreza e com a proteção do meio ambiente e o do clima, além de garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade.
No total são 17 ODS, sendo eles: 1- Erradicação da Pobreza; 2 – Fome Zero; 3 – Saúde e Bem Estar; 4 – Educação de Qualidade; 5 – Igualdade de Gênero; 6 – Água Potável e Saneamento; 7 – Energia Limpa e Acessível; 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 9 – Industria, Inovação e Infraestrutura; 10 – Redução das Desigualdades; 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12 – Consumo e Produção Responsáveis; 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima; 14 – Vida na Água; 15 – Vida Terrestre; 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e, 17 Parcerias e Meios de Implementação.
Reconhecidamente, as universidades são instituições que podem contribuir fortemente com o alcance desses objetivos. As universidades públicas brasileiras, dentre elas a Universidade de Brasília, merecem destaque, pois historicamente têm se comprometido, mesmo que implicitamente, com temas relacionados aos ODS.
Recentemente, em 2019, a Times Higher Education (THE) considerou o potencial das universidades para que os ODS sejam alcançados e criou o THE Impact Rankings, que avalia a contribuição das universidades em relação aos ODS. A Universidade de Brasília, no ano de 2022, ingressa no ranking, disponibilizando informações em 7 dos 17 ODS (1, 3, 4, 8, 10, 16 e 17).
As informações quantitativas e algumas evidências de que a Universidade tem contribuído para os ODS são apresentadas na BDIS, com intuído de publicizar e dar mais transparência às ações realizadas. Tratam-se de informações iniciais e ilustrativas, visto que a Universidade de Brasília tem atuado e possui compromisso irrestrito com todos os 17 os ODS.
Acesse as ODS para conhecer as evidências apresentadas.
- 2021
MÉTRICAS E INDICADORES
- 1.1. Pesquisas sobre a pobreza (Research on poverty)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 1.2. Proporção de alunos que recebem ajuda financeira para frequentar a universidade por causa da pobreza (Proportion of students receiving financial aid to attend university because of poverty)
- 16,77%
- Indicador: Número de alunos recebendo ajuda financeira (Students receiving financial aid)
- 8.168
- Indicador: Número de estudantes (Number of students)
- 48.695
- Indicador: Número de alunos de baixa renda que recebem ajuda financeira (Number of low income students receiving financial aid)
- 8.168
- 1.3. Programas universitários anti-pobreza (University anti-poverty programmes)
- 1.3.1. Meta financeira de admissão do quintil inferior (Bottom financial quintile admission target)
- UnB aprova política para reserva de vagas na pós-graduação
- 47% dos calouros que ingressarão na UnB estudaram em escolas públicas
- Lei n. 12.711, de 29 de agosto 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.
- 1.3.2. Sucesso do aluno no último quintil financeiro (Bottom financial quintile student success)
- Não há evidências
- 1.3.3. Apoio ao estudante de baixa renda (Low-income student support)
- 1.3.4. Apoio financeiro ao estudante do último quintil (Bottom financial quintile student support)
- Edital n. 001/2020. Recadastramento para permanência nos programas de assistência estudantil da graduação
- Edital n. 001/2020. Inscrição para auxílio alimentação emergencial
- Edital n. 002/2020. Seleção de candidatos às vagas dos programas de assistência estudantil da pós-graduação Stricto Sensu para o primeiro período letivo de 2020
- 1.3.5. Apoio ao estudante em países de renda baixa ou média-baixa (Low or lower-middle income countries student support)
- 1.3.1. Meta financeira de admissão do quintil inferior (Bottom financial quintile admission target)
- 1.4. Programas comunitários de combate à pobreza (Community anti-poverty programmes)
- 1.4.1. Assistência de start-up local (Local start-up assistance)
- Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB oferece à comunidade, aos empresários e ao governo, serviços especializados criados para estimular novos empreendimentos
- Resolução do Conselho Universitário n. 0006/2020. Institui a Política de Inovação da Universidade de Brasília (UnB), em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
- O Programa Escola de Empreendedores – EMPREEND foi criado com objetivo de apoiar e difundir o empreendedorismo e a inovação na formação de alunos e profissionais.
- 1.4.2. Assistência financeira inicial local (Local start-up financial assistance)
- 1.4.3. Programas para acesso a serviços (Programmes for services access)
- 1.4.4. Política de combate à pobreza (Policy addressing poverty)
- 1.4.1. Assistência de start-up local (Local start-up assistance)
MÉTRICAS E INDICADORES
- 3.1. Pesquisa sobre saúde e bem-estar (Research on health and well-being)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 3.2. Número de formandos em profissões da saúde (Number graduating in health professions)
- 3.2.1. Proporção de graduados em profissões da saúde (Proportion of graduates in health professions)
- 16.29%
- Indicadores: Número de graduados (Number of graduates)
- 6.250
- Indicadores: Número de graduados em profissões da saúde (Number of graduates in health professions)
- 1.018
- 3.2.1. Proporção de graduados em profissões da saúde (Proportion of graduates in health professions)
- 3.3. Colaborações e serviços de saúde (Collaborations and health services)
- 3.3.1. Colaborações atuais com instituições de saúde (Current collaborations with health institutions)
- 3.3.2. Programas de extensão da saúde (Health outreach programmes)
- 3.3.3. Instalações esportivas compartilhadas (Shared sports facilities)
- 3.3.4. Serviços de saúde sexual e reprodutiva para estudantes (Sexual and reproductive health care services for students)
- 3.3.5. Suporte de saúde mental (Mental health support)
- 3.3.6. Política antifumo (Smoke-free policy)
MÉTRICAS E INDICADORES
- 4.1. Pesquisa sobre os primeiros anos e na educação ao longo da vida (Research on early years and lifelong learning education)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 4.2. Proporção de graduados com qualificação docente (Proportion of graduates with teaching qualification)
- 4.2.1. Proporção de graduados com qualificação relevante para o ensino (Proportion of graduates with relevant qualification for teaching)
- 50.18%
- Indicador: Número de graduados (Number of graduates)
- 6.250
- Indicador: Número de graduados que obtiveram uma qualificação que os habilitou a lecionar no nível do ensino fundamental (Number of graduates who gained a qualification that entitled them to teach at primary school level)
- 3.136
- 4.2.1. Proporção de graduados com qualificação relevante para o ensino (Proportion of graduates with relevant qualification for teaching)
- 4.3. Medidas de aprendizagem ao longo da vida (Lifelong learning measures)
- 4.3.1. Recursos públicos (aprendizagem ao longo da vida) (Public resources (lifelong learning))
- 4.3.2. Eventos públicos (aprendizagem ao longo da vida) (Public events (lifelong learning))
- 4.3.3. Eventos de formação profissional (aprendizagem ao longo da vida) (Vocational training events (lifelong learning))
- 4.3.4. Atividades de extensão educacional fora do campus (Education outreach activities beyond campus)
- O Projeto Universidade e Escola Sem Muros, parceria da UnB com escolas públicas do DF, continua promovendo atividades à distância nesta quarentena.
- Plataforma on-line para escolas públicas e classes hospitalares
- Volta às aulas: Secretaria de Educação do DF e UnB criam aplicativo que permite acesso às atividades sem precisar de internet
- 4.3.5. Política de acesso à aprendizagem ao longo da vida (Lifelong learning access policy)
- 4.4.Proporção de alunos de primeira geração (Proportion of first-generation students)
- 4.4.1. Proporção de alunos de primeira geração (Proportion of first-generation students)
- 34.48%
- Indicador: Número de alunos iniciando um curso (Number of students starting a degree)
- 9.993
- Indicador: Número de alunos da primeira geração começando um diploma (Number of first-generation students starting a degree)
- 3.446
- 4.4.1. Proporção de alunos de primeira geração (Proportion of first-generation students)
MÉTRICAS E INDICADORES
- 8.1. Pesquisa sobre crescimento econômico e emprego (Research on economic growth and employment)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 8.2. Prática de emprego (Employment practice)
- 8.2.1. Prática de emprego salário mínimo (Employment practice living wage)
- 8.2.2. Sindicatos de prática de emprego (Employment practice unions)
- 8.2.3. Política de emprego sobre discriminação (Employment policy on discrimination)
- 8.2.4. Política de emprego escravidão moderna (Employment policy modern slavery)
- 8.2.5. Ter política de garantia de direitos equivalentes aos trabalhadores na terceirização de atividades para terceiros (Have a policy on guaranteeing equivalent rights of workers when outsourcing activities to third parties)
- 8.2.6. Equidade da escala de remuneração da política de emprego (Employment policy pay scale equity)
- 8.2.7. Acompanhamento da escala de salários para igualdade de gênero (Tracking pay scale for gender equity)
- Dados abertos com o valor do salário dos servidores
- Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – PCCTAE
- Lei nº 1.723, de 8 de novembro de 1952 – Modifica o artigo 461, do Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 – (Consolidação das Leis do Trabalho). Art. 461. Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade
- 8.2.8. Processo de apelação de prática de emprego (Employment practice appeal process)
- 8.3. Despesa por funcionário (Expenditure per employee)
- 8.3.1. Despesa por funcionário (Expenditure per employee)
- R$ 271.663,77
- Indicadores: Número de empregados (Number of employees)
- 6.413,5
- 8.3.2. Despesas universitárias (University expenditure)
- R$ 1.742.315.590,44
- 8.3.1. Despesa por funcionário (Expenditure per employee)
- 8.4 Proporção de alunos em empregos (Proportion of students taking work placements)
- 8.4.1. Proporção de alunos com colocações (Proportion of students with placements)
- 11.80%
- Indicador: Number of students (Número de estudantes)
- 48.695
- Indicador: Número de alunos com estágios de trabalho por mais de um mês (Number of students with work placements for more than a month)
- 5.746
- 8.4.1. Proporção de alunos com colocações (Proportion of students with placements)
- 8.5. Proporção de funcionários com contratos seguros (Proportion of employees on secure contracts)
- 8.5.1. Proporção de funcionários com contratos seguros (Proportion of employees on secure contracts)
- 100.00%
- Indicador: Número de empregados (Number of employees)
- 6413,5
- Indicador: Número de funcionários com contratos de mais de 24 meses (Number of employees on contracts of over 24 months)
- 6.413,5
- 8.5.1. Proporção de funcionários com contratos seguros (Proportion of employees on secure contracts)
MÉTRICAS E INDICADORES
- 16.1. Pesquisas sobre a paz e a justiça (Research on peace and justice)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 16.2. Medidas de governança universitária (University governance measures)
- 16.2.1. Representação eleita (Elected representation )
- 16.2.2. União de Estudantes (Students’ union)
- 16.2.3. Identifique e se envolva com as partes interessadas locais (Identify and engage with local stakeholders)
- Resolução do Conselho Universitário n. 0022/2020. Aprova a alteração no Regimento Interno do Centro de Estudos do Cerrado da Chapada dos Veadeiros – UnB Cerrado
- esolução do Conselho Universitário n. 0006/2020. Institui a Política de Inovação da Universidade de Brasília (UnB), em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
- 16.2.4. Órgãos participativos para o engajamento das partes interessadas (Participatory bodies for stakeholder engagement)
- 16.2.5. Princípios universitários sobre corrupção e suborno (University principles on corruption and bribery)
- 16.2.6. Política de liberdade acadêmica (Academic freedom policy)
- 16.2.7. Publique dados financeiros (Publish financial data)
- 16.3. Trabalhando com o governo (Working with government)
- 16.3.1. Fornecer consultoria especializada ao governo (Provide expert advice to government)
- 16.3.2. Divulgação e educação de legisladores e legisladores (Policy- and lawmakers outreach and education)
- 16.3.3. Participação em pesquisa governamental (Participation in government research)
- 16.3.4. Plataforma neutra para discutir questões (Neutral platform to discuss issues)
- 16.4. Proporção de graduados em direito e aplicação civil (Proportion of graduates in law and civil enforcement)
- 16.4.1. Proporção de graduados em Direito (Proportion of graduates in law)
- 3.44%
- Indicador: Número de graduados (Number of graduates)
- 6.250
- Indicador: Número total de graduados em cursos relacionados à lei e aplicação da lei (Number of total graduates from law and enforcement related courses)
- 215
- 16.4.1. Proporção de graduados em Direito (Proportion of graduates in law)
MÉTRICAS E INDICADORES
- 17.1. Pesquisa realizada em parceria para alcançar os objetivos (Research into partnership for the goals)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 17.2. Relacionamentos para apoiar os objetivos (Relationships to support the goals)
- 17.2.1. Relações com ONGs regionais e governo para a política de ODS (Relationships with regional NGOs and government for SDG policy)
- 17.2.2. Diálogo intersetorial sobre ODSs (Cross sectoral dialogue about SDGs)
- 17.2.3. Coleta de dados de colaboração internacional para ODS (International collaboration data gathering for SDG)
- 17.2.4. Colaboração para as melhores práticas de SDG (Collaboration for SDG best practice)
- 17.2.5. Colaboração com ONGs para ODS (Collaboration with NGOs for SDGs)
- 17.3. Publicação de relatórios de ODS (Publication of SDG reports)
- 17.3.1. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG1 (Publications on progress towards SDG1)
- 17.3.3. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG3 (Publications on progress towards SDG3)
- 17.3.4. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG4 (Publications on progress towards SDG4)
- 17.3.8. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG8 (Publications on progress towards SDG8)
- 17.3.16. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG16 (Publications on progress towards SDG16)
- 17.3.17. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG17 (Publications on progress towards SDG17)
- 17.4. Educação para os ODS (Education for the SDGs)
- 17.4.1. Compromisso de Educação para ODS com uma educação significativa (Education for SDGs commitment to meaningful education)
- 17.4.2. Educação para cursos específicos de ODS sobre sustentabilidade (Education for SDGs specific courses on sustainability)
- 17.4.3. Educação para ODS na comunidade mais ampla (Education for SDGs in the wider community)
- 2022