A criação da Universidade de Brasília em 1962 vai ao encontro do sonho da Nova Capital, proporcionando o surgimento de projetos ousados. Um deles foi a criação do Curso de Cinema na UnB naquele mesmo ano. A UnB sempre estimulou o debate e a produção da arte cinematográfica e nesse cenário surgiram vários Cineclubes no Distrito Federal com a participação de professores, alunos e comunidade externa.
A BCE, com o intuito de resgatar esses movimentos cineclubistas, reativou o seu Cineclube que, de 2006 a 2008 funcionou como Cineart. Naquele período havia projeções uma vez por semana no horário das 12h às 14h. Agora renomeado Cine Clube BCE, a proposta é ampliar a exibição de filmes, promover debates e contribuir com o conhecimento produzido pela universidade ao destacar temas que são pesquisados dentro da perspectiva cinematográfica.
O Cineclube BCE faz parte das atividades do Setor de Coleções Especiais e conta com a participação de servidores da BCE, estudantes, professores e colaboradores externos.
A programação mensal apresenta um tema ou homenagem com exibição de filmes e na última quarta-feira do mês é realizada uma roda de conversa sobre os filmes exibidos durante o mês.