A ideia inicial de formar uma coleção especializada surgiu em 2016, com o recebimento de uma grande doação de diversas revistas e graphic novels. Inicialmente, a proposta visava criar uma coleção de HQs dentro da Divisão de Coleções Especiais e no ano seguinte foi permitido a criação de um espaço próprio dedicado, com maior visibilidade, localizado na antiga sala de Atendimento ao Usuário.
Em outubro de 2017, foi instituída uma comissão para configurar e planejar as atividades e formação do Espaço, composto por servidores da BCE e pelos professores do Grupo de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos da UnB (GIBI), Priscila Borges, Luciano Mendes e Selma Regino. Contou também com a professora Regina Dalcastagné, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Literatura Brasileira Contemporânea. Planejaram e executaram desde as paredes, estantes, logo, ao evento e oficinas de inauguração!
Inaugurado em 5 de abril de 2018, concomitantemente à realização da I Jornada de Histórias em Quadrinhos da UnB, tivemos nossa primeira oficina de ilustração, ministrada pela quadrinista belga Flore Balthazar (em parceria com a Embaixada do Reino da Bélgica, Casa de Cultura da América Latina/UnB)! Houve também oficina de produção de personagens em HQ, exposição, mesa de produção independente em HQ, conferência “Mulheres e histórias em quadrinhos” com a participação de Taís Koshino (!) e Renata Rinaldi (!!) e uma feira de quadrinhos independentes.
Em julho de 2018, após a inauguração em período de greve, o Espaço é aberto ao público, mas somente para consulta local do acervo.
Em agosto foi instalada uma TV com acesso ao YouTube e Netflix, além de um aparelho de DVD. A ante-sala de leitura transformou-se em nossa sala de cinema! Todos os transeuntes vindos ao novo semestre olhavam intrigados para a nova sala, alguns se aventuravam, entraram e raramente saíram!
Em setembro ocorreu a participação do Espaço na Semana Universitária da UnB (Semuni), no eixo temático “Arte, Cultura e Sociedade”, oferecendo uma visita guiada ao Espaço e atividades como a EXPOPOP (exposição de obras de alunos), Feira POP (compra, venda e troca de livros e HQs), I Oficina de RPG (organizada pelo aluno de História, Matheus Maciel), Introdução ao Xadrez (com os bibliotecários Diule Queiroz e Romélio), Introdução aos Board-Games modernos (com o bibliotecário Fernando Silva), Desenhos em Perspectiva básico (Thaís Saager) e a palestra Tipos de HQ (com o aluno de Letras Matheus Calci)! A Ludoteca e Orgutal (luderias de Brasília), ofereceram brindes aos participantes em algumas oficinas.
Em outubro, devido à grande demanda e movimentação no segundo semestre de 2018, o acervo de quadrinhos é por fim cedido ao empréstimo domiciliar! A equipe de atendimento do Espaço apresenta uma mascote, a Ratinha (de biblioteca) Maju, na proposta de ser uma tirinha despretensiosa de promoção do local… As mesas de board-games e as disputas de xadrez formam grandes pontos de encontro e disputa, o Espaço inaugura um ranking mensal. Todas as quartas é apresentado um novo board-game. As mesas de RPG começam a aumentar, criando-se um grupo no whatsapp (com mais de cem participantes!) organizado pelos próprios alunos para combinarem sessões de jogos!
Em novembro temos o primeiro evento temático de RPG, com participações de grandes grupos da cidade, como D30 RPG e Green Peanuts Tavern, em tema “especial de natal”, antecipando o período de fim de semestre, trabalhos, provas e férias acadêmicas…
Em dezembro de 2018, a publicação do primeiro ranking semestral de jogos, com nosso mestre Eduardo Seiyoshi (aluno de Estatística) em primeiro lugar, seguido de Victor Pimentel (aluno de Ciências Biológicas) em segundo, numa disputa acirrada, dia a dia, ponto a ponto, até o último dia do semestre! (confira os rankings completos em nossas redes sociais e na seção Atividades/jogos) – linkar com seção referente ao arquivo 2.2. No Xadrez, Lucas Granich (aluno de Geofísica) é consagrado campeão entre os alunos! Os alunos Ruthison Tharley, Mateus de Morais, Isabella Fernandes, Edna de Almeida e Kairo Hama são nossos leitores que mais pontuaram empréstimos de HQs em nosso “Os 5 mais leitores 2018”!
O ano de 2019 inicia com a expansão do acervo de jogos (através de doações) e de quadrinhos (doações e compras no decorrer do ano).
O semestre inicia em março com a inauguração da HQ Club (LINKAR com o item referente do arquivo 2.2), com debates aficionados por parte dos participantes e com a II OFicina de RPG, desta vez acrescentando a palestra “Mulheres no RPG”, pela aluna Ana Beatriz Said.
Em abril iniciamos a Resenha POP, feita pelos nossos leitores TOP5 do ano anterior, sobre títulos que eles leram e nos recomendam! Maio foi mês preparatório para o primeiro aniversário do Espaço POP, no mês seguinte!
Em junho ocorre a II Jornada em Quadrinhos da UnB, repetindo a EXPOPOP, Feira POP, oficinas de RPG, xadrez e board-games (desta vez com Seiyoshi e Adriano Sampaio). Trouxemos também a discussão para o lado acadêmico do assunto. Como convidado externo tivemos o professor Waldomiro Vergueiro (USP) na palestra “História das HQs no Brasil” e no Simpósio “Quadrinhos e Política” com mediação da professora Selma Oliveira. Tivemos a palestra Gestão de Coleções de HQ (com o bibliotecário Fernando Silva), Bibliotecas Lúdicas: a experiência do Espaço POP (com a bibliotecária Ana Flávia Kama e o professor Luciano Mendes), Biblioterapia (com a aluna formanda Fabíola Freitas, orientada da professora Ivette Kafuri), Panorama geral das HQs (com Matheus Calci) e a mesa Produção Independente de HQ, com Renata Rinaldi, Verônica Saiki, Ciro Marcondes e Flyp Team!
O primeiro semestre se encerra com férias merecidas e o segundo inicia com novos frequentadores, campeões, leitores, sonhadores, e a SEMUNI é realizada nos mesmos moldes do ano anterior. Mas o principal é que conseguimos estender nosso horário de atendimento (o inicial era de 8h às 18h), agora adentramos o início da noite até as 20h!
2020 é o ano de exceção para todos, de adaptações e replanejamentos. Pandemia (muito diferente do jogo de nosso acervo), covid-19 ou Coronavírus, biblioteca de portas fechadas, semestre suspenso, isolamento social, e semestre com aulas on-line. Esperamos, ao retornar, encontrar todas as pessoas bem, superadas do desafio, prontos a as acolher!
No retorno pós-pandemia, em abril de 2022, finalmente de portas abertas recebendo nosso público, descobrimos que vários alunos se formaram nesse período (sem direito a colação de grau, festas presenciais ou jogos cá entre nós) e conheceríamos alunos que nunca tinham pisado na UnB e já estavam em seu terceiro semestre (devido ao ensino remoto!), ávidos por nos conhecer, quebramos a marca de mais de mil seguidores em nosso insta! Era uma nova UnB!
E foi um ano de volta a todo vapor! Expandimos nosso acervo de quadrinhos com compras voltadas a comunidade LGBTQI+ e grandes doações de ex-alunos como Rafael Baldo e Yuri Barquete, entre outros (só com estes foram mais de 400 quadrinhos, incluindo livros de RPG) e voltamos com nossos eventos, inserindo em nosso calendário semestral a Semana do Orgulho Geek (sempre em maio) e a SEMUNI nos egundo semestre (onde novamente emplacamos diversas oficinas de jogos, RPG e quadrinhos).
Mas a grande novidade do ano foi uma noite de Halloween na biblioteca, com uma extensa e variada programação na madrugada, envolvendo vários setores e colaboradores da BCE, entre mostra de filmes, contos, jogos (board-games e RPG), karaoke, e visitas guiadas nas catacumbas até então desconhecidas de nosso subsolo…
Em 2023 iniciamos o ano com o acervo de board-games renovado, além de uma parceria em um projeto de extensão com a Guilda d@s Alun@s, com a bolsista Violet Vitória apoiando uma disciplina na psicologia com mesas de RPG, além de eventos programados no Espaço POP!
Mas a grande novidade foi a tão sonhada e requisitada pór todes, nossa expansão física! Ganhamos uma nova sala para os jogos, comportando agora até 40 pessoas, além da novidade dos videogames (nintendo DS, playstation 3 e X-BOX 360! Sonhamos juntos e chegamos lá, é sobre isso!
Que nossa superação pós-pandemia e volta a “normalidade” não seja nada normal, nos padrões, pois a proposta do POP sempre foi sobre inovação!