A Biblioteca Central suspendeu suas atividades presenciais e acesso ao público em suas bibliotecas desde o dia 13 de março de 2020, de acordo com o Ato da Reitoria nº 419/2020, o qual seguiu as recomendações distritais, nacionais e internacionais de contenção da covid-19. A BCE permanece oferecendo serviços remotos ao público, assim como alguns serviços presenciais de acordo com o Plano de Retomada das Atividades na Biblioteca Central.

Etapas e serviços presenciais
Considerando que a Biblioteca Central presta suporte ao ensino, as atividades de atendimento ao/à usuário/a essencialmente presenciais serão retomadas parcialmente, distribuídas em quatro etapas, que serão liberadas como previsto no Plano Geral de Retomada das Atividades na Universidade de Brasília, de acordo com a adaptação do serviço à essa realidade, seguindo as orientações da UnB e autoridades de saúde.

Confira os serviços presenciais, dias e horário de atendimento oferecidos em cada etapa de retomada da BCE:

null
empréstimo agendado para docentes, devoluções emergenciais e empréstimo agendado de notebooks.
Dias e horários: terça e quinta-feira, das 08h às 11h e das 14h às 17h.
null
empréstimo agendado para docentes e discentes de pós-graduação, devoluções emergenciais e empréstimo agendado de notebooks.
Dias e horários: terça e quinta-feira, das 08h às 11h e das 14h às 17h.
null

ETAPA ATUAL

empréstimo agendado para docentes e discentes de pós-graduação e graduação, devoluções emergenciais, empréstimo agendado de notebooks e reabertura parcial dos salões de estudo com acesso ao wi-fi e Laboratórios de Acesso Digital (LAD) com capacidades reduzidas e por agendamento prévio.
Dias e horários: segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira, das 07h30 às 12h30, das 13h30 às 18h30 e das 19h30 às 23h30.

null
empréstimo agendado para docentes e discentes de pós-graduação e graduação, devoluções emergenciais, empréstimo agendado de notebooks e ampliação dos salões de estudo com acesso ao wi-fi e Laboratórios de Acesso Digital (LAD).
Dias e horários: segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira, das 07h30 às 12h30, das 13h30 às 18h30 e das 19h30 às 23h30.
null
retomada completa dos serviços presenciais da BCE.
Dias e horários: segunda à sexta-feira: 24h; sábados, domingos e feriados: das 07h às 19h.
Espaços de estudo e uso comum
Os salões de estudos e os Laboratórios de Acesso Digital (LAD) estão parcialmente abertos mediante agendamento prévio e com suas capacidades reduzidas. Os demais espaços de uso comum ficarão fechados enquanto perdurar a pandemia da covid-19.

Salões de estudos

ABERTOS:
– salão da referência, localizado no térreo da Biblioteca Central (à direita de quem entra na biblioteca), com capacidade para 100 pessoas sentadas, com distanciamento seguro.

– salão do multimeios, localizado no subsolo da Biblioteca Central (à direita de quem entra na biblioteca), com capacidade para 36 pessoas sentadas, com distanciamento seguro.
– salão da reserva, localizado no subsolo da Biblioteca Central (à esquerda de quem entra na biblioteca), com capacidade para 56 pessoas sentadas, com distanciamento seguro.
– salão da periódicos, localizado no primeiro andar da Biblioteca Central, com capacidade para 159 pessoas sentadas, com distanciamento seguro.

Laboratórios de Acesso Digital

ABERTO:
– Laboratório de Acesso Digital 3 (LAD 3), localizado no subsolo da Biblioteca Central, ao lado da lanchonete, com capacidade para 20 pessoas sentadas, com distanciamento seguro.

Cabines de estudo individual e em grupo

Fechadas nas etapas 0, 1, 2 e 3.

Espaço POP e Espaço Direitos Humanos

Fechado nas etapas 0, 1, 2 e 3.

Auditório, sala de treinamento e sala de videoconferência

Fechados nas etapas 0, 1, 2 e 3.
Coleções especiais e obras raras
Consultas ao acervo de Coleções Especiais e Obras Raras deverão ser agendadas com antecedência. Os/as interessados/as deverão enviar e-mail para colesp@bce.unb.br, para consultas ao acervo de Coleções Especiais, e obrasraras@bce.unb.br, para consultas ao acervo de Obras Raras
Doações
Os interessados em doar materiais à BCE deverão encaminhar uma lista do material ofertado para o e-mail selecao@bce.unb.br, contendo as informações de título, autor e ano de publicação, a fim de que sejam pré-selecionados e agendada a entrega dos materiais.