Manuscritos medievais

Os manuscritos medievais correspondem a um conjunto de manuscritos trecentistas (século XIV), com escrita gótica librária rendonda, com cerca de 169 fólios em pergaminho, distribuídos entre três obras: Flos Sanctorum (81 fólios), Livro das Aves (8 fólios e meio), únicos conhecidos em português e Diálogos de São Gregório (80 fólios), um de quatro conhecidos em português. 

As obras, de modo geral, tratam de doutrina e de modelo de comportamento dentro dos preceitos cristãos da época, apresentando registro histórico dos credos e costumes ainda hoje praticados nos mosteiros. 

Os manuscritos são importantes para os estudos linguísticos das características gramaticais e lexicais do português arcaico, a dialectologia histórica da língua portuguesa, propiciando o conhecimento de aspectos históricos desse idioma e estudos sobre a distribuição geográfica de fenômenos fonéticos, gramaticais ou lexicais, devido à transposição da língua portuguesa em diferentes contextos geográficos e geopolíticos, como aconteceu no Brasil. Também são ricas fontes na compreensão da genealogia da cultura política presente na sociedade brasileira.  

Para acessar os manuscritos medievais em formato digital, clique aqui! 

Pesquisa e visita

Realizadas apenas por agendamento pelo e-mail obrasraras.bce@unb.br

Consulta

A consulta é local, mediante apresentação de documento de identificação.

Localização e Funcionamento

1º andar, Biblioteca Central | Segunda a sexta, das 7h as 19h

Contato

(61) 3107-2684 | obrasraras.bce@unb.br

Rolar para cima
Pular para o conteúdo