Repositório Institucional

Teses e Dissertações

O Repositório Institucional da UnB (RIUnB) é um serviço de informação mantido pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade de Brasília (SiB-UnB) para o armazenamento, preservação e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade de Brasília.

Sim. A emissão do diploma está condicionada a entrega de uma cópia em formato digital para ser incorporada ao acervo digital da Biblioteca Central.

O aluno deverá entregar na SECRETARIA do curso de pós-graduação de sua unidade acadêmica uma cópia do trabalho em TEXTO COMPLETO (em formato Word ou PDF), sem bloqueio de conteúdo. O aluno deverá verificar na secretaria do curso se o trabalho deverá ser entregue em CD, ou via e-mail.

O termo de autorização está dividido em três partes. A primeira refere-se à identificação do autor e do trabalho. A segunda parte refere-se à informação sobre o acesso ao documento. E a terceira parte refere-se à licença de permissão de uso do trabalho.

O termo de autorização está disponível na página da Biblioteca Central.

Algumas teses e dissertações não podem, por motivos específicos, serem disponibilizadas na integra em uma biblioteca digital que tem como filosofia o acesso aberto à informação acadêmica. Tais restrições se devem a alguns casos específicos como trabalhos passiveis de patenteamento, dados sigilosos e/ou qualquer outro motivo que possa comprometer a integridade do trabalho. Nestes casos específicos, o aluno deverá solicitar publicação parcial e especificar os capítulos que deverão ficar restritos. É imprescindível enviar uma justificativa junto ao termo de autorização. Baixe aqui o modelo de justificativa.

Sim, dentro do primeiro ano de restrição o autor pode solicitar uma única vez que o prazo seja prorrogado por mais um ano mediante justificativa para o pedido. O autor deverá preencher um formulário solicitando a prorrogação do prazo e justificar o motivo pelo qual necessita desta prorrogação. Baixe aqui o formulário.

Se decorrido o prazo máximo de dois anos ainda se mantenha a necessidade de restrição, uma solicitação deverá será submetida à avaliação do Decanato de Pós-Graduação (DPG) e o prazo somente será prorrogado mediante aprovação pelo DPG.

Sim, mediante justificativa. O autor deverá preencher um formulário solicitando a restrição parcial ou total do conteúdo do trabalho. A solicitação será submetida à avaliação do Decanato de Pós-Graduação (DPG) e o prazo somente será prorrogado mediante aprovação pelo DPG. Baixe aqui o formulário.

Sim. Mas a solicitação de troca deverá ser autorizada através de um processo que será apreciado pelo Decanato de Pós-Graduação e uma Comissão do Programa de Pós-Graduação. Ressaltando que, verificados traços de qualquer cópia indevida de outros trabalhos no procedimento de análise o processo será imediatamente encaminhado para a Comissão de Direitos Autorais (CAD) da UnB.
Por ser um processo extremamente complicado, sugerimos que a completa revisão do texto seja feita antes de enviar seu trabalho digital à Biblioteca Central.

A Biblioteca Central não recebe teses e dissertações impressas desde 2015. O aluno discente deve enviar somente o trabalho em formato digital. Sendo assim, o armazenamento de trabalhos impressos fica a critério dos cursos de pós-graduação que poderão, ou não, solicitar uma cópia impressa.

A Biblioteca Central possui um vocabulário controlado e não necessariamente utiliza as palavras-chave indicadas pelo autor.

Estão disponíveis no repositório institucional, as teses e dissertações defendidas a partir de 2006. Entretanto, é possível encontrar alguns trabalhos anteriores a 2006, embora não fosse obrigatório o envio.

Sim. Para disponibilizar uma tese ou dissertação anterior a 2006, é necessário entrar em contato com a equipe do repositório institucional, que irá indicar os procedimentos necessários. Clique AQUI para entrar em contato.

Por “acesso aberto” à literatura, deve-se entender a disposição livre e pública na Internet, de forma a permitir a qualquer usuário a leitura, download, cópia, impressão, distribuição, busca ou o link com o conteúdo completo de artigos, bem como a indexação ou o uso para qualquer outro propósito legal. No entendimento das organizações que apoiam o acesso aberto, não deve haver barreiras financeiras, legais e técnicas outras que não aquelas necessárias para a conexão à Internet. O único constrangimento para a reprodução e distribuição deve ser o controle do autor sobre a integridade de seu trabalho e o direito à devida citação. Fonte: http://each.usp.br/machado/art04-05/jorge_machado-acesso_aberto.html. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenadoria de Gestão da Informação Digital: (61)3107-2683 ou repositorio@unb.br.

repositorio@unb.br

De 2ª a 6ª, das 7h às 19h