Brasiliana
Este acervo reúne duas coleções lançadas na década de 1930, a Brasiliana, série V de uma coleção mais ampla intitulada Biblioteca Pedagógica Brasileira, e a Documentos Brasileiros. Ambas as coleções visavam publicar títulos clássicos e inéditos, antigos e contemporâneos, que refletissem o Brasil do passado e do presente naquela época.
A coleção Brasiliana foi lançada em 1931 pela Companhia Editora Nacional e foi dirigida pelo famoso educador Fernando de Azevedo. Entre os títulos de autores já consagrados naquele período estão: A escravidão africana no Brasil, de Evaristo de Moraes, Viagem ao Araguaia, de Couto de Magalhães e Evolução do povo brasileiro, de Oliveira Viana. Também foram lançadas obras inéditas, como por exemplo, Raça e assimilação, também de Oliveira Viana, Os Africanos no Brasil, de Nina Rodrigues, D. Pedro II, de Visconde de Taunay, Mocidade e exílio, do Rui Barbosa, entre outros. As obras de viajantes estrangeiros também foram frequentes nesta coleção, que publicou, por exemplo, títulos de Saint-Hilaire e Spix e Martius.
Empréstimo
A consulta às obras é apenas local. Para consultar basta se dirigir ao setor de Coleções Especiais e realizar o empréstimo do item desejado.
Localização e Funcionamento
Subsolo da BCE
De Segunda a Sexta, das 7h às 19h
Reservas de itens através do email ou pelo formulário de agendamento.
colesp.bce@unb.br