Visando a integridade e qualidade dos trabalhos acadêmicos produzidos pela universidade, em maio de 2020 a Universidade de Brasília adquiriu, por meio do Decanato de Pós Graduação (DPG) um software para auxiliar a comunidade acadêmica durante a elaboração dos trabalhos de pesquisa, o Turnitin.

Dentre os módulos oferecidos pela empresa, foi adquirida a licença do OriginalityCheck, que detecta similaridades entre os textos analisados e outros trabalhos já publicados ou em fase de publicação, preservando assim a integridade acadêmica das publicações científicas apresentadas e evitando que os trabalhos desenvolvidos na UnB possam vir a serem considerados plágios no futuro.

A implementação do sistema na Universidade de Brasília se deu em fases. A primeira priorizou o acesso direto dos docentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação, e em seguida, todos os docentes tiverem acesso indireto a todas as funcionalidades adquiridas por meio da integração do software com a plataforma Moodle.

Para mais informações, confira os tutoriais desenvolvidos pela equipe da Coordenadoria de Gestão da Informação Digital (BCE/GID) ou envie e-mail para turnitin@bce.unb.br.

 

Guia de utilização do Turnitin para docentes

Guia de utilização do Turnitin - Moodle

Treinamento Turnitin