Coleção composta por um acervo lato de obras raras, cobrindo quase todas as áreas do conhecimento, formado por manuscritos antigos e modernos, primeiras edições de autores brasileiros e portugueses, periódicos literários nacionais e portugueses do século XIX e início do século XX e edições raras de comprovada importância ao estudo e à pesquisa em diversos assuntos. Possui também edições de arte, obras em miniatura, folhetos, separatas, jornais, ex libris, mapas, medalhas e moedas.
Ex libris é uma marca, um verdadeiro título de propriedade, que identifica os livros de uma pessoa ou biblioteca. É constituído pelo nome e desenho do proprietário, representando sua cultura, personalidade, atividade profissional e tendências pessoais.
Os originais dos romances “Água-Mãe” de José Lins do Rego e “As Razões do Coração” de Afrânio Peixoto; pareceres de Rui Barbosa; cartas de políticos, religiosos e literatos (Camilo Castelo Branco, Carlos Drummond de Andrade, Cassiano Nunes, entre outros).
Três Códices Pergamináceos portugueses do séc. XIV: Livro das aves (ornado com iluminuras em vermelho e azul), Flos Sanctorum e Diálogos de São Gregório .
Composta de 70 (setenta) obras de, ou sobre Hipócrates.
Composta de 198 livros de, sobre, prefaciados ou traduzidos por Camilo Castelo Branco.
Edições de arte da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, ilustradas com gravuras feitas por grandes artistas plásticos brasileiros (Portinari, Di Cavalcanti, Darel, Lívio Abramo, entre outros), com 23 títulos publicados entre de 1934 a 1969, em tiragem de 120 exemplares.
Fundo de Arquivo composto da documentação deixada pelo político, escritor e empresário Carlos Lacerda, com cerca de 60.000 documentos. Está dividido nas séries: Vida Pessoal, Produção Intelectual, Vida Empresarial e Vida Política, com material entre os anos de 1883 e 1977.