P: Qual o horário de funcionamento da biblioteca?
P: A BCE realiza atendimento por WhatsApp?
R: A BCE não oferece atendimento por WhatsApp, mas disponibiliza a lista de transmissão, um serviço no qual você pode se inscrever para receber por WhatsApp informações pertinentes, como: notícias sobre o horário de funcionamento, eventos, avisos gerais produtos e serviços da instituição. Para se inscrever: salve nos contatos de seu celular o número (61) 3107-2703 e nos envie uma mensagem com seu nome e sobrenome solicitando sua inclusão.
P: Como posso saber se a biblioteca possui a obra de que necessito?
R: Você deve fazer a consulta no catálogo da BCE: www.bce.unb.br. Utilizando a opção de ‘’Pesquisar’’, localizada na página inicial do site.
P: Qualquer pessoa pode ter acesso à biblioteca?
R: A biblioteca pode ser acessada livremente por todo e qualquer usuário, dentro dos horários determinados e com respeito às normas do prédio central e das setoriais:
P: Quantos e quais salões de estudo existem na BCE?
R: A BCE possui 5 salões de estudo disponíveis para toda a comunidade acadêmica e público em geral. São eles:
Nome | Pavimento | Tipo de estudo | Nível de ruído indicado |
Salão de Estudos Macunaíma | 1º andar | Individual | Muito baixo |
Salão de Estudos Capitu | Térreo | Individual e compartilhado | Baixo |
Salão de Estudos Bibiana | Térreo | Individual e compartilhado | Baixo |
Salão de Estudos Diadorim | 1º Subsolo | Individual e em grupo | Moderado |
Salão de Estudos Macabéa | 1º Subsolo | Individual e em grupo | Moderado |
P: Quem pode fazer empréstimos na biblioteca?
P: Quais os procedimentos de empréstimo?
- Clique na opção desejada (Empréstimo ou devolução);
- Clique em Digite o número do CPF;
- Digite o número do seu CPF e Entrar;
- Digite sua senha e Entrar;
- Coloque todos os livros sobre a mesa de vidro e empurre até o fundo; Obs.: É necessário depositar os livros sobre mesa de vidro. O sistema não desabilita o alarme de segurança se apenas “passar o livro no leitor”.
- Confira cuidadosamente a lista de livros que aparece na tela e confirme;
- O comprovante de empréstimo será encaminhado ao e-mail cadastrado no ato da matrícula. Para consultar, acesse aqui: Minha conta
P: Como ativar o cadastro?
P: Como localizar livros?
P: Como localizar periódicos?
P: É cobrada alguma taxa pelo empréstimo?
R: Não, a BCE não cobra taxa para empréstimo de quaisquer materiais de seu acervo.
Contudo, a devolução de material fora do prazo estipulado implica em pagamento de multa, calculada por dia de atraso para cada obra ou serviço de acordo com o Ato da Reitoria n.1886/08:
Livro/ Dia : R$ 0,90 , para cada livro retirado
Periódicos/ Dia: R$ 0,90, para cada periódico retirado
Multimeios/ Dia: R$ 1,50, para cada material retirado
Livros da sala de Reserva/ Hora (são disponibilizados por no máximo 3 horas para cada empréstimo) : R$ 1,00
Cabine de estudo/ Hora (colocar o máximo de horas disponibilizadas para cada cabine) – R$ 1,00
P: Posso retirar livros sem apresentar meu cartão de identificação?
P: Posso retirar livros sem apresentar meu cartão de identificação?
P: Sou estudante de outra Universidade. Posso retirar livros?
R: O empréstimo para usuários de outras universidades não é permitido pela BCE/UnB, mas a biblioteca conta com amplo espaço para consulta e estudo locais, bem como máquina de auto-digitalização, copiadoras e acervo digital para determinadas obras.
P: Como funcionam as bibliotecas digitais?
P: Tenho um livro em atraso. Posso retirar outro?
R: Usuários com atraso na devolução de exemplares permanecem com o cadastro bloqueado para empréstimo de outros exemplares, até que o(s) anterior(es) sejam devolvidos.
P: Posso retirar livro tendo multa?
R: Ainda que tenha devolvido o exemplar, é necessário que o usuário pague a taxa cobrada por atraso de devolução do livro.
P: É possível renovar o empréstimo postergando o prazo de entrega?
R: O usuário poderá renovar o material desde que não haja reserva para ou mesmo ou que já esteja com atraso. O prazo de renovação é pelo mesmo período do empréstimo e pode ser feito via internet por até cinco vezes. Após isso, deverá ser solicitado na própria biblioteca, portando o material emprestado e retirando novamente nas ilhas de atendimento.
P: Como ex-estudante posso pegar livros das bibliotecas da UnB?
R: Por enquanto, não. O convênio com a Associação de Ex-Alunos da UnB, a Alumni, está encerrado.
P: Posso devolver um livro na BCE que tenha sido emprestado numa biblioteca de outro campus (FGA, FUP ou FCE)?
R: Não. Os livros emprestados na BCE devem ser devolvidos apenas na BCE, assim como os livros emprestados das bibliotecas setoriais devem ser devolvidos em suas bibliotecas de origem.
P: Posso filmar e fotografar dentro da BCE?
P: Qual a senha para empréstimo?
R: Ao realizar o cadastro nas ilhas de atendimento, o usuário escolhe uma senha entre quatro e seis dígitos para utilizar durante o período em que estiver matriculado e cadastrado na BCE.
P: É possível trocar a senha?
P: É possível fazer cópias de materiais do acervo da biblioteca?
R: No 1º subsolo da BCE, existe uma copiadora onde é permitido fazer cópias dos exemplares de todos os acervos, sendo que, para o caso dos acervos de consulta local, o responsável pelo setor deverá acompanhar o usuário, a fim de recolher o exemplar para devolução ao local, assim que o procedimento de cópia for concluído. Além da copiadora, também são disponibilizados scanners de autoatendimento para digitalização dos materiais disponíveis no acervo.
Nas Bibliotecas Setoriais das Faculades do Gama, Ceilândia e Planaltina também são disponibilizados scanners de autoatendimento.
P: Como ter acesso à base de dados da biblioteca?
P: É necessário utilizar a carteirinha da biblioteca (identidade institucional) na autodevolução?
R: Não.
P: Qualquer pessoa pode devolver material na autodevolução?
R: Sim. Não é necessário que o usuário, responsável pelo empréstimo, devolva os seus livros no serviço de autodevolução. Após o material ser devolvido, solicitar a impressão do recibo.
P: Como obter o nada consta?
R: Estudantes, docentes e técnico-administrativos da UnB não precisam solicitar à BCE a emissão do Nada Consta, já que a verificação e a informação referente à situação do formando junto à Universidade devem ser feitas entre as Unidades da UnB, de acordo com o Ato da Reitoria n. 1113/2017. Para mais informações sobre a emissão de nada consta, acesse a página do serviço.
Contudo, mesmo não sendo necessário e de forma excepcional, caso o/a estudante deseje o envio do nada consta pela Biblioteca, solicitamos que compareça à Biblioteca Central portando documento de identificação com foto e CPF.
P: Como o acervo é dividido?
- Acervo geral: livros, folhetos, teses e dissertações;
- Espaço Direitos Humanos: acervo com livros voltados para a temática de direitos humanos;
- Folhetos: publicações com até 49 páginas, separadas do acervo geral, para facilitar a localização;
- Coleções especiais:
- OAE: Organismos Internacionais e Assuntos Especiais: Acervo composto por livros da Editora, produção científica da Universidade, publicações de organismos internacionais e acervos especiais;
- Mapoteca: mapas cartográficos;
- Multimeios (MTM): acervo de materiais de multimídia (slides), diafilmes, microfilmes, microfichas, fitas-rolo, discos de vinil, CDs, DVDs, partituras, filmes 16mm e fitas de videocassete. A BCE disponibiliza 5 (cinco) cabines para audição e visualização de programas de áudio e vídeo, com equipamentos para uso no local;
- Obras Raras (OBR): livros, folhetos, periódicos, entre outros documentos de valor histórico;
- Cassiano Nunes: acervo com obras de Cassiano Nunes;
- Arquivo Carlos Lacerda: acervo com obras de Carlos Lacerda;
- Periódicos: acervo de revistas que possui cerca de 3700 títulos;
- Referência: acervo composto por materiais de consulta rápida, como dicionários, enciclopédias, entre outros;
- Espaço POP: acervo composto de histórias em quadrinhos, graphic novels e jogos de tabuleiro.
P: Posso acessar as bases de dados fora das imediações da UnB?
P: Posso comer e beber na Biblioteca?
R: Não é possível se alimentar no interior da biblioteca. A Lanchonete outrora localizada no 1º subsolo da BCE, encontra-se temporariamente desativada.
P: A Biblioteca dispõe de sala de estudos em grupo?
R: Há salas de estudo em grupo em dois espaços da Biblioteca:
- Térreo: extremidades do acervo geral, sendo as salas pares localizadas na parte esquerda e as ímpares, na direita.
- Subsolo: logo no início do Salão de Estudos Diadorim.
Para empréstimo das cabines, procure as Ilhas de Atendimento.
P: Como posso solicitar a confecção da ficha catalográfica?
P: Posso imprimir meu boleto para pagamento de multa na Biblioteca?
P: Posso digitalizar o comprovante de pagamento e a guia e solicitar a baixa da multa por e-mail?
R: O comprovante pode ser entregue pessoalmente ou enviado para o e-mail comprovantes.bce@unb.br, preenchendo com o assunto “Comprovante de multa” e, no corpo da mensagem, identificando-se com nome completo, CPF e matrícula.
P: Sou funcionário terceirizado da UnB. Posso emprestar material nas bibliotecas da UnB e das setoriais?
P: Sou aluno de ensino a distância (EaD). Posso emprestar material nas bibliotecas da UnB?
R: Sim, o aluno de ensino a distância pode pegar material emprestado na biblioteca. Para isso deverá se dirigir até uma das bibliotecas da UnB e levar um documento com foto e um comprovante de matrícula de aluno regular. Este documento deve conter o número de matrícula do aluno.
P: É realizada conferência dos materiais na saída?
R: Na entrada da biblioteca há três catracas. As duas catracas das laterais são acompanhadas de um balcão para cada, onde encontra-se um vigilante com máquina de leitura e com sensores magnéticos na passagem. A catraca do meio é destinada para a entrada dos usuários, sendo as outras duas para a saída. De acordo com a norma 01/2016 da BCE, é atribuição dos vigilantes verificar todo o material que sai da BCE, quer seja às mãos dos consultantes ou dentro de pastas, pacotes, embrulhos, sacolas, bolsas, etc., sem exceções.
P: Perdi livro ou outro material da Biblioteca que estava emprestado comigo. O que fazer?
R: Ao perceber o extravio ou o dano no exemplar sob sua responsabilidade, deverá entrar em contato imediatamente com a Biblioteca para iniciar o processo de reposição. Envie e-mail para emprestimos, bce@unb.br e aguarde as instruções.
Para mais informações, acesse a seção sobre reposição de material danificado ou extraviado na página de Empréstimos (clique aqui).