Com as atividades presenciais suspensas, a BCE oferecerá capacitações remotamente, por meio do Microsoft Teams. Confira a seguir mais informações sobre cada uma delas!

Em caso de dúvidas, entre em contato:  informacoes@bce.unb.br




Sobre as capacitações

A partir do Ato da Reitoria nº 419/2020, enquanto medida de enfrentamento referente à COVID-19, o Sistema de Bibliotecas da Universidade de Brasília (SiB-UnB) suspendeu as atividades presenciais como também o acesso do público as suas bibliotecas. Contudo, as bibliotecas do SiB-UnB permaneceram oferecendo seus serviços remotos ao público.

A BCE UnB oferecerá um conjunto de oito capacitações que visam ao desenvolvimento de competências para identificação, recuperação, uso, organização e comunicação da informação, fornecendo ferramentas e recursos de aprendizagem. São elas:

Identificação, Recuperação e Uso da Informação:
1) Fontes de informação para pesquisa;
2) Pesquisa em bases de dados;

Organização da Informação:
3) ABNT para trabalhos acadêmicos;
4) APA para trabalhos acadêmicos;
5) Gerenciadores de referência;

Comunicação da Informação
6) Comunicação e divulgação científica;
7) Currículo Lattes;
8) Recursos para identificação de autoria e produção acadêmica.

Cada capacitação tem um público-alvo específico, mas toda a comunidade acadêmica poderá se inscrever: estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e servidores/as técnico-administrativos.

As referidas capacitações serão oferecidas por meio do ambiente virtual no Microsoft Teams.

Objetivos: apresentar as normas da ABNT voltadas à confecção de trabalhos acadêmicos; ensinar técnicas de confecção de citações; apresentar técnicas e locais de consulta para confecção de referências; apresentar elementos essenciais e complementares que compõem a estrutura de um trabalho acadêmico.
Tópicos básicos da ação:


















                    • Introdução: O que é a ABNT e outro padrões existentes; Por que normalizar;










                    • Norma 10520 – Citação: Citação direta, indireta e citação de citação (apud); Recursos da citação (interpolação; supressão destaque; tradução); Diferenças entre sistema autor-data e numérico;










                    • Norma 6023 – Referências: Apresentação das referências no trabalho; Diferentes modelos de referência – onde consultá-las para a elaboração; Tipos de autoria nas referências; Plágio;










                    • Norma 14724 – Apresentação de trabalhos acadêmicos: Elementos pré-textuais; Elementos textuais; Elementos pós-textuais.




















Competências a serem adquiridas com a ação: conhecimento sobre a organização e estrutura de um trabalho acadêmico, bem como questões que envolvem o não cometimento de plágio, como a elaboração de citações e referências no padrão ABNT.
Quem pode se inscrever:
comunidade acadêmica (estudantes, docentes, técnico-administrativos da UnB).
Público-alvo: alunos de graduação a partir do 3º semestre e alunos de pós-graduação da UnB.
Duração: 01 hora.
Vagas: 30 participantes.

Objetivos: apresentar as normas da APA voltadas à confecção de trabalhos acadêmicos em Psicologia e áreas relacionadas; apresentar.
Tópicos básicos da ação:


































                                    • Introdução: O que é a APA e outro padrões existentes; Por que normalizar;


















                                    • Citação: Citação direta, indireta e citação de citação (apud); Recursos da citação (interpolação; supressão destaque; tradução); Diferenças entre sistema autor-data e numérico;


















                                    • Referências: Apresentação das referências no trabalho; Diferentes modelos de referência – onde consultá-las para a elaboração; Tipos de autoria nas referências; Plágio;
                                    • Regras Gerais para estruturação de trabalho acadêmico em Psicologia e áreas relacionadas.




























Competências a serem adquiridas com a ação: conhecimento sobre a organização e estrutura de um trabalho acadêmico no padrão APA.
Quem pode se inscrever: comunidade acadêmica (estudantes, docentes, técnico-administrativos da UnB).
Público-alvo: alunos de graduação a partir do 3º semestre e alunos de pós-graduação da UnB.
Duração: 01 hora.
Vagas: 30 participantes.

Objetivos: apresentar caminhos possíveis para comunicar resultados de pesquisas realizadas no âmbito acadêmico, dentro e fora da comunidade científica.
Tópicos básicos da ação:






















                    • Introdução: apresentação de conceitos, função e benefícios;
                    • Fluxos de publicação e disponibilização de resultados de pesquisas;
                    • Ferramentas para publicação e disponibilização de resultados de pesquisas.



















Competências a serem adquiridas com a ação: conhecimento geral sobre os meios possíveis para a divulgação e disponibilização de resultados de pesquisas.
Quem pode se inscrever:
comunidade acadêmica (estudantes, docentes, técnico-administrativos da UnB).
Público-alvo:
alunos de pós-graduação da UnB, docentes.
Duração:
01 hora.
Vagas:
30 participantes.

Objetivos: apresentar a Plataforma Lattes e capacitar estudantes para elaboração e atualização de seus respectivos currículos.
Tópicos básicos da ação:












              • Introdução: O que é e para quê serve a Plataforma Lattes;







              • Recursos: Estatísticas gerais; Pesquisa de currículos;







              • Elaborando currículo: Como iniciar a criação de um Currículo Lattes;







              • Atualizando currículo: Como atualizar o Currículo Lattes; Principais campos para a atualização e inserção de informações no currículo;







              • Dúvidas: Dúvidas frequentes sobre a ferramenta.














Competências a serem adquiridas com a ação: autonomia para criação e atualização de currículo acadêmico para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa.
Quem pode se inscrever: comunidade acadêmica (estudantes, docentes, técnico-administrativos da UnB).
Público-alvo:
comunidade acadêmica (estudantes, docentes, técnico-administrativos da UnB).
Duração: 01 hora.
Vagas:
30 participantes.

Objetivos: apresentar recursos confiáveis que reúnem informação, de todas as áreas do conhecimento, e que atendam às necessidades informacionais da comunidade acadêmica.
Tópicos básicos da ação:




                • Introdução: apresentação de conceitos e tipologias;
                • Recursos informacionais confiáveis, por tipo.























Competências a serem adquiridas com a ação:
Conhecimento geral sobre fontes de informação e sobre recursos para recuperação da informação em fontes confiáveis.
Quem pode se inscrever:
comunidade acadêmica (estudantes, docentes, técnico-administrativos da UnB).
Público-alvo:
alunos de graduação da UnB.
Duração:
01 hora.
Vagas: 30 participantes.

Objetivos: apresentar processo de automação de confecção de citações, referências e organização para confecção de trabalho acadêmico.
Tópicos básicos da ação:








          • Introdução: O que é o Mendeley; Principais características; O que fazer com o Mendeley; Cadastro, Login e download do Gerenciador (apenas explicação); 





          • Apresentação do Mendeley Web (versão do navegador de internet): Feed; Library (Biblioteca); Suggest (Sugestões); Groups (Grupos); Search (Pesquisa na base do Mendeley);





          • Apresentação do Mendeley Desktop (versão instalada no computador): Inclusão de referências e/ou documentos no Mendeley: entrada manual, upload de arquivos, importação Web, dentre outras formas; Funcionalidades de organização dos arquivos; Leitura de arquivos PDF; Plugin de citação no Word (Mendeley Cit-o-Matic).










Competências a serem adquiridas com a ação: conhecimento sobre ferramenta de automatização de elaboração de citações e referências em vários padrões acadêmicos.
Quem pode se inscrever: comunidade acadêmica (estudantes, docentes, técnico-administrativos da UnB).
Público-alvo: alunos de graduação a partir do 5º semestre e alunos de pós-graduação da UnB.
Duração: 01 hora.
Vagas: 30 participantes.

Objetivos: apresentar estratégias gerais de recuperação da informação; apresentar as fontes de informação disponíveis na UnB e a forma de acessá-las; e fazer simulação de pesquisa em bases de dados.
Tópicos básicos da ação:












              • Como buscar informações nas bases de dados: Busca simples e avançada; Palavras-chaves; Operadores booleanos;







              • Tipos de bases de dados: *Bases de dados referenciais e de texto completo;







              • Como acessar bases de fora da UnB (acesso remoto): acesso pela rede CAFe (Portal de Periódicos da Capes; Acesso às bases Minha Biblioteca e Biblioteca Virtual Universitária da Pearson; Acesso por alteração de proxy (para as outras bases de dados;







              • Explicação sobre o que são as Bibliotecas Digitais da BCE: Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da UnB (BDM); Repositório Institucional da UnB (RIUnB); Biblioteca Digital e Sonora (BDS); Biblioteca Digital de Coleções Especiais (BDCE); Portal de Periódicos; Portal de Conferências;







              • Bases de dados disponíveis: bases de acesso livre e bases restritas;







              • Demonstração prática da busca em bases de dados.














Competências a serem adquiridas com a ação: conhecimento sobre formas de recuperação da informação em mecanismos de busca pertencentes a área de conhecimento a qual faz parte e formas de utilização de bases de dados.
Quem pode se inscrever: comunidade acadêmica (estudantes, docentes, técnico-administrativos da UnB).
Público-alvo:
alunos de graduação a partir do 5º semestre, alunos de pós-graduação da UnB, docentes, técnico- administrativos.
Duração:
01 hora.
Vagas: 30 participantes.

Objetivos: apresentar recursos que possibilitem a identificação de autoria e produção acadêmica, como também uso das ferramentas voltadas para este fim.
Tópicos básicos da ação:




                • Introdução: Apresentação das plataformas: ORCID; ResearcherID; Scopus ID; Google Scholar; ResearchGate;
                • Função e benefícios: Como o pesquisador pode realizar registro e fazer uso dessas ferramentas;
                • Dúvidas: Dúvidas frequentes sobre a ferramenta.


















Competências a serem adquiridas com a ação: Conhecimento geral sobre as ferramentas para gestão de carreira e autonomia para criação de perfis acadêmicos.
Quem pode se inscrever: comunidade acadêmica (estudantes, docentes, técnico-administrativos da UnB).
Público-alvo:
alunos de pós-graduação da UnB, docentes.
Duração: 1 hora
Vagas: 30