Repositório Institucional da UnB

O Repositório Institucional da UnB (RIUnB) é um dos serviços de informação que são mantidos pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade de Brasília (SiB-UnB) para o armazenamento, preservação e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade de Brasília.

Com ênfase voltada predominantemente para a produção científica da Pós-Graduação, seu acervo reúne teses, dissertações, artigos de periódicos, livros e capítulos de livros e trabalhos apresentados em congressos, elaborados por docentes, discentes da pós-graduação stricto sensu, pesquisadores e técnicos-administrativos, da UnB, em formato digital.
 
A maioria de seu conteúdo está disponível publicamente, e por estar amplamente acessível proporciona maior visibilidade e eleva o impacto da produção científica e acadêmica da instituição.
Informações Gerais

As teses e dissertações defendidas na Universidade de Brasília são armazenadas em formato digital no Repositório Institucional da UnB (RIUnB), que é um sistema de informação mantido pela Biblioteca Central. Sua missão é armazenar, preservar, organizar e disseminar a produção científica da UnB em formato digital, com ênfase predominantemente voltada para a produção científica da Pós-Graduação. As teses e dissertações armazenadas no RIUnB são coletadas pelo catálogo nacional da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), uma iniciativa do IBICT que objetiva integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país, assim como disponibilizar em todo o mundo, via internet, o catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral. 

As teses e dissertações no RIUnB estão disponíveis na coleção Teses, dissertações e produtos pós-doutorado. 

Todas as teses e dissertações defendidas na UnB deverão ser enviadas, em formato digital, para a Biblioteca Central, conforme prevê a Portaria nº 13, de 15 de fevereiro de 2006, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Todos os trabalhos de mestrado e doutorado deverão ser entregues nos respectivos cursos de pós-graduação, que ficarão responsáveis pelo encaminhamento destes para a Biblioteca Central. O aluno deverá entregar ao curso de pós-graduação:

  • Arquivo da tese ou dissertação em texto completo (independente se a liberação é total ou parcial), em formato PDF ou Word (sem bloqueio de conteúdo). Verificar na secretaria do curso se o trabalho deverá ser entregue em CD ou via e-mail.


Termos de autorização:


Publicação parcial:

  • Para teses e dissertações com liberação parcial de conteúdo, o aluno deverá entregar juntamente com o trabalho e o termo de autorização, uma justificativa explicitando o motivo pelo qual o trabalho não pode ser disponibilizado na íntegra. Baixe aqui o modelo de justificativa. 
 
  • A restrição parcial ou total é mantida por um ano a contar da data de assinatura do termo. Caso o autor deseje estender este prazo, deverá fazer uma nova justificativa formal, que será submetida à avaliação do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação. Baixe aqui o formulário.
  • Os trabalhos passíveis de patentes serão mantidos em sigilo pelo prazo de um ano, prorrogável uma única vez por igual período mediante solicitação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) ou do aluno. A BCE disponibilizará o texto completo somente ao final do prazo de sigilo, desta forma não haverá publicação parcial.
O que é o Repositório Institucional

O Repositório Institucional da UnB (RIUnB) é um serviço de informação mantido pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade de Brasília (SiB-UnB) para o armazenamento, preservação e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade de Brasília. 

Sim. A emissão do diploma está condicionada a entrega de uma cópia em formato digital para ser incorporada ao acervo digital da Biblioteca Central, via sistemas acadêmicos da UnB.

O/a estudante deverá submeter no SIGAA uma cópia do trabalho em TEXTO COMPLETO, sem bloqueio de conteúdo. A secretaria do curso de pós-graduação poderá fornecer maiores detalhes.

O termo de autorização está dividido em três partes. A primeira refere-se à identificação do autor e do trabalho. A segunda parte refere-se à informação sobre o acesso ao documento. E a terceira parte refere-se à licença de permissão de uso do trabalho.

Termos de autorização:

Algumas teses e dissertações não podem, por motivos específicos, ser disponibilizadas na íntegra em bibliotecas digitais que adotam a filosofia do acesso aberto à informação acadêmica. Essas restrições decorrem de situações particulares, como trabalhos passíveis de patenteamento, presença de dados sigilosos e/ou outros fatores que possam comprometer a integridade do trabalho.

Nesses casos, o(a) discente deverá solicitar a publicação parcial da obra, especificando quais capítulos deverão permanecer restritos. É imprescindível o envio de uma justificativa juntamente com o termo de autorização.

Baixe aqui o modelo de justificativa.

Sim, dentro do primeiro ano de restrição o autor pode solicitar uma única vez que o prazo seja prorrogado por mais um ano mediante justificativa para o pedido. O autor deverá preencher um formulário solicitando a prorrogação do prazo e justificar o motivo pelo qual necessita desta prorrogação. Baixe aqui o formulário.

Se decorrido o prazo máximo de dois anos ainda se mantenha a necessidade de restrição, uma solicitação deverá será submetida à avaliação do Decanato de Pós-Graduação (DPG) e o prazo somente será prorrogado mediante aprovação pelo DPG.

Sim, mediante justificativa. O autor deverá preencher um formulário solicitando a restrição parcial ou total do conteúdo do trabalho. A solicitação será submetida à avaliação do Decanato de Pós-Graduação (DPG) e o prazo somente será prorrogado mediante aprovação pelo DPG. Baixe aqui o formulário.

Sim. Mas a solicitação de troca deverá ser autorizada através de um processo que será apreciado pelo Decanato de Pós-Graduação e uma Comissão do Programa de Pós-Graduação. Ressaltando que, verificados traços de qualquer cópia indevida de outros trabalhos no procedimento de análise o processo será imediatamente encaminhado para a Comissão de Direitos Autorais (CAD) da UnB.
Por ser um processo extremamente complicado, sugerimos que a completa revisão do texto seja feita antes de enviar seu trabalho digital à Biblioteca Central.

A Biblioteca Central não recebe teses e dissertações impressas desde 2015. O/a estudante deve enviar somente o trabalho em formato digital, via SIGAA. Sendo assim, o armazenamento de trabalhos impressos fica a critério dos cursos de pós-graduação que poderão ou não solicitar uma cópia impressa.Por ser um processo extremamente complicado, sugerimos que a completa revisão do texto seja feita antes de enviar seu trabalho digital à Biblioteca Central.

A Biblioteca Central possui um vocabulário controlado e não necessariamente utiliza as palavras-chave indicadas pelo autor.

Estão disponíveis no repositório institucional, as teses e dissertações defendidas a partir de 2006. Entretanto, é possível encontrar alguns trabalhos anteriores a 2006, embora não fosse obrigatório o envio.

Sim. Para disponibilizar uma tese ou dissertação anterior a 2006, é necessário entrar em contato com a equipe do repositório institucional, que irá indicar os procedimentos necessários. Clique aqui para entrar em contato.

Por acesso aberto à literatura entende-se a disponibilização livre e pública de conteúdos na Internet, de modo a permitir que qualquer usuário possa ler, baixar, copiar, imprimir, distribuir, pesquisar ou criar links para o texto completo de artigos, bem como indexá-los ou utilizá-los para qualquer outro propósito legal.

De acordo com as organizações que apoiam o movimento de acesso aberto, não devem existir barreiras financeiras, legais ou técnicas, excetuando-se apenas aquelas indispensáveis ao próprio acesso à Internet. O único limite à reprodução e à distribuição dos conteúdos deve ser o direito do autor de preservar a integridade de sua obra e de ser devidamente citado.

Fonte: Jorge Machado – Acesso Aberto
http://each.usp.br/machado/art04-05/jorge_machado-acesso_aberto.html

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenadoria de Gestão da Informação Digital pelo telefone (61) 3107-2683 ou pelo e-mail repositorio@unb.br.

Institui a divulgação digital das teses e dissertações produzidas pelos programas de doutorado e mestrado reconhecidos.

Regulamenta a Política de Informação do Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB)

Dispõe sobre a orientação para entrega de trabalhos acadêmicos à Biblioteca Central

Orientações sobre as licenças Creative Commons – entidade, sem fins lucrativos, criada para permitir maior flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais.

Termo de Autorização para Disponibilização de Teses e Dissertações Eletrônicas no Repositório Institucional da UnB

Termo de Autorização para disponibilização de documentos

Formulário de solicitação para disponibilização parcial no RIUnB

Formulário de solicitação de extensão de prazo para publicação no RIUnB

Objetivos

Armazenar, preservar, divulgar e garantir acesso à produção científica e acadêmica da Universidade de Brasília em formato digital.

Apoiar o processo de ensino-aprendizagem por meio do acesso facilitado ao conhecimento.

Apoiar as atividades de pesquisa e criação do conhecimento científico.

Proporcionar visibilidade à produção científica da instituição.

Equipe
Jacqueline de Faria Silva Guimarães
Leonardo Rodrigues Carvalho

Bibliotecária | Matutino (BCE/GID/SBD)

Bibliotecário | Vespertino (BCE/GID/SBD)

Jacqueline de Faria Silva Guimarães

Bibliotecária | Matutino (BCE/GID/SBD)

Leonardo Rodrigues Carvalho

Bibliotecário | Vespertino (BCE/GID/SBD)

(61) 3107-2683

repositorio@unb.br

De 2ª a 6ª, das 7h às 19h

Acessar o conteúdo