O DOI (Digital Object Identifier) é um identificador digital único e permanente, que garante maior visibilidade, rastreabilidade e facilidade de citação de documentos acadêmicos e científicos.

Desde 2019, na Universidade de Brasília, recebem DOI, atribuídos pela Biblioteca Central:

  • Periódicos científicos publicados no Portal de Periódicos da UnB*;
  • Teses e dissertações da UnB depositadas no Repositório Institucional (RIUnB);
  • Livros acadêmicos e científicos publicados no Portal de Livros da UnB oriundos de unidades da Universidade.
Observação

A atribuição do DOI é feita de forma controlada pela Coordenadoria de Gestão da Informação Digital (GID/BCE), assegurando padronização e reconhecimento internacional das produções da UnB.

*aqueles que atendam aos critérios.

Contatos na Biblioteca Central da UnB sobre o DOI

FAQ – DOI na UnB

O que é DOI?

O DOI (Digital Object Identifier) é um identificador digital único e permanente para documentos eletrônicos, garantindo acesso estável, visibilidade e padronização nas citações.

Na Universidade de Brasília, a Biblioteca Central atribui DOI para:

  • Periódicos científicos publicados no Portal de Periódicos da UnB;
  • Teses e dissertações depositadas no Repositório Institucional da UnB (RIUnB);
  • Livros acadêmicos e científicos publicados no Portal de Livros da UnB.
  • Facilita a citação correta em normas como ABNT, APA e Vancouver;
  • Garante permanência do link, mesmo que o endereço da página mude;
  • Amplia a visibilidade e o impacto das publicações da UnB em bases nacionais e internacionais.

 O DOI geralmente aparece na página inicial do artigo, livro, tese ou dissertação, próximo aos dados de publicação. Em Bibliotecas Digitais, o DOI aparece na página de metadados de cada item .

Segundo a ABNT, o DOI deve ser apresentado no final da referência, precedido de “Disponível em:”.
 Exemplo:
 SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. Ano. Disponível em: https://doi.org/xxxxxxx.

Não. A atribuição do DOI é feita de modo controlado pelos sistemas da UnB (RIUnB, Portal de Periódicos e Portal de Livros). A atribuição de DOIS não significa que estarão imediatamente ativos. O depósito é feito de acordo com a verba disponível para essa atividade a cada ano.

Ir para o conteúdo