Rankings Universitários
Entenda os indicadores que classificam universidades de acordo com critérios e dimensões considerados relevantes.
THE World
(Times Higher Education World University Rankings)
O processo de elaboração do ranking envolve a coleta de uma ampla gama de dados e informações de milhares de universidades em todo o mundo. Essas informações são então avaliadas em várias categorias, incluindo ensino, pesquisa, citações acadêmicas, perspectiva internacional e transferência de conhecimento.
THE Impact
(Times Higher Education Impact Rankings)
O ranking universitário THE Impact (Times Higher Education Impact Rankings) é uma iniciativa da Times Higher Education que avalia o impacto social e ambiental das universidades em todo o mundo. Ao contrário de outros rankings que se concentram principalmente em métricas acadêmicas tradicionais, o THE Impact Rankings busca medir a contribuição das universidades para a sociedade e o meio ambiente, além de seu desempenho acadêmico.
O ranking é baseado em uma série de indicadores que cobrem diversas áreas temáticas, como sustentabilidade, igualdade de gênero, justiça social, parcerias com a indústria e impacto da pesquisa. As universidades são convidadas a fornecer dados e evidências sobre suas práticas, políticas e resultados nessas áreas.
Saiba mais sobre o THE Impact Rankings.
Reconhecidamente, as universidades são instituições que podem contribuir fortemente com o alcance desses objetivos. As universidades públicas brasileiras, dentre elas a Universidade de Brasília, merecem destaque, pois historicamente têm se comprometido, mesmo que implicitamente, com temas relacionados aos ODS.
Recentemente, em 2019, a Times Higher Education (THE) considerou o potencial das universidades para que os ODS sejam alcançados e criou o THE Impact Rankings, que avalia a contribuição das universidades em relação aos ODS. A Universidade de Brasília, no ano de 2022, ingressa no ranking, disponibilizando informações em 7 dos 17 ODS (1, 3, 4, 8, 10, 16 e 17).
As informações quantitativas e algumas evidências de que a Universidade tem contribuído para os ODS são apresentadas aqui, com intuído de publicizar e dar mais transparência às ações realizadas. Tratam-se de informações iniciais e ilustrativas, visto que a Universidade de Brasília tem atuado e possui compromisso irrestrito com todos os 17 os ODS.
Acesse a seguir as ODS do último ano:
MÉTRICAS E INDICADORES
- 1.1. Pesquisas sobre a pobreza (Research on poverty)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 1.2. Proporção de alunos que recebem ajuda financeira para frequentar a universidade por causa da pobreza (Proportion of students receiving financial aid to attend university because of poverty)
-
- 11,03%
- Indicador: Número de alunos recebendo ajuda financeira (Students receiving financial aid)
- 5.014
- Indicador: Número de estudantes (Number of students)
- 45.454
- Indicador: Número de alunos de baixa renda que recebem ajuda financeira (Number of low income students receiving financial aid)
- 5.014
-
- 1.3. Programas universitários anti-pobreza (University anti-poverty programmes)
- 1.3.1. Meta financeira de admissão do quintil inferior (Bottom financial quintile admission target)
- 1.3.2. Sucesso do aluno no último quintil financeiro (Bottom financial quintile student success)
- 1.3.3. Apoio ao estudante de baixa renda (Low-income student support)
- 1.3.4. Apoio financeiro ao estudante do último quintil (Bottom financial quintile student support)
- 1.3.5. Apoio ao estudante em países de renda baixa ou média-baixa (Low or lower-middle income countries student support)
- 1.4. Programas comunitários de combate à pobreza (Community anti-poverty programmes)
- 1.4.1. Assistência de start-up local (Local start-up assistance)
- 1.4.2. Assistência financeira inicial local (Local start-up financial assistance)
- 1.4.3. Programas para acesso a serviços (Programmes for services access)
- 1.4.4. Política de combate à pobreza (Policy addressing poverty)
MÉTRICAS E INDICADORES
- 3.1. Pesquisa sobre saúde e bem-estar (Research on health and well-being)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 3.2. Número de formandos em profissões da saúde (Number graduating in health professions)
- 3.2.1. Proporção de graduados em profissões da saúde (Proportion of graduates in health professions)
- 18,26%
- Indicadores: Número de graduados (Number of graduates)
- 6.107
- Indicadores: Número de graduados em profissões da saúde (Number of graduates in health professions)
- 1.115
- 3.2.1. Proporção de graduados em profissões da saúde (Proportion of graduates in health professions)
- 3.3. Colaborações e serviços de saúde (Collaborations and health services)
- 3.3.1. Colaborações atuais com instituições de saúde (Current collaborations with health institutions)
- 3.3.2. Programas de extensão da saúde (Health outreach programmes)
- 3.3.3. Instalações esportivas compartilhadas (Shared sports facilities)
- 3.3.4. Serviços de saúde sexual e reprodutiva para estudantes (Sexual and reproductive health care services for students)
- 3.3.5. Suporte de saúde mental – estudantes (Mental health support – students)
- 3.3.6. Política antifumo (Smoke-free policy)
- 3.3.7. Suporte de saúde mental – funcionários (Mental health support – staff)
- 3.1. Pesquisa sobre saúde e bem-estar (Research on health and well-being)
MÉTRICAS E INDICADORES
- 4.1. Pesquisa sobre os primeiros anos e na educação ao longo da vida (Research on early years and lifelong learning education)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 4.2. Proporção de graduados com qualificação docente (Proportion of graduates with teaching qualification)
- 4.2.1. Proporção de graduados com qualificação relevante para o ensino (Proportion of graduates with relevant qualification for teaching)
- 39,87%
- Indicador: Número de graduados (Number of graduates)
- 6.107
- Indicador: Número de graduados que obtiveram uma qualificação que os habilitou a lecionar no nível do ensino fundamental (Number of graduates who gained a qualification that entitled them to teach at primary school level)
- 2.435
- 4.2.1. Proporção de graduados com qualificação relevante para o ensino (Proportion of graduates with relevant qualification for teaching)
- 4.3. Medidas de aprendizagem ao longo da vida (Lifelong learning measures)
- 4.3.1. Recursos públicos (aprendizagem ao longo da vida) (Public resources (lifelong learning))
- 4.3.2. Eventos públicos (aprendizagem ao longo da vida) (Public events (lifelong learning))
- 4.3.3. Eventos de formação profissional (aprendizagem ao longo da vida) (Vocational training events (lifelong learning))
- 4.3.4. Atividades de extensão educacional fora do campus (Education outreach activities beyond campus)
- 4.3.5. Política de acesso à aprendizagem ao longo da vida (Lifelong learning access policy)
- 4.4.Proporção de alunos de primeira geração (Proportion of first-generation students)
- 4.4.1. Proporção de alunos de primeira geração (Proportion of first-generation students)
- 34,48%
- Indicador: Número de alunos iniciando um curso (Number of students starting a degree)
- 7.331
- Indicador: Número de alunos da primeira geração começando um diploma (Number of first-generation students starting a degree)
- 2.528
- 4.4.1. Proporção de alunos de primeira geração (Proportion of first-generation students)
MÉTRICAS E INDICADORES
- 8.1. Pesquisa sobre crescimento econômico e emprego (Research on economic growth and employment)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 8.2. Prática de emprego (Employment practice)
- 8.2.1. Prática de emprego salário mínimo (Employment practice living wage)
- 8.2.2. Sindicatos de prática de emprego (Employment practice unions)
- 8.2.3. Política de emprego sobre discriminação (Employment policy on discrimination)
- 8.2.4. Política de emprego escravidão moderna (Employment policy modern slavery)
- 8.2.5. Ter política de garantia de direitos equivalentes aos trabalhadores na terceirização de atividades para terceiros (Have a policy on guaranteeing equivalent rights of workers when outsourcing activities to third parties)
- 8.2.6. Equidade da escala de remuneração da política de emprego (Employment policy pay scale equity)
- 8.2.7. Acompanhamento da escala de salários para igualdade de gênero (Tracking pay scale for gender equity)
- 8.2.8. Processo de apelação de prática de emprego (Employment practice appeal process)
- 8.2.9. Sindicatos de prática de emprego (Employment practice unions)
- 8.3. Despesa por funcionário (Expenditure per employee)
- 8.3.1. Despesa por funcionário (Expenditure per employee)
- R$ 273.510,77
- Indicadores: Número de empregados (Number of employees)
- 7.099,00
- 8.3.2. Despesas universitárias (University expenditure)
- R$ 1.9416.529,30
- 8.3.1. Despesa por funcionário (Expenditure per employee)
- 8.4 Proporção de alunos em empregos (Proportion of students taking work placements)
- 8.4.1. Proporção de alunos com colocações (Proportion of students with placements)
- 13,54%
- Indicador: Number of students (Número de estudantes)
- 45.454
- Indicador: Número de alunos com estágios de trabalho por mais de um mês (Number of students with work placements for more than a month)
- 6.155
- 8.4.1. Proporção de alunos com colocações (Proportion of students with placements)
- 8.5. Proporção de funcionários com contratos seguros (Proportion of employees on secure contracts)
- 8.5.1. Proporção de funcionários com contratos seguros (Proportion of employees on secure contracts)
- 100%
- Indicador: Número de empregados (Number of employees)
- 7.099,00
- Indicador: Número de funcionários com contratos de mais de 24 meses (Number of employees on contracts of over 24 months)
- 7.099,00
- 8.5.1. Proporção de funcionários com contratos seguros (Proportion of employees on secure contracts)
MÉTRICAS E INDICADORES
-
- 10.2. Estudantes de primeira geração (First-generation students)
- 10.2.1. Proporção de graduados em primeira geração(Proportion of first-generation students)
- 34,48%
- Indicadores: Número de estudantes iniciando a graduação(Number of students starting a degree)
- 7.331
- Indicadores: Número de estudantes em primeira geração iniciando a graduação(Number of first-generation students starting a degree)
- 2.528
- 10.2.1. Proporção de graduados em primeira geração(Proportion of first-generation students)
- 10.3. Estudantes de países em desenvolvimento (Students from developing countries)
- 10.3.1. Proporção de estudantes de países em desenvolvimento(Proportion of international students from developing countries)
- 1,27%
- Indicadores: Número de estudantes(Number of students)
- 45.454
- Indicadores: Número de estudantes de países em desenvolvimento(Number of international students from developing countries)
- 576
- 10.3.1. Proporção de estudantes de países em desenvolvimento(Proportion of international students from developing countries)
- 10.4. Proporção de estudantes com deficiência (Proportion of students with disabilities)
- 10.4.1. Proporção de estudantes com deficiência(Proportion of students with disabilities)
- 0,79%
- Indicadores: Número de estudantes (Number of students)
- 45.454
- Indicadores: Número de estudantes com deficiência(Number of students with disability)
- 357
- 10.4.1. Proporção de estudantes com deficiência(Proportion of students with disabilities)
- 10.5. Proporção de empregados com deficiência (Proportion of employees with disabilities)
- 10.5.1. Proporção de empregados com deficiência(Proportion of employees with disabilities)
- 1,10%
- Indicadores: número de empregados (Number of employees)
- 7.099,00
- Indicadores: empregados com deficiência(Number of employees with disability)
- 78
- 10.5.1. Proporção de empregados com deficiência(Proportion of employees with disabilities)
- 10.6. Medidas contra a discriminação (Measures against discrimination)
- 10.6.1. Política de admissão não discriminatória
- 10.6.2. Rastreie as taxas de inscrição e admissão de grupos sub-representados
- 10.6.3. Programas para recrutar alunos e funcionários de grupos sub-representados
- 10.6.4. Políticas antidiscriminação e antiassédio para funcionários e alunos
- 10.6.5. Existência de um comitê de diversidade e igualdade, escritório ou diretor
- 10.6.6. Programas de tutoria, aconselhamento ou apoio de pares destinados a alunos e funcionários de grupos sub-representados
- 10.6.7. Instalações acessíveis para pessoas com deficiência
- 10.6.8. Serviços de apoio a pessoas com deficiência
- 10.6.9. Esquemas de acesso para pessoas com deficiência
- 10.6.10. Política ou estratégia de acomodação para pessoas com deficiência, incluindo financiamento adequado
- 10.6.11. Política anti-assédio
- 10.2. Estudantes de primeira geração (First-generation students)
MÉTRICAS E INDICADORES
- 16.1. Pesquisas sobre a paz e a justiça (Research on peace and justice)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 16.2. Medidas de governança universitária (University governance measures)
- 16.2.1. Representação eleita (Elected representation )
- 16.2.2. União de Estudantes (Students’ union)
- 16.2.3. Identifique e se envolva com as partes interessadas locais (Identify and engage with local stakeholders)
- 16.2.4. Órgãos participativos para o engajamento das partes interessadas (Participatory bodies for stakeholder engagement)
- 16.2.5. Princípios universitários sobre corrupção e suborno (University principles on corruption and bribery)
- 16.2.6. Política de liberdade acadêmica (Academic freedom policy)
- 16.2.7. Publique dados financeiros (Publish financial data)
- 16.3. Trabalhando com o governo (Working with government)
- 16.3.1. Fornecer consultoria especializada ao governo (Provide expert advice to government)
- 16.3.2. Políticas e legisladores – extensão e educação (Policy- and lawmakers outreach and education)
- 16.3.3. Participação em pesquisa governamental (Participation in government research)
- 16.3.4. Plataforma neutra para discutir questões (Neutral platform to discuss issues)
- 16.4. Proporção de graduados em direito e aplicação civil (Proportion of graduates in law and civil enforcement)
- 16.4.1. Proporção de graduados em Direito (Proportion of graduates in law)
- 5%
- Indicador: Número de graduados (Number of graduates)
- 6.107
- Indicador: Número total de graduados em cursos relacionados à lei e aplicação da lei (Number of total graduates from law and enforcement related courses)
- 294
- 16.4.1. Proporção de graduados em Direito (Proportion of graduates in law)
MÉTRICAS E INDICADORES
- 17.1. Pesquisa realizada em parceria para alcançar os objetivos (Research into partnership for the goals)
- Dados coletados pelos organizadores do ranking.
- 17.2. Relacionamentos para apoiar os objetivos (Relationships to support the goals)
- 17.2.1. Relações com ONGs regionais e governo para a política de ODS (Relationships with regional NGOs and government for SDG policy)
- 17.2.2. Diálogo intersetorial sobre ODSs (Cross sectoral dialogue about SDGs)
- 17.2.3. Coleta de dados de colaboração internacional para ODS (International collaboration data gathering for SDG)
- 17.2.4. Colaboração para as melhores práticas de SDG (Collaboration for SDG best practice)
- 17.2.5. Colaboração com ONGs para ODS (Collaboration with NGOs for SDGs)
- 17.3. Publicação de relatórios de ODS (Publication of SDG reports)
- 17.3.1. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG1 (Publications on progress towards SDG1)
- 17.3.2. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG3 (Publications on progress towards SDG3)
- 17.3.3. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG4 (Publications on progress towards SDG4)
- 17.3.4. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG8 (Publications on progress towards SDG8)
- 17.3.5. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG10 (Publications on progress towards SDG10)
- 17.3.6. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG16 (Publications on progress towards SDG16)
- 17.3.7. Publicações sobre o progresso em relação ao SDG17 (Publications on progress towards SDG17)
- 17.4. Educação para os ODS (Education for the SDGs)
- 17.4.1. Compromisso de Educação para ODS com uma educação significativa (Education for SDGs commitment to meaningful education)
- 17.4.2. Educação para cursos específicos de ODS sobre sustentabilidade (Education for SDGs specific courses on sustainability)
- 17.4.3. Educação para ODS na comunidade mais ampla (Education for SDGs in the wider community)
QS World
(QS World University Rankings)
O ranking universitário QS World (QS World University Rankings) é uma lista anual elaborada pela empresa de consultoria educacional QS Quacquarelli Symonds. Esse ranking é amplamente reconhecido como uma das avaliações mais prestigiadas e influentes do desempenho acadêmico das universidades em todo o mundo.
O QS World University Rankings utiliza uma série de critérios para avaliar as universidades, incluindo a reputação acadêmica, a reputação entre os empregadores, a relação professor-aluno, a citação de pesquisas, a proporção de professores internacionais e alunos internacionais, e o impacto da pesquisa.
Os dados são coletados de várias fontes, incluindo pesquisas acadêmicas, dados institucionais e fontes públicas, que são usados para calcular as pontuações das universidades em cada um dos critérios. O resultado final é uma lista classificada das melhores universidades do mundo.
QS Subject
(QS World University Rankings by Subject)
O ranking universitário QS Subject (QS World University Rankings by Subject) é uma classificação anual elaborada pela empresa de consultoria educacional QS Quacquarelli Symonds. Ao contrário do QS World University Rankings, que avalia as universidades como um todo, o QS Subject Rankings classifica as universidades com base em suas áreas de especialização acadêmica.
A metodologia do QS Subject Rankings é baseada em vários critérios específicos para cada área de estudo. Isso pode incluir a reputação acadêmica, a reputação entre os empregadores, a citação de pesquisas, o impacto da pesquisa, a proporção de professores internacionais e alunos internacionais, a produção de pesquisa e outros fatores relevantes para cada disciplina.
QS Sustainability
(QS World University Rankings by Sustainability)
O ranking universitário QS Sustainability (QS World University Rankings by Sustainability) é uma classificação anual elaborada pela empresa de consultoria educacional QS Quacquarelli Symonds que avalia o desempenho e o compromisso das universidades em relação à sustentabilidade e responsabilidade social.
O QS Sustainability Rankings analisa uma ampla gama de práticas e políticas adotadas pelas universidades em relação à sustentabilidade, incluindo o compromisso com ações ambientais, esforços de conservação, programas de sustentabilidade, educação em sustentabilidade, pesquisa relacionada ao tema, políticas de inclusão e diversidade, e engajamento com a comunidade local e global.
Os critérios específicos para cada área são estabelecidos pela QS Quacquarelli Symonds, que coleta dados e informações das universidades participantes. As instituições são avaliadas e pontuadas com base nessas métricas e os resultados são publicados como uma lista classificada das melhores universidades em termos de sustentabilidade.
Shanghai World
(Academic Ranking of World Universities)
O ranking de Xangai avalia as universidades com base em uma série de indicadores, como o número de ex-alunos e professores laureados com prêmios Nobel e Medalhas Fields, o número de pesquisadores altamente citados, a produção científica e o desempenho em diferentes áreas acadêmicas. O foco principal do ranking é a pesquisa e as contribuições acadêmicas.
As universidades são classificadas de acordo com sua pontuação em relação aos indicadores mencionados acima. A lista resultante apresenta as 1.000 melhores universidades do mundo, e as instituições são geralmente agrupadas em intervalos de posições em vez de serem atribuídas uma classificação específica.
O ranking de Xangai é considerado particularmente influente nas áreas de ciências exatas, como física, química, matemática e engenharia. Ele fornece informações valiosas para estudantes, pesquisadores e instituições de ensino superior, ajudando-os a avaliar a reputação acadêmica e a excelência de uma universidade em campos específicos.
É importante observar que o ranking de Xangai tem um foco maior em universidades de pesquisa intensiva e pode não refletir totalmente a qualidade de uma instituição em áreas como ensino, ciências sociais e humanidades.