Rankings Universitários

Entenda os indicadores que classificam universidades de acordo com critérios e dimensões considerados relevantes.

THE World

(Times Higher Education World University Rankings)

O processo de elaboração do ranking envolve a coleta de uma ampla gama de dados e informações de milhares de universidades em todo o mundo. Essas informações são então avaliadas em várias categorias, incluindo ensino, pesquisa, citações acadêmicas, perspectiva internacional e transferência de conhecimento.

Saiba mais sobre o THE World.

THE Impact

(Times Higher Education Impact Rankings)

O ranking universitário THE Impact (Times Higher Education Impact Rankings) é uma iniciativa da Times Higher Education que avalia o impacto social e ambiental das universidades em todo o mundo. Ao contrário de outros rankings que se concentram principalmente em métricas acadêmicas tradicionais, o THE Impact Rankings busca medir a contribuição das universidades para a sociedade e o meio ambiente, além de seu desempenho acadêmico.

O ranking é baseado em uma série de indicadores que cobrem diversas áreas temáticas, como sustentabilidade, igualdade de gênero, justiça social, parcerias com a indústria e impacto da pesquisa. As universidades são convidadas a fornecer dados e evidências sobre suas práticas, políticas e resultados nessas áreas.

Saiba mais sobre o THE Impact Rankings.

Reconhecidamente, as universidades são instituições que podem contribuir fortemente com o alcance desses objetivos. As universidades públicas brasileiras, dentre elas a Universidade de Brasília, merecem destaque, pois historicamente têm se comprometido, mesmo que implicitamente, com temas relacionados aos ODS.
Recentemente, em 2019, a Times Higher Education (THE) considerou o potencial das universidades para que os ODS sejam alcançados e criou o THE Impact Rankings, que avalia a contribuição das universidades em relação aos ODS. A Universidade de Brasília, no ano de 2022, ingressa no ranking, disponibilizando informações em 7 dos 17 ODS (1, 3, 4, 8, 10, 16 e 17). 
As informações quantitativas e algumas evidências de que a Universidade tem contribuído para os ODS são apresentadas aqui, com intuído de publicizar e dar mais transparência às ações realizadas. Tratam-se de informações iniciais e ilustrativas, visto que a Universidade de Brasília tem atuado e possui compromisso irrestrito com todos os 17 os ODS.

Acesse a seguir as ODS do último ano:

cropped-01-ODS-275x275
ODS 1 - ERRADIÇÃO DA PROBREZA (NO POVERTY)
Pelo menos 10% da população mundial vive em extrema pobreza, incapaz de atender às necessidades mais básicas, tais como, alimentação, saúde, educação, acesso a água potável e saneamento. As universidades precisam ser capazes de demonstrar como estão ajudando a resolver esse problema por meio de seu trabalho. Como empregadores e centros econômicos, as universidades têm um papel direto na redução da pobreza em suas comunidades.

MÉTRICAS E INDICADORES

03-ODS
ODS 3 - SAÚDE E BEM-ESTAR (GOOD HEALTH AND WELL-BEING)
Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar em todas as idades é essencial para o desenvolvimento sustentável. Há uma necessidade urgente de totalmente erradicar uma ampla gama de doenças e abordar diversos problemas de saúde persistentes e emergentes.

MÉTRICAS E INDICADORES

 

04-ODS-275x275
ODS 4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE (QUALITY EDUCATION)
Uma educação de alta qualidade deve ser uma área em que as universidades se destacam. A educação é a principal porta de saída das desigualdades, especialmente as multigeracionais. Além de melhorar a qualidade de vida, o acesso à educação inclusiva pode ajudar a equipar os habitantes locais com as ferramentas necessárias para desenvolver soluções inovadoras para os maiores problemas do mundo. O ODS 4 explora os primeiros anos e a aprendizagem ao longo da vida.

MÉTRICAS E INDICADORES

  • 4.1. Pesquisa sobre os primeiros anos e na educação ao longo da vida (Research on early years and lifelong learning education)
    • Dados coletados pelos organizadores do ranking.
  • 4.2. Proporção de graduados com qualificação docente (Proportion of graduates with teaching qualification)
    • 4.2.1. Proporção de graduados com qualificação relevante para o ensino (Proportion of graduates with relevant qualification for teaching)
      • 39,87%
    • Indicador: Número de graduados (Number of graduates)
      • 6.107
    • Indicador: Número de graduados que obtiveram uma qualificação que os habilitou a lecionar no nível do ensino fundamental (Number of graduates who gained a qualification that entitled them to teach at primary school level)
      • 2.435
  • 4.3. Medidas de aprendizagem ao longo da vida (Lifelong learning measures)
  • 4.4.Proporção de alunos de primeira geração (Proportion of first-generation students)
    • 4.4.1. Proporção de alunos de primeira geração (Proportion of first-generation students)
      • 34,48%
    • Indicador: Número de alunos iniciando um curso (Number of students starting a degree)
      • 7.331
    • Indicador: Número de alunos da primeira geração começando um diploma (Number of first-generation students starting a degree)
      • 2.528
08-ODS-275x275
ODS 8 - TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO (DECENT WORK AND ECONOMIC GROWTH)
Trabalho decente em condições seguras e estáveis é um componente vital de ajudar as pessoas a sair da pobreza, com outros aspectos relacionados à redução da fome e ao aumento da saúde.

MÉTRICAS E INDICADORES

10-ODS
ODS 10 - REDUÇÃO DE DESIGUALDADES (REDUCED INEQUALITIES)
Reduzir a desigualdade dentro do países e entre eles.

MÉTRICAS E INDICADORES


16-ODS-275x275
ODS 16 - PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES (PEACE, JUSTICE AND STRONG INSTITUTIONS)
Concentra-se em como as universidades podem apoiar e ser instituições fortes em seus países e promover a paz e a justiça. Ele explora a pesquisa das universidades sobre direito e relações internacionais, sua participação como conselheiros do governo e suas políticas sobre liberdade acadêmica.

MÉTRICAS E INDICADORES

 

 
17-ODS-275x275
ODS 17 - PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO (PARTNERSHIP FOR THE GOALS)
O desenvolvimento sustentável é responsabilidade de cada parte da sociedade, em todo o mundo e não pode ser alcançado sem vínculos, entre os objetivos, mas também entre instituições, governos, empresas, ONGs e pessoas. Estamos procurando maneiras de as universidades apoiarem os ODS por meio da colaboração com outros países, da promoção das melhores práticas e da publicação de dados e evidências. A menos que todos os parceiros trabalhem juntos para os ODS, eles não podem ser alcançados. O SDG17 é o único SDG obrigatório para inclusão nas classificações gerais. É também menor ou menor proporção da pontuação final na tabela geral.

MÉTRICAS E INDICADORES

QS World

(QS World University Rankings)

O ranking universitário QS World (QS World University Rankings) é uma lista anual elaborada pela empresa de consultoria educacional QS Quacquarelli Symonds. Esse ranking é amplamente reconhecido como uma das avaliações mais prestigiadas e influentes do desempenho acadêmico das universidades em todo o mundo.

O QS World University Rankings utiliza uma série de critérios para avaliar as universidades, incluindo a reputação acadêmica, a reputação entre os empregadores, a relação professor-aluno, a citação de pesquisas, a proporção de professores internacionais e alunos internacionais, e o impacto da pesquisa.
Os dados são coletados de várias fontes, incluindo pesquisas acadêmicas, dados institucionais e fontes públicas, que são usados para calcular as pontuações das universidades em cada um dos critérios. O resultado final é uma lista classificada das melhores universidades do mundo.

Saiba mais sobre o QS World.

QS Subject

(QS World University Rankings by Subject)

O ranking universitário QS Subject (QS World University Rankings by Subject) é uma classificação anual elaborada pela empresa de consultoria educacional QS Quacquarelli Symonds. Ao contrário do QS World University Rankings, que avalia as universidades como um todo, o QS Subject Rankings classifica as universidades com base em suas áreas de especialização acadêmica.

O ranking universitário QS Subject (QS World University Rankings by Subject) é uma classificação anual elaborada pela empresa de consultoria educacional QS Quacquarelli Symonds. Ao contrário do QS World University Rankings, que avalia as universidades como um todo, o QS Subject Rankings classifica as universidades com base em suas áreas de especialização acadêmica.

A metodologia do QS Subject Rankings é baseada em vários critérios específicos para cada área de estudo. Isso pode incluir a reputação acadêmica, a reputação entre os empregadores, a citação de pesquisas, o impacto da pesquisa, a proporção de professores internacionais e alunos internacionais, a produção de pesquisa e outros fatores relevantes para cada disciplina. 

Saiba mais sobre o QS World University Rankings by Subject.

QS Sustainability

(QS World University Rankings by Sustainability)

O ranking universitário QS Sustainability (QS World University Rankings by Sustainability) é uma classificação anual elaborada pela empresa de consultoria educacional QS Quacquarelli Symonds que avalia o desempenho e o compromisso das universidades em relação à sustentabilidade e responsabilidade social.

O ranking universitário QS Sustainability (QS World University Rankings by Sustainability) é uma classificação anual elaborada pela empresa de consultoria educacional QS Quacquarelli Symonds que avalia o desempenho e o compromisso das universidades em relação à sustentabilidade e responsabilidade social.

O QS Sustainability Rankings analisa uma ampla gama de práticas e políticas adotadas pelas universidades em relação à sustentabilidade, incluindo o compromisso com ações ambientais, esforços de conservação, programas de sustentabilidade, educação em sustentabilidade, pesquisa relacionada ao tema, políticas de inclusão e diversidade, e engajamento com a comunidade local e global.

Os critérios específicos para cada área são estabelecidos pela QS Quacquarelli Symonds, que coleta dados e informações das universidades participantes. As instituições são avaliadas e pontuadas com base nessas métricas e os resultados são publicados como uma lista classificada das melhores universidades em termos de sustentabilidade.

Saiba mais sobre o QS Sustainability.

Shanghai World

(Academic Ranking of World Universities)

O ranking universitário Shanghai World (Academic Ranking of World Universities), também conhecido como Ranking de Xangai, é uma classificação anual das melhores universidades do mundo. Foi criado em 2003 pela Universidade de Jiao Tong, localizada em Xangai, China, e é considerado um dos rankings mais influentes e respeitados globalmente.

O ranking de Xangai avalia as universidades com base em uma série de indicadores, como o número de ex-alunos e professores laureados com prêmios Nobel e Medalhas Fields, o número de pesquisadores altamente citados, a produção científica e o desempenho em diferentes áreas acadêmicas. O foco principal do ranking é a pesquisa e as contribuições acadêmicas.

As universidades são classificadas de acordo com sua pontuação em relação aos indicadores mencionados acima. A lista resultante apresenta as 1.000 melhores universidades do mundo, e as instituições são geralmente agrupadas em intervalos de posições em vez de serem atribuídas uma classificação específica.

O ranking de Xangai é considerado particularmente influente nas áreas de ciências exatas, como física, química, matemática e engenharia. Ele fornece informações valiosas para estudantes, pesquisadores e instituições de ensino superior, ajudando-os a avaliar a reputação acadêmica e a excelência de uma universidade em campos específicos.

É importante observar que o ranking de Xangai tem um foco maior em universidades de pesquisa intensiva e pode não refletir totalmente a qualidade de uma instituição em áreas como ensino, ciências sociais e humanidades.

Saiba mais sobre o Shangai World

Rolar para cima