Tutorial Scopus e percentil

Identificando se um periódico está entre os top 15% ou 10% na Scopus

O percentil na Scopus (https://www.scopus.com/ > Sources) é uma medida estatística que indica a posição relativa de um valor dentro de um conjunto ordenado, variando de 0 a 99%. Ele posiciona a revista em relação às outras do mesmo campo, sendo uma medida mais precisa que os quartis (Q1-Q4), onde percentis mais altos indicam maior impacto e qualidade. Por exemplo:

Na Scopus, os percentis são calculados com base no CiteScore, que considera o número de citações que uma revista recebe em relação à sua produção. Dessa forma, os percentis permitem identificar com precisão se um periódico está entre os mais citados e influentes dentro de sua área do conhecimento.

Veja a seguir os temas trabalhados neste tutorial:

Como identificar o Percentil do Periódico na Scopus?

O acesso completo à Scopus pode exigir assinatura institucional (por exemplo, via rede UnB ou acesso remoto. Saiba mais aqui)

Acesse https://www.scopus.com/ e escolha no menu superior a opção “Sources“, identifique a opção “Title” e digite na caixa ao lado “Enter title” o nome ou o ISSN do periódico que deseja consultar. Após localizá-lo, clique em seu nome (Ex.: Publications Open Source)

Após clicar no nome do periódico e acessar sua página na Scopus “Source details”, role até a seção “CiteScore Rank & Trend”. Nessa área, você verá a classificação do periódico dentro das categorias da Scopus. Os periódicos são listados em percentis (%) dentro da área do conhecimento. Entenda:

  • Se o percentil for ≥ 90, quer dizer que o periódico está entre os top 10%;

  • Se o percentil estiver entre 85 e 89,9, está entre os top 15%;

  • Esses percentis são independente do quartil, mas costumam correlacionar com Q1 em muitas áreas.

Neste exemplo, o periódico Publications está no percentile 90th, na área de Comunicação.

Perceba que o periódico pode estar listado em mais de uma área do conhecimento (category). Sempre consulte a classificação na área específica de interesse.

Como identificar quais periódicos da minha área estão no top 10% ou 15% na Scopus?

O acesso completo à Scopus pode exigir assinatura institucional (por exemplo, via rede UnB ou acesso remoto. Saiba mais aqui)

Acesse https://www.scopus.com/ e, no menu superior, selecione a opção “Sources”. Em seguida, escolha “Subject area” e, na caixa ao lado de “Enter subject area”, digite o nome da área do conhecimento que deseja consultar. Após localizá-la, clique no nome correspondente.

Neste exemplo, buscamos a área do conhecimento “Library and Information Sciences”

Após clicar na área do conhecimento almejada, vá na tabela de resultados e localize a coluna “Highest percentile” no menu superior.

Clique neste título da coluna para ordenar do maior para o menor percentil. Dessa forma, os periódicos mais bem posicionados aparecerão no topo da lista (Figura 01).

Neste exemplo, os top 15%, ou seja, aqueles com o CiteScore Percentile ≥ 85, dos periódicos vão até a página 3 dessa pesquisa, conforme Figura 02.

Figura 01: ordenação de periódicos indexados na Scopus em um área específica do conhecimento pelo maior percentil

Figura 02: exemplo de ordenação de periódicos indexados na Scopus, por área do conhecimento, até o percentil 85th, ou seja, top 15%.

Para fins de comprovação se o periódico está dentre os top 15%, o pesquisador deverá:

  1. clicar no periódico identificado (neste exemplo, International Journal of Information Management Data Insights);
  2. rolar a página até a seção “CiteScore” ou “CiteScore rank & trend”;
  3. selecionar o último ano disponível do rank (neste exemplo, 2024);
  4. conferir se a área do conhecimento almejada está correta (neste exemplo, “Library an Information Sciences”);
  5. verificar se o periódico está entre os CiteScore Percentile ≥ 85th  (neste exemplo, percentil 99th, ou seja, no top 1%)

É possível identificar o Percentil do Periódico indexado na Scopus por meio do Scimago Journal Rank (SJR)?

Apenas para aqueles percentis incluídos nos Quartis. O Scimago Journal Rank (SJR) utiliza dados da Scopus e informa o quartil (Q1–Q4) do periódico por categoria temática. A partir do quartil, é possível inferir um intervalo de percentil, mas não obter o percentil exato (como Top 10% ou Top 15%).

Embora ambas as métricas usem dados da mesma fonte (Scopus), elas medem o impacto de maneiras distintas:

  • O CiteScore (Scopus) calcula o impacto médio de citações de artigos publicados nos últimos quatro anos. Os quartis (Q1 a Q4) são definidos com base no percentil do CiteScore dentro de cada área temática — Q1 representa os 25% de periódicos mais citados.

  • O SJR (Scimago) é calculado pelo SCImago Lab, também com base em dados da Scopus, mas leva em conta a relevância e o prestígio das revistas que realizam as citações, atribuindo pesos diferentes conforme a influência das fontes citantes. Assim, os quartis são determinados de acordo com o índice SJR e as categorias do Scimago Journal & Country Rank, que podem não coincidir exatamente com as áreas da Scopus.

Desta forma, por meio do SJR (Scimago) não é possível aferir especificamente os periódicos top 10% ou top 15% da Scopus. 

Conheça outros tutoriais relacionados

Scopus e Quartis

Confira como localizar a classificação do periódico por quartil na Scopus

Web of Science e Quartis

Aprenda a identificar em qual quartil o periódico está classificado na Web of Science

Web of Science e Percentil

Aprenda a identificar em qual percentil o periódico está classificado na Web of Science

Qualis e Periódicos

Saiba como verificar a classificação Qualis do periódico

pesquisa.bce@unb.br

Acessar o conteúdo