Bases de dados

A Biblioteca Central da UnB disponibiliza acesso a bases de dados nacionais e internacionais, que abrangem as diversas áreas do conhecimento. As bases dão acesso a mais de 50 mil títulos de periódicos científicos e mais de 350 mil livros digitais.

Bases de ebook: https://bce.unb.br/ebooks/
Todas as bases de dados: https://bce.unb.br/bases-de-dados/

Atendimento via e-mail

Atendimento realizado por meio do endereço informacoes@bce.unb.br. Neste canal serão atendidas demandas gerais da comunidade acadêmica acerca da universidade, dos serviços oferecidos da BCE, dúvidas ou mesmo sugestões. 

Atendimento via chat

Visa atender demandas de informações de interesse da comunidade acadêmica sobre os serviços oferecidos pela BCE como um todo, assim como orientação a cerca de dúvidas pontuais sobre serviços oferecidos pelo Setor de Referência. O serviço chat online “Fale com uma bibliotecária” é disponibilizado pelo site da BCE e está diretamente ligado ao aplicativo Messenger, disponível no perfil da biblioteca na rede social Facebook. 

Público-alvo: comunidade acadêmica.
Horário de atendimento: 07h às 20h.

🔗 Messenger do Facebook: m.me/unb.bce
🔗 Chat do Site: https://bce.unb.br/
🔗 Whatsapp da BCE: https://wa.me/556182981163 ou (61) 98298-1163

Capacitações

A BCE, por meio do Setor de Referência, oferece um conjunto de oito capacitações que visam o desenvolvimento de competências para identificação, recuperação, uso, organização e comunicação da informação, fornecendo ferramentas e recursos de aprendizagem.

Público-alvo: 
comunidade acadêmica (cada capacitação terá um público específico, porém, outras categorias poderão participar, desde que tenham vínculo com a UnB).
Número de vagas: 30 por capacitação

Mais informações e inscrições aqui.

Capacitações sob demanda

Pesquisadores e docentes poderão solicitar capacitações para turmas específicas de até 30 pessoas. As capacitações solicitadas serão analisados pela Chefia do Setor de Referência e posteriormente marcadas de acordo com a disponibilidade da agenda da equipe. Serão oferecidas de segunda a sexta-feira, iniciando entre as 9h e as 18h.
Para solicitar uma capacitação clique aqui.


Atendimento individualizado

O atendimento individualizado abrangerá essencialmente a orientação à pesquisa em bases de dados e será oferecido por meio do ambiente virtual no Microsoft Teams. 

Público-alvo: pesquisadores, docentes e discentes de pós-graduação.
Clique aqui para solicitar seu atendimento.

Solicitação de levantamento bibliográfico

O serviço de levantamento bibliográfico consistirá na realização de pesquisas no acervo da BCE e nas bases de dados de acesso restrito disponíveis na universidade, a cerca de determinado tema ou assunto. A solicitação do levantamento bibliográfico deverá ser realizada mediante envio de formulário específico disponibilizado na página da biblioteca. Essas solicitações serão analisadas pela equipe do Setor de Referência e encaminhadas para uma bibliotecária que deverá atender a demanda em até quatro dias úteis.

O levantamento será realizado apenas por meio da pesquisa integrada (todos documentos físicos e digitais disponíveis no sistema de Bibliotecas da UnB).

Em caso de inconsistência e não obtenção de resultado esperado, a/o usuária/o poderá solicitar revisão ou correção no levantamento realizado apenas uma vez.

Público-alvo: docentes, estudantes de mestrado ou doutorado.
Clique aqui para fazer sua solicitação de levantamento bibliográfico.

Salas de orientação

As salas de orientação compreenderão ambientes virtuais para dúvidas e/ou orientações acerca de: desenvolvimento de estratégias de pesquisa e normalização de trabalho acadêmico. As salas serão oferecidas por meio do ambiente virtual no Microsoft Teams, em horários e dias previamente agendados pelo Setor de Referência.

Público-alvo: comunidade acadêmica da UnB.
Número de vagas: 20 por sala

Clique para se inscrever:




Digitalização de acervo

O serviço será disponibilizado para corpo docente e discente de pós-graduação vinculados a Universidade de Brasília – UnB, que poderão solicitar cópias de até 10% de livros do acervo geral, periódicos, teses e dissertações disponíveis no acervo físico da BCE; exceto obras raras e coleções especiais. Só serão digitalizados trechos de livros do acervo geral, periódicos, teses e dissertações que não estiverem disponibilizados em nenhuma de nossas bases de dados.
Para solicitar a cópia, o usuário deverá preencher o formulário de Solicitação de digitalização.

  • os usuários poderão solicitar a cópia de apenas quatro itens por vez;
  • as demandas serão atendidas no prazo de 5 dias úteis. Este prazo começará a ser contado a partir do dia de confirmação do recebimento da solicitação pelo bibliotecário responsável;
  • o arquivo será enviado por email, caso o arquivo não seja compatível para envio, o arquivo será compartilhado pelo Google Drive.

Para maiores informações, o e-mail do serviço é atendimentodigitalizacao@bce.unb.br.