REGRAS GERAIS

Todos/as deverão respeitar as normas de convivência e regras dos setores de atendimento estabelecidas respectivamente pela Instrução Normativa da BCE n. 01/2020 e pela Instrução Normativa da BCE n. 01/2018, no que for aplicável ao período de pandemia.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A BCE funcionará de 2ª a 6ª-feira, das 7h às 23h45, e nos feriados e fins de semana, das 7h às 19h, sem intervalos.

uso de máscara

O uso de máscaras é obrigatório durante a permanência na biblioteca, conforme Circular n. 0008/2022.

comprovante de vacinação

Obrigatório apresentar comprovante de vacinação compreendendo todas as doses disponibilizadas no Distrito Federal para cada faixa etária, incluindo dose(s) de reforço, de acordo com cronograma de vacinação especificado pelo GDF, conforme estabelece a Resolução do CAD 0001/2022. A apresentação do comprovante de vacinação deverá ser acompanhada da apresentação de documento oficial com foto.

capacidade máxima de lotação

Deverá ser respeitada a capacidade máxima de lotação. Não havendo assento disponível, o/a usuário/a aguardará pela liberação de espaço do lado de fora da biblioteca.

EMPRÉSTIMOS E ACESSO AO ACERVO

O serviço de empréstimo agendado permanece disponível, sendo opcional seu uso para empréstimo de itens dos acervos que estejam com acesso aberto ao público.

ACESSO AO ACERVO

Estão disponíveis para acesso:
- Acervo de Periódicos;
- Acervo de Referência;
- Acervo Geral (classes 0 a 3);
- Acervo do Espaço POP.
Os demais acervos permanecerão fechados. Para solicitar livros deles para uso local, o/a usuário/a deverá solicitar o item às equipes da biblioteca na Ilha de Atendimento.

EMPRÉSTIMOS

A comunidade acadêmica poderá solicitar até 3 livros por vez mediante serviço de empréstimo agendado. Confira outras regras e como solicitar o empréstimo agendado no site da BCE (clique aqui).

laptop_chromebook
notebooks

Os notebooks estão liberados apenas para empréstimo domiciliar. Para solicitar a reserva de notebook confira as regras e o tutorial no site da BCE.

ESPAÇOS DE ESTUDO, AUDITÓRIO E SALA DE TREINAMENTO
AGENDAMENTO DE ESPAÇOS

Não será necessário agendamento para utilização dos salões de estudo e Laboratório de Acesso Digital.

SALÃO DO PERIÓDICOS (1º andar)

Nível de ruído baixo

- Estudo compartilhado (uso de no máximo 2 pessoas por mesa);
- Não é permitido conversar.

SALÃO DA REFERÊNCIA (TÉRREO)

Nível de ruído moderado, com grande circulação de pessoas

- Estudo compartilhado (uso de no máximo 2 pessoas por mesa);
- Não é permitido conversar.

SALÃO DO MULTIMEIOS (1º SUBSOLO)

NÍvel de ruído de moderado a alto. Salão destinado ao estudo em grupo.

- Área destinada ao estudo em grupo;
- Estudo individual é permitido;
- É permitido conversar em tom moderado;
- Limite de 4 pessoas por mesa.

SALÃO DA RESERVA (1º SUBSOLO)

NÍvel de ruído de moderado a alto. Salão destinado ao estudo em grupo.

- Área destinada ao estudo em grupo;
- Estudo individual é permitido;
- É permitido conversar em tom moderado;
- Limite de 4 pessoas por mesa.

desktop_mac
Laboratórios de acesso digital (LAD)

- Ficará liberado para uso somente o LAD 3, localizado no 1º subsolo;

cabines de estudo

As cabines de estudo estão disponíveis apenas para estudo individual, mesmo aquelas que anteriormente eram destinadas ao uso em grupo

- Para uso das cabines de estudo, o/a usuário/a deverá estar com o cadastro na BCE ativo e sem pendências;
- Para empréstimo da chave da cabine, o/a usuário/a deverá se dirigir à Ilha de Atendimento (térreo).

event_seat
auditório e sala de treinamento

O auditório Cassiano Nunes e a sala de treinamento (Sala 148) permanecerão fechados.

ESPAÇO POP
horário de funcionamento

O Espaço POP funcionará de 2ª a 6ª-feira (exceto feriados), das 14h às 20h.

limite de pessoas

-Sala de acervo e jogos: 04 pessoas (não incluindo o/a colaborador/a da BCE responsável pelo atendimento).
- Sala de TV: 02 pessoas na sala.

acervo bibliográfico

- O acervo bibliográfico (quadrinhos, graphic novels) do Espaço POP está disponível para acesso direto por usuários/as, desde que respeitado o limite de pessoas que podem ocupar a sala ao mesmo tempo.
- O acesso ao acervo bibliográfico (quadrinhos, graphic novels) será momentâneo: o/a usuário/a deverá pegar o livro nas estantes e realizar o autoempréstimo nos terminais de autoatendimento. Não será permitido permanecer na sala para leitura.
- O prazo de empréstimo do acervo bibliográfico será de 15 dias.
- O acervo bibliográfico (quadrinhos, graphic novels) do Espaço POP permanecerá disponível para empréstimo agendado. Confira outras regras e como solicitar o empréstimo agendado no site da BCE (Clique aqui).

acervo de jogos

O acervo de jogos estará disponível para acesso mediante agendamento.

sala de tv

O uso da sala de TV será possível mediante agendamento.

ACESSO AO PRÉDIO
Comunidade acadêmica

Estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos já possuem o CPF cadastrado nas catracas de controle de acesso. Caso seu CPF não desbloqueie a entrada, solicite ao porteiro que libere seu acesso e dirija-se às Ilhas de Atendimento.

PÚBLICO EM GERAL

Para o público em geral será necessário realizar um cadastro prévio. Clique aqui para se cadastrar. Após preencher o formulário, é necessário validar o cadastro apresentando um documento com foto nas Ilhas de Atendimento, de forma presencial. Uma vez validado o cadastro, basta digitar o CPF nas catracas para liberar a entrada.

qr code

Para facilitar o acesso às catracas, é possível que o/a usuário/a gere um QR Code com seu CPF:
1. procurar na internet por "gerador de QR Code" ou baixe um aplicativo de sua preferência que tenha essa função;
2. acessar o gerador de QR Code e no tipo de conteúdo escolher a opção TEXTO ou outra similar (não escolher a opção URL);
3. digitar seu CPF (apenas números), clicar em GERAR QR CODE e baixar a imagem em seu celular;
4. pronto! Agora basta apontar o QR Code em direção ao visor com luz branca na catraca.