O Espaço de Pesquisa e Oficina Pagu, Espaço POP, tem como objetivo geral oferecer aos usuários da Biblioteca Central – BCE um novo conceito de interação e de uso de uma biblioteca universitária. Seu nome foi escolhido a fim de homenagear a brasileira escritora, cartunista, poeta, diretora de teatro, tradutora, jornalista e desenhista Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu. O Espaço POP foi criado com o intuito de proporcionar oficinas e debates; incentivar e apoiar estudos acadêmicos relacionados à cultura pop e de literatura em quadrinhos; estimular o uso de jogos de tabuleiro; proporcionar encontros de compartilhamento e mediação de leitura; disponibilizar um local lúdico para leitura, entretenimento e socialização entre seus usuários e usuárias.













Estrutura funcional















O Espaço POP é um serviço disponibilizado pela Biblioteca Central e é gerido pelo setor de Atendimento ao Usuário com apoio do Setor de Serviço da Organização da Informação (Catalogação e Processos Técnicos). Conta com os seguintes colaboradores:

  • Curadoria e consultoria do acervo: Fernando Silva, bibliotecário;
  • Coordenação das atividades e atendimento do Espaço: Romélio Lemos, bibliotecário.










Horário de atendimento e funcionamento

  • Aberto para toda a comunidade acadêmica e externa e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h;
  • Local: térreo da Biblioteca Central, sala 215, AT 09/54;
  • E-mail: espacopop@bce.unb.br;
  • Telefone: (61) 3107-2703

Histórico do acervo
A ideia inicial de uma coleção especializada em revistas em quadrinhos na Biblioteca Central surgiu em 2016, com a doação de diversas revistas e graphic novels que iriam compor o acervo. Inicialmente, a proposta visava criar uma coleção de quadrinhos dentro da Divisão de Coleções Especiais. Em 2017, foi permitida a criação de um espaço próprio para armazenar o acervo, que funcionaria na sala 215, AT 09/54. Também foi definido que, além de um acervo de revistas em quadrinhos, a sala contaria com um acervo e local para jogos de tabuleiro, além do espaço oferecer oficinas periódicas sobre assuntos diversos. Em outubro de 2017, foi formado um grupo para configurar e planejar as atividades e formação do Espaço. Este grupo foi composto por comissão, além de servidores da BCE, os professores responsáveis pelo Grupo de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos da UnB (GIBI), além da professora Regina Dalcastagné, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Literatura Brasileira Contemporânea.







































Empréstimos e uso
As instruções de funcionamento do setor são estabelecidas na Instrução Normativa da BCE nº 004/2018. A consulta ao acervo é permitida diante da efetivação de empréstimo local, realizado nas dependências do espaço. O Espaço pode ser agendado para realização de oficinas relacionadas aos objetivos do setor. Para realizar a reserva é preciso entrar em contato pelo e-mail espacopop.bce@unb.br