- Curadoria e consultoria do acervo: Fernando Silva, bibliotecário
- Coordenação das atividades do Espaço: Romélio Lemos, bibliotecário
- Atendimento: Thaís Saager, assistente em administração
O Espaço de Pesquisa e Oficina Pagu, Espaço POP, tem como objetivo geral oferecer aos usuários da Biblioteca Central – BCE um novo conceito de interação e de uso de uma biblioteca universitária. Seu nome foi escolhido a fim de homenagear a brasileira escritora, cartunista, poeta, diretora de teatro, tradutora, jornalista e desenhista Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu.
O Espaço POP foi criado com o intuito de proporcionar oficinas e debates; incentivar e apoiar estudos acadêmicos relacionados à cultura pop e de literatura em quadrinhos; estimular o uso de jogos de tabuleiro; proporcionar encontros de compartilhamento e mediação de leitura; disponibilizar um local lúdico para leitura, entretenimento e socialização entre seus usuários e usuárias.
A missão e a visão do Espaço e da coleção são:
Missão: oferecer à comunidade acadêmica e externa um espaço de pesquisa, criatividade e inovação no campo da literatura em quadrinhos e cultura pop, possibilitando a criação de novas experiências de aprendizado formal e informal. Além do desenvolvimento de uma coleção abrangente para pesquisa no campo das histórias em quadrinhos para consulta e pesquisa.
Visão: ser um espaço de referência no Brasil e na América Latina e Caribe na oferta de acervo e atividades relacionadas à literatura em quadrinhos e cultura pop.
Estrutura funcional
O Espaço POP é um serviço disponibilizado pela Biblioteca Central e é gerido pelo setor de Atendimento ao Usuário com apoio do Setor de Serviço da Organização da Informação (Catalogação e Processos Técnicos). Conta com os seguintes colaboradores: