Considerando a suspensão das atividades presenciais da Universidade de Brasília e a atual situação do Brasil e do mundo nas ações de contenção do COVID-19, a Biblioteca Central (BCE) e o Sistema de Bibliotecas da UnB (SiB-UnB) elaboraram um conjunto de perguntas e respostas para seu público. Confira:

Ainda não há previsão de abertura da BCE.

Considerando o Ato da Reitoria da UnB nº 419/2020 e conforme Ato da Reitoria da UnB nº 609/2020, as atividades presenciais na Universidade de Brasília estão suspensas “perdurar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19), ou se houver determinação em contrário”.

Para mais informações, acesse: https://bce.unb.br/2020/03/funcionamento-da-bce-covid-19/. Acompanhe nossos canais de informação para saber mais.

No site https://bce.unb.br/bases-de-dados/#1541075706199-cf7cc7c7-4f38 são dados todos os passos para acessar as bases de dados das bibliotecas. O SiB-UnB possui duas bases de dados de livros digitais em português que podem ser acessadas com seu CPF e senha, neste link minhabcedigital.bce.unb.br.

Caso sua senha não esteja ativada, siga os passos da pergunta 6.

 

Dúvidas sobre acesso às bases de dados: informacoes@bce.unb.br

A comunidade acadêmica tem seu cadastro realizado no sistema da biblioteca de forma automática. Confira como ativar seu cadastro aqui.


Durante todo o período em que as bibliotecas do SiB-UnB estiverem com suas atividades presenciais suspensas, não será gerado multa. Todos os materiais emprestados terão suas datas de devoluções prorrogadas, de acordo com a previsão de funcionamento das bibliotecas. Saiba mais: https://bit.ly/2UuASE3

A renovação é permitida por até 5 (cinco) vezes. Após esse limite o usuário deverá devolver o exemplar e fazer novo empréstimo na Biblioteca.

Passo a passo para a renovação via internet:

  1. Acessar o site da BCE (www.bce.unb.br);
  2. Clicar na aba MINHA CONTA;
  3. Digitar CPF e senha utilizada na Biblioteca para empréstimos;
  4. Clicar no menu Empréstimos (lado direito da página);
  5. Marcar TODOS os títulos emprestados e clicar em “Renovar”;
  6. Conferir a nova data de devolução.

Saiba mais em: https://bit.ly/2IXMkCE

A BCE está emprestando notebooks por 15 dias para estudantes dos seguintes grupos: assistência estudantil; indígenas; pessoas com deficiência. Confira aqui como reservar.

Todas as capacitações estão canceladas durante o período de suspensão das atividades presenciais na BCE. Por favor, acompanhe nosso site (https://bce.unb.br/capacitacao/) no qual divulgaremos novas datas quando o nosso atendimento presencial for restabelecido.

Faça uma pesquisa na busca integrada do site www.bce.unb.br. Lá é possível ter acesso a aproximadamente 188.000 documentos com o uso da estratégia de busca COVID-19 OR CORONAVIRUS.

Além das fontes disponibilizadas em nosso site, você também pode ter informações atualizadas e confiáveis por meio dos seguintes links:

🔗 World Health Organization (WHO): https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019#

🔗 Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS): https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:folha-informativa-novo-coronavirus-2019-ncov&Itemid=875

🔗 Ministério da Saúde, Plataforma Integrada e Vigilância em Saúde: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus

🔗 Ministério da Saúde, site oficial: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

🔗 Diretório de fontes de informação científica de livre acesso sobre o Coronavírus (Ibict): http://diretoriodefontes.ibict.br/coronavirus/

🔗 Scielo preprints: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo

🔗 Site do GDF: http://www.saude.df.gov.br/coronavirus/

🔗 Portal da UnB (atualizações do Comitê Gestor a respeito da COVID-19): http://noticias.unb.br/69-informe/3997-nota-do-comite-do-plano-de-contingencia-em-saude-do-covid-19-atualiza-informacoes

📧 E-mail Sala de Situação UnB: saladesituacao.adm@gmail.com (orientações gerais a partir do monitoramento diário da evolução da pandemia)