A Câmara de Ensino de Graduação, desde 2011, tornou obrigatório o depósito de cópia digital dos trabalhos de conclusão de cursos de graduação e de especialização da UnB junto à BDM.  Desta maneira, o aluno deve entregar o arquivo digital de seu trabalho (texto completo) e o Termo de Autorização, preenchido e assinado, exclusivamente na secretaria de sua unidade acadêmica, que se responsabilizará por enviá-los à Biblioteca Central.

Não será permitida a substituição do exemplar já publicado por outra versão corrigida ou alterada pelo autor, de acordo com a Resolução VRT nº 27/2014.
O autor de um trabalho disponibilizado na BDM poderá acompanhar as estatísticas de downloads e consultas ao arquivo, nos âmbitos nacional e internacional na página na BDM.

O aluno deverá entregar na secretaria do curso:

• Arquivo do trabalho em texto completo aprovado pela banca em formato PDF.
  • Termo de Autorização do Autor devidamente preenchido e assinado. Download do arquivo no menu lateral (Termo de Autorização).

Liberação Parcial

Quando o trabalho de conclusão de curso não puder ser disponibilizado integralmente na BDM, por motivos específicos, caberá ao discente indicar a opção PARCIAL no Termo de Autorização.

Neste caso específico, o discente deverá entregar juntamente com o trabalho, o Termo de Autorização e uma justificativa explicitando o motivo pelo qual o trabalho não poderá ser disponibilizado na íntegra. Este documento deverá ser assinado pelo Orientador, ou Coordenador de curso. Faça aqui o download do modelo de justificativa.

A restrição parcial será mantida por um ano, a contar da data de assinatura do Termo de Autorização. Caso o autor deseje estender esse prazo, deverá apresentar uma nova justificativa formal, assinada pelo Orientador.

O trabalho deverá ser entregue na íntegra, mesmo que a liberação seja parcial.

Patentes

O trabalho de conclusão de curso com conteúdo passível de patenteamento deverá, necessariamente, ser encaminhado para a Biblioteca Central, sendo disponibilizado após 1 ano da data de assinatura do termo.

O trabalho deverá ser entregue na íntegra, mesmo em caso de patente.

Setor de Bibliotecas Digitais – Coordenadoria de Gestão da Informação Digital
Telefone: (61)3107-2687. E-mail: bdm@bce.unb.br / gid@bce.unb.br .