Funcionamento da BCE durante a greve

Os servidores da UnB estão em greve, por isto o acesso de usuários à BCE está suspenso por tempo indeterminado.

O fechamento da biblioteca é feito pelo comando de greve (sindicato), e não pelos servidores.

Os dias de paralisação não gerarão multa. Haverá um prazo para devolução na volta das atividades da BCE, avisado antecipadamente.

Mesmo com o fechamento temporário da BCE, pedido de nada consta pode ser feito. Para isso é necessário que o solicitante entre pela área de serviço da biblioteca (entrada ao lado do estacionamento dos servidores).

80 comentários em “Funcionamento da BCE durante a greve”

  1. Caramba, gente, fechar a biblioteca!??! Biblioteca!? Vocês estão empurrando o país pra trás, assim. Fica difícil apoiar desse jeito.

    1. Prezada Anaiza,

      O fechamento da biblioteca é feito pelo comando de greve (sindicato), e não pelos servidores da BCE.

    1. Prezada Márcia,

      O envio de e-mails é automático, por meio do sistema Pergamum. Os livros emprestados poderão ser devolvidos após o término da greve, sem a cobrança de multas.

  2. Lembrando que o site da BCE só avisou 2 dias depois do início da paralisação. Muitos alunos descobriram só quando chegaram a biblioteca.

    1. Prezada Isabela,

      Com muitos servidores aderindo à greve, os serviços realmente ficam mais lentos, inclusive a atualização do site.

  3. Concordo com a Anaiza, fechar a biblioteca é um absurdo! Ademais, cade a autonomia dos servidores para prestarem o serviço se assim desejarem? Que poder é esse que o SINTFUB tem de dizer o que deve e não deve funcionar?

    1. Prezado Waldyr,

      É exatamente pela autonomia que temos, que muitos de nós estamos realizando serviço interno e inclusive, emitindo o Nada Consta para os usuários que precisam, no intuito de não prejudicar os alunos.

  4. Curso de raciocínio lógico para o “usuário” BCE. Se o sindicato, que representa os servidores, é o responsável pelo fechamento da biblioteca, logo os servidores são responsáveis pelo fechamento da biblioteca. Parabéns por atrapalharem os alunos!

    1. Prezado Chico,

      A decisão de fechamento pelo Sindicato representa os servidores em geral, e não apenas os servidores da biblioteca. Acredito que as reivindicações devam ser direcionadas a quem de fato tem autonomia para decisões desse tipo: a reitoria.

  5. São os servidores que fecham a biblioteca, prejudicando quem não tem nada a ver com a situação, pois as aulas da UnB não param. Não são obrigados a acatar o que o comando de greve diz.

  6. Prezada Márcia,
    Os empréstimos de livros na BCE são controlados pelo sistema informatizado. Às vezes as cobranças de entrega de livros são feitas automaticamente. Você deve acompanhar e qualquer coisa fale com os atendentes quando acabar a greve. Eles resolverão sua situação. Obrigado.

  7. Biblioteca em Brasília já é impossível e ainda fecham?
    Isso é mais que um serviço público, tem que ser cultural!
    Mas esses Sindicatos deixam a própria população revoltados com essas atitudes absurdas!

  8. Cara BCE,

    Obrigada pelo retorno (já que não houve resposta). E o comando de greve é formado por quem? Não é pelos servidores? E as decisões são tomadas por quem? Não são pelos servidores que compõem o Sintfub e/ou o comando de greve?

    Não dá pra dar credibilidade a um movimento que tem como estratégias as que vocês estão tomando.

    1. Prezada Anaiza,

      A posição do Sindicato reflete a insatisfação dos servidores em geral, não apenas da BCE. Por gentileza, encaminhe a reivindicação ao sindicato e a reitoria.

      1. BCE, não me incomodo com a posição do sindicato, nem com as reivindicações, mas sim com a forma como agem para atingirem seus objetivos.
        Num país onde se acha okay fechar uma biblioteca… o que eu poderia esperar, né mesmo?
        E, decidam-se, depois da reitoria, vão jogar a responsabilidade pra quem?

  9. Agora os servidores da BCE querem colocar a comunidade para pressionar a Reitoria para que atendam às reinvidicações próprias… lamentável! Estudamos muito, longe de sermos tachados de ingênuos!

  10. Lutar pelos direitos é um direito e todo trabalhador deve fazer isso. Todo apoio à greve dos servidores!!! Nesse momento devemos é fortalecer essa luta pra que mais rápido volte o funcionamento dos serviços e não atacar quem sempre está em serviço colaborando com nosso crescimento intelectual. Quem faz isso não deve nem saber como é trabalhar e não conseguir ter uma vida digna.

    Eu também sou estudante preciso da biblioteca, porém, reconheço a luta dos técnicos e não fico pensando só no meu umbigo.

    STOP THE UMBIGATION!!!

      1. Prezada Marilia,

        Você sabia que a flexibilização da jornada de trabalho permite o funcionamento ininterrupto de no mínimo 12 horas de várias unidades da UnB, inclusive da BCE? A BCE funciona em período normal mais que isso, de 7h às 0h, totalizando 17h de atendimento ininterrupto, além de abrir sábados, domingos e feriados. Sem a flexibilização, os usuários serão prejudicados por um atendimento menor.

        Atenciosamente,
        BCE

    1. Nossa, concordo, fiquei impressionada com os comentários egoístas! Quem diz que o servidor insatisfeito deve deixar a UnB também deveria deixar de ser aluno se está insatisfeito com alguma coisa, não? Simples assim, é mais fácil largar de mão a tentar mudar algo.
      Fechar a BCE nos prejudica? Claro! Mas vcs já foram até as respectivas secretarias e perguntaram o motivo do servidor, independente do sindicato, fazer greve? Pois eu tinha atendimento ininterrupto justamente porque os servidores trabalhavam em turnos! Isso não estava ilegal, gente, e prefiro não acreditar que as pessoas simplesmente abaixariam a cabeça mesmo discordando de mudanças impostas pela reitoria ou por quem quer que seja dentro de uma universidade pública.

      1. Prezada Carol,

        Agradecemos seu comentário. Estamos fazendo o possível para não prejudicar os alunos, mas a greve é um instrumento legal. Todos devem estar cientes das reivindicações, dessa forma, poderão verificar que o intuito é atender melhor à comunidade acadêmica e contribuir com a educação em nosso país.

        BCE

  11. Infelizmente greve na UnB tornou-se uma rotina. Os servidores insatisfeitos poderiam considerar uma mudança de emprego, uma vez que estão constantemente insatisfeitos com o ambiente oferecido pela instituição, ao invés de fazerem greves de forma tão rotineira.

  12. Olha direito de fazer greve todo mundo tem, mas desde que não viole o direito dos demais. Absurdo fechar a biblioteca a pretexto de forçar uma negociação, ainda mais por determinação de SINDICATO. Enfim no país é moda violar o direito da maioria em detrimento da vontade de uma minoria. Acredito que haja forma mais inreligente da categoria reinvidicar seus anseio sem prejudicar a comunidade em geral.

  13. Boa Tarde,

    Fico impressionada com a posição reacionária e conservadora de algumas pessoas.
    Os funcionários da BCE não representam o comando de greve…
    Vejo a delicadeza da funcionária ou funcionário para responder os questionamentos e a maioria devolve com hostilidade!!!
    Esta é a realidade do mundo…não só do Brasil!!!
    Fico incomodada com tanta ignorância e individualismo!!!
    Acordem para a vida real!!!
    Saiam de suas bolhas de conforto!!!!

    1. Prezada Renata,

      Agradecemos sua mensagem e seu posicionamento. A comunidade universitária precisa reunir forças a favor da educação em nosso país.

  14. BCE há um pedido de reserva sobre o livro que tenho empréstimo, com a greve, como faço para devolvê-lo preciso devolvê-lo pagarei multa por isso? E os outros livros consegui renovar pela internet, mesmo ja tendo realizado cinco renovações, esta tudo ok, ou tenho que levar os livros até a BCE para fazer uma nova renovação.

    1. Prezada Haianne,

      Não haverá cobrança de multa neste período. Assim que a BCE for reaberta você poderá regularizar a situação dos livros sem prejuízo.

  15. “Infelizmente greve na UnB tornou-se uma rotina”[2]
    Diga-me uma coisa: há limites para a insatisfação? Não há, e sempre apelam pra greve.. (e isso inclui não só os servidores da unb… até servidores de outros órgãos que ganham muito estão sempre fazendo greve por motivo salarial.. Estamos aumentando cada vez mais a esculhambação no Brasil: leva quem grita mais alto).
    Concordo em reivindicarem jornada flexível: 30hs pra quem quiser 30hs, 40hs pra quem quiser trabalhar 40hs e aumentar a renda, 20hs pra quem quiser trabalhar menos e ganhar menos. Agora esse negócio de barrar o ponto eletrônico sabendo da picaretagem de boa parte dos funcionários, é de tirar a paciência.
    “vida digna”…Meu pai nos proporcionou uma vida digna ganhando menos que a maior parte destes grevistas. A incompetência com que boa parte dos servidores da UnB executam suas atribuições não faz jus aos enormes gastos da UnB com pessoal. E como o próprio comunicado do SINTFUB diz:”Ivan Camargo e sua equipe vem se apoiando nas determinações dos órgãos de controle (MPOG,
    MEC, AGU e TCU)”. “Direitos” injustos têm que ser cassados sim, pois o Brasil é que paga essa conta, e retirar direitos injustos é poder proporcionar direitos a setores que realmente façam jus. Continuar alimentando a bola-de-neve de direitos adquiridos ainda que injustos é levar ao colapso a Universidade.
    Segundo a “carta à comunidade” do sintfub “Esperamos ainda, que a sociedade entenda que, historicamente neste país, não se é permitido a retirada de direitos de trabalhadores, mas a garantia da manutenção e ampliação desses
    direitos.” Mais uma vez a lógica do inchaço dos direitos…ineficiência: colapso.. Ai Brasil…

  16. Meu apoio a todas e todos os trabalhadores da UnB na sua mobilização.
    Sou aluno da UnB e apesar de que a muitos nos prejudica a paralisação, a greve é dos poucos mecanismos de negociação que tem os trabalhadores, mais ainda quando as autoridades criminalizam o movimento social.
    Força às servidoras e servidores em suas reivindicações!

  17. Fala sério, de 6 em 6 meses a UnB entra em greve.. assim não dá. E fechar a biblioteca por conta disso fica complicado…

  18. Sou a favor da greve , acho que eles (tec. da UNB) têm que lutar pelos seus direito. Mas fechar 100% a biblioteca e sacanagem.

  19. A biblioteca podia funcionar só 50% no período da manhã ao invés de paralisar totalmente. Prejudicou muitos alunos.

    Primeiras semanas de aula, alunos precisando pegar livro e acontece isso…lamentável.

  20. É lamentável como anda o perfil de certos/as estudantes universitários/as hoje em dia…a universidade já foi um espaço coletivo de discussão política e de luta por um projeto de sociedade menos individualista e menos liberal…
    Todo apoio aos/às trabalhadores/as da biblioteca como de toda a UnB e das mais de 20 universidades que paralizaram seus serviços na luta pelo NÃO RETROCESSO dos direitos trabalhistas historicamente conquistados.

  21. Posso passar sem os livros!!!Dou um jeito!!! Não acredito é que o/as trabalhadore/as possam viver a contento sem as suas pautas contempladas! Total solidariedade a quem luta por uma universidade pública e de qualidade! Sabiam que a luta dele/as é de nosso total interesse? Que tal ler as pautas do SINTFUB? Sair de uma passionalidade cômoda e individualista faz bem!

  22. Olá, boa noite.
    Por favor, há previsão para a abertura da Biblioteca ou o funcionamento reduzido? Obrigada

    1. Prezada Grazielle,

      Mesmo no período em que a BCE estava fechada estávamos emitindo Nada Consta e procedendo as devoluções necessárias para isso. Agora, com a abertura da BCE, esses serviços continuam normalizados.

  23. Olá, estou tentando renovar meus livros online, mas nao estou conseguindo efetuar a renovação, sendo que só renovei uma vez até agora… devo levar os livros na biblioteca?

  24. Governo intransigente + servidor desvalorizado = GREVE!
    Governo negociando + servidor desvalorizado = ACORDO!
    Governo que valoriza servidor + servidor valorizado = MELHOR DESEMPENHO!
    Fórmula simples para alunos e população que só olha o seu umbigo!

  25. Tenho um livro emprestado com prazo para devolução em 30/03/2014… É possível eu devolver e renovar o empréstimo ainda nesta semana? (Até 28/03/2014)

    1. Prezado Cristiano,

      Sim, você pode renovar normalmente pela internet ou pessoalmente na BCE de 10h às 16h de segunda a sexta-feira.

  26. BCE,

    Tenho um livro com prazo de entrega para hoje, mas o acesso ao aluno não carrega de jeito nenhum para renová-lo nem ir à biblioteca no horário de funcionamento (das 10h as 16h). Terei que pagar multa por não ser devolução obrigatória?

  27. BCE,

    gostaria de saber se esse horário reduzido está só para os dias de segunda à sexta, excluindo finais de semanas. Obrigado

    1. Prezado Adair,

      Respondemos os questionamentos de nossos usuários com informações sobre a Biblioteca e nossos serviços. No mais, o espaço é livre para comentários e manifestação de opiniões.

  28. Houve a reunião com o reitor hoje? A biblioteca voltara ao horario normal de funcionamento? Muito obrigada.

  29. Polianne Delmondez

    Eu particularmente fico indignada quem responsabiliza os/as grevistas pelo futuro do país! Essas pessoas estão lutando por melhores condições de trabalho e melhores salários! Fazer greve é fazer pressão social! Super apoio! O governo (ou melhor, o Estado deveria fazer reajustes salariais e oferecer melhores condições trabalhistas sem que fossem necessárias as greves!)

  30. Ainda estão liberando nada consta? Tem algum telefone ou email que eu possa utilizar para falar com os responsáveis por esse setor? Não estou mais morando em Brasília e preciso saber com certeza quando posso ir para não perder a viagem. Obrigada.

  31. Como pode ser possível fechar a biblioteca, nós dependemos dela para a realização de nossos estudos e pesquisas que possuem prazos para serem entregues.

    1. Bom Dia, Fernando,

      Agradecemos o contato e entendemos a sua reivindicação. Mas para que a Biblioteca Central funcione com um mínimo de segurança é necessário o serviço dos agentes de portaria.
      A Biblioteca já entrou em contato com a Reitoria para que esta tome as devidas providências e garanta a manutenção do serviço.

      Acompanhe novas informações pelo site da BCE.

      Atenciosamente,

  32. Boa tarde!

    Preciso fazer a ficha catalográfica da minha dissertação e como a BCE está fechada já algum tempo, até hoje não consegui entregar a dissertação impressa para a UNB.

    Eu tenho urgência para fazer esta ficha catalográfica pq preciso pegar o comprovante do título de mestre e estarei fora de Bsb nos próximos meses a trabalho. Como posso fazer?

    Aguardo respostas,

    Obrigada!

    1. Bom Dia, Desireé,

      A solicitação de ficha catalográfica é feita em dois passos:

      1. Preenchimento completo do formulário disponível em: https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dHdzcUxqNjdmTDNGMmgyS2drbHYxOUE6MA
      2. Envio de um arquivo.doc (word) com a folha de rosto, o resumo e o sumário da dissertação/tese, no formato Nome do aluno – Matrícula.doc, para o email: fichacatalografica@novobce.bce.unb.br.

      Qualquer dúvida sobre a ficha catalográfica encaminhar e-mail para: fichacatalografica@novobce.bce.unb.br

      Atenciosamente,

  33. Estou tentando renovar meus livros desde o dia 15, mas não tenho obtido êxito.

    A biblioteca está em greve ainda e por isso não consigo renovar pela internet?

    1. Bom Dia, Rafael,

      Neste caso é provável que o seu cadastro esteja vencido. Para atualizá-lo, basta dirigir-se as Ilhas de Atendimento e mostrar o comprovante de matrícula.

      Durante o período de greve não será cobrado multa.

      Lembrando que o funcionamento da BCE durante o período de greve é de segunda à sexta, de 10h às 16h.

      Para mais informações contacte o setor de empréstimo: emprestimos@novobce.bce.unb.br ou pelo telefone 3107-2680.

      Atenciosamente,

    2. Bom Dia, Rafael,

      Neste caso é provável que o seu cadastro esteja vencido. Para atualizá-lo, basta dirigir-se as Ilhas de Atendimento e mostrar o comprovante de matrícula.

      Durante o período de greve não será cobrado multa.

      Lembrando que o funcionamento da BCE durante o período de greve é de segunda à sexta, de 10h às 16h.

      Para mais informações contacte o setor de empréstimo: emprestimos@novobce.bce.unb.br ou pelo telefone 3107-2680.

      Atenciosamente,

  34. Boa tarde BCE,

    Sou aluno de pós, tenho 2 livros e na impossibilidade de renova-los fui ate a biblioteca para devolve-los e os servidores estavam de paralisação durante aquile dia. Moro longe e só frequento a universidade pelas noites por causa do meu trabalho.
    Gostaria de saber como ocorrerá a cobrança dessas multas diarias? Elas serão abonadas?

    Grato.

Comentários encerrados.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo